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     São Paulo -
Jornal Dance 37


Abril, 1998. n.37

 

Editorial

Milton Saldanha

O tango visto pelos caminhos do tempo

"Somos um povo triste". A frase do motorista de táxis, aparentando 65 anos, contrastou com o cenário deslumbrante do centro de Buenos Aires no inicio da noite, com seus luminosos brilhando como se fosse Las Vegas ou Times Square, com o Obelisco totalmente iluminado, ao fundo, no centro da Avenida 9 de Julho. "Mas a cidade é linda e o tango tem obras primas", repliquei. "O tango é bonito, mas é triste", respondeu com o mesmo tom de antes, de resignação.

Esta foi minha quarta viagem a Buenos Aires; a primeira foi em 1972. Em nenhuma das anteriores havia voltado tanto minhas atenções para o tango. Outros interesses culturais, turísticos e inclusive políticos, nas ocasiões anteriores, absorveram totalmente minhas atenções. Na primeira vez, inclusive, o clima era de espera pelo retorno de Juan Domingo Perón da Espanha, depois de longos anos de exílio. Isso era marcante para mim, que conservei na memória, dos tempos de infância, no interior do Rio Grande do Sul, os relatos emocionados que ouvi pelo rádio de ondas curtas de meu pai, em meio a chiados e estáticas daqueles velhos aparelhos de válvulas: ao vivo, com sua voz sumindo e voltando a todo momento, dada as condições técnicas da época, o locutor argentino, já rouco e destilando adrenalina, descrevia a movimentação militar, falava de tanques saindo do Campo de Mayo, descrevia a aviação argentina atacando o palácio presidencial, a Casa Rosada, na Praça de Maio, no coração da cidade, onde Peron se entrincheirara numa última tentativa de resistência. Deposto, dali seguiu para o Paraguai e depois para a Espanha, onde acalentou seu retorno até 1972, quando iniciou nova escalada ao poder, ao lado de Isabelita, uma tentativa de reedição do mito de Evita. O episódio, em setembro de 1955, impressionou muito o garoto que eu era e transformou-o numa testemunha, digamos, auditiva da história argentina daquele momento. Nessa raiz identifico o interesse que mantive pelas coisas que aconteciam no vizinho país desde então.

Nessa caminhada pelo tempo vislumbrou-se sempre o dramático no primeiro plano, ora nos sucessivos golpes militares que decretaram o retrocesso cultural e administrativo de uma capital que já foi vanguarda mundial ao lado de cidades como Paris e Londres, a ponto de estrear junto filmes e espetáculos teatrais e de Buenos Aires ter sido a terceira cidade do mundo a ter metrô. Evita quis ser uma lenda e construiu seu próprio mito. O câncer que a vitimou ainda jovem foi a tragédia que cristalizou essa mitificação. Chegou lá: o suntuoso desfile funerário talvez não tenha tido paralelo até hoje pelas multidões que levou às ruas. Seu corpo, embalsamado, foi seqüestrado e virou mistério, numa história que só hoje veio à tona, com lances de thriller. Carlos Gardel também morreu tragicamente, num choque de aviões na pista do aeroporto de Medelin, na Colômbia, deixando mais um rastro de comoção coletiva. O regime militar detonou a chamada guerra suja e assassinou quase dez mil cidadãos, depois de torturá-los. Restaram as madres da Praça de Maio, com seus lenços brancos na cabeça, corajosas, fortes, incansáveis guerreiras por justiça. Depois foi a guerra pelas Malvinas, aventura insana que vitimou e tornou inválidos milhares de jovens soldados, enquanto muitos dos seus comandantes, acostumados a torturar civis indefesos, acovardados se entregavam aos ingleses sem dar um único tiro.

Foi muita coisa em apenas 40 anos, um tempo compacto demais quando visto da perspectiva histórica. A música desse povo, infinitamente mais politizado do que o nosso, habituado a cultuar a memória (que o diga sua arquitetura, seus cafés, seu modo de vestir), não poderia ser uma expressão e uma explosão de alegria. Mesmo a milonga, permissão máxima de irreverência, não chega nem perto da soltura de um forró lascado.

Em outra ponta, a música indígena, generalizada como andina, resgatando vestígios da cultura dos querandis, charruas, quíchuas e guaranis, com a extraordinária Mercedes Sosa ou anônimos intérpretes populares, é lamento, protesto, canto de guerra.

Para se entender a música e a dança de um povo tem-se que passar os olhos por sua história, captar a essência de sua alma. O tango é dramático, passional, misterioso, lendário, porque a Argentina carrega isso tudo com intensidade. O inusitado cemitério de navios cinzentos e enferrujados atracados na frente de La Boca com seu El Caminito e suas casas multicolores, onde nasceu o tango argentino, tem algo de simbólico, evocando fantasmas e o passado. Ali é um porto onde o tempo parou para sempre. O som do bandoneon que chega da esquina combina com o cenário, é bonito... Mas realmente é também triste. O taxista tinha razão.


Dance tem tiragem de 14 mil exemplares e é distribuído principalmente na Capital paulista e ABC,

em cerca de 160 locais dançantes e não dançantes, nos mais variados bairros.

 

Escolas de dança

Melhores bailes

Danceterias

Bares, boates, choperias

Restaurantes dançantes

Restaurantes por quilo (3)

Cafés (2/Centro)

Padaria (1)

Casas de shows/artes

Postos de turismo da Anhembi (8)

Lojas de artigos de dança

Assinantes (várias cidades/via Correio)

Mala direta (jornalistas/publicitários)

Eventos de dança

Viagens do jornal

Perus, Caieras, Tatui (via academias)

Em oportunidades especiais (inclusive não dançantes)


Compasso do Leitor

Repercussão

A propósito das declarações de Chico Peltier, da SpaçoArt, que criticou aspectos da competição internacional, na edição anterior, Dance reproduz aqui algumas opiniões complementares:

 Aceitar parâmetros

Lamento quando criam polêmicas em volta de alguém, como fizeram com a Maria Antonieta pela Internet. É, no mínimo, deselegante. Cada um desenvolve seu trabalho conforme suas crenças. A Dança Internacional existe em São Paulo há mais de 15 anos. Trabalho com ela há 10 anos. Em 1991 a ABDS (Associação Brasileira de Dança de Salão), da qual fui nomeada diretora técnica, trouxe simplesmente os campeões mundiais Andrew e Lorraine Sinkinson, os quais fui reencontrar dançando no Japão em 1993 (durante o maior campeonato da Ásia, a NHKCup, onde fui jurada). E é por isso que posso afirmar: quem pensa que vai chegar e abafar, que sabe muito, que vai mudar regras, ou está iludido ou quer se promover, sem conhecimento de fato. É como desejar entrar na competição de ginástica olímpica e dizer que os russos estão errados.

Eles desenvolveram a competição e suas regras a partir do English Style e quem quiser participar que aceite seus parâmetros. Há quanto tempo o futebol necessita de mudanças e, só depois de anos e mais anos, algumas mudanças são concretizadas? Alguém sabe qual é a opinião dos americanos? Bem, eles criticam muito, mas mesmo assim participam das competições e há um bom tempo tempo têm concorrido nas finalíssimas, mesmo sem concordar com tudo. Primeiro temos que ganhar espaço, ganhar credibilidade e, num segundo momento, pensar em questionar. Já existe um questionamento e um certo desconforto quanto à origem das danças envolvidas na dança internacional, mas é um processo lento.

Ah, para quem almeja figurar entre campeões, alguns "pré-requisitos"que considero importantes: persistência, disciplina e organização, histórico de dança respeitável, técnica de ballet clássico, deixar de lado referências preconceituosas e perfil estereotipado, e ter físico apropriado, como, no mínimo, 1,75m (as mulheres podem ser mais baixas).

 Carla Salvagni

Cooper Ativa

São Paulo - SP.

Pager 253-4545 Cód. 65178

 

Opinião pública

A dança de salão no Brasil chegou a tal desenvolvimento, nas principais capitais, que pode ser comparada sem nenhum problema ao que se faz no exterior. E se não podemos influenciar juízes, podemos influenciar a opinião pública. Como já estamos bem, quando aprendermos o ballroom dance ficaremos ainda mais fortes. Depois de ler a matéria achei que o Chico Peltier está muito pessimista. As coisas podem demorar, mas não temos pressa e nada nos impede de lutar.

 

Jaime Arôxa

Centro de Dança Jaime Arôxa


Distribuição do Dance ficou ainda maior

Casa de Cultura de Santo Amaro, instalada no histórico prédio do antigo mercado, na Praça Francisco Ferreira Lopes 434, fone 522-8897 - sob a administração de Andrea - é o mais novo ponto de distribuição do jornal Dance. A estréia foi com 500 exemplares da edição de março. Em abril, entre dezenas de outros eventos, a Casa teve o Baile Sertanejo, com artistas amadores da região, e o espetáculo Do clássico à Dança de Rua.

Dance agregou também novas escolas de dança ao seu vasto mapa de distribuição, entre elas a Palco (Consolação), Studio Aldeia da Dança (Vila Clementino), Raies (Pinheiros), Dança Brasil (Vila Santa Catarina), prof. Fernando Di Mathus (vários locais), além do restaurante Mineirão (Demarchi, São Bernardo do Campo), que também oferece aulas de dança de salão aos seus clientes. Excepcionalmente, pela capa com Jomar Mesquita e Juliana Macedo, seguiu um fardo com 500 exemplares para a Mimulus, de Belo Horizonte, que repassou-os inclusive em sua mala direta, segundo a diretora Baby Mesquita.

A distribuição deste jornal ficou tão vasta que obrigou, pelo menos por um tempo, ao corte da lista que era publicada, ocupando precioso espaço agora destinado para mais informações. E mais: não há restrições de quantidades, como todos sabem.

Entre os locais não dançantes, objetivando atingir também o público geral e não apenas o diretamente interessado em dança, destacam-se dois cafés do Centro, o Kaldi (rua São Luis, ao lado da Galeria Metrópole) e o Especial (rua Sto. Antonio, perto da esquina com Viaduto 9 de Julho), onde Dance pode ser encontrado em displays sobre os balcões, em qualquer dia do mês, no horário comercial. Há também os 8 postos de turismo da Prefeitura, administrados pela Anhembi, a padaria Santa Marcelina (Campo Belo) e os restaurantes por quilo Via Rose (Vila Clementino) e Arroz Doce (Chácara Sto. Antonio). 5182-3076 ou recados pelo pager 253-4545 cód. 36.220.


Mercado Cigano

Samira e Shalimar, que conseguem atrair numeroso público para seus eventos de danças étnicas, estão agora preparando o Mercado Cigano, na Portuguesa de Desportos, dia 26 de abril, domingo, das 10 às 23h. Programação com variadas danças ciganas, do ventre, ritual cigano, desfile de roupas ciganas e do ventre, cartomantes, barracas típicas, ritual da benção dos pães do ritual cigano, etc., além de banca com farta distribuição gratuita das diversas edições do Dance. 241-6103.

 

Na Portuguesa

Stella Aguiar está abrindo aulas de dança de salão (itinerantes) na Portuguesa de Desportos, preservando sua tradição. Começou no Círculo Militar, depois acrescentou o Speria e gradualmente outros locais, durante anos, até abrir sua sede própria, em Moema. Mas jamais abandonou o esquema itinerante, a base de todo seu trabalho.530-9908.

 

Ilhas gregas

O Núcleo de Dança Celso Gazú, do ABC, está organizando viagem à Atenas e ilhas gregas, para o segundo semestre. O preço é em torno dos 1500 dólares, parcelado. Inclui passeios, translados, visitas a casas de danças. 7610-1931.

 

Movimentos

Dança Contemporânea e Movimentos Harmônicos é o nome do curso que João Carlos Ramos ministrará no Espaço de Dança Andrei Udiloff, na Vila Madalena, a partir de 9 de maio. Rua Fidalga, 146 Conj. 2 - fone 813-6196.

 

Roda de Casino

Depois do Lindy Hop, lançado em São Paulo simultaneamente na Strapolos Bar Academia, o Espaço de Dança Andrei Udiloff traz novamente à cidade os dançarinos Jomar Mesquita e Juliana Macedo, da escola Mimulus, de Belo Horizonte, para mais uma novidade: a Roda de Casino (assim mesmo, com um "s" só), a salsa dançada em grupo.

O Casino - informa Jomar - surgiu em Havana, Cuba, primeiramente como uma coreografia criada pela cumparsa de um dos maiores e mais populares clubes da cidade, o Casino Desportivo. Tamanho foi o sucesso da coreografia que esta logo se tornou uma nova dança de salão, com todas as suas características de improvisação, porém com a original e interessante particularidade de ser dançada em grupo. Em cada bairro de Havana foram criados e incorporados novos passos, o que popularizou a Roda de Casino. Hoje, em Cuba, ela é tão dançada quanto a salsa a dois.

O estilo chegou na Europa também, através de professores cubanos, principalmente na Espanha. Uma das maiores escolas de Madri, a Círculo de Baile, criou em cima o Rock'n Roda, semelhante ao Casino, mas com ritmo e passos do rock. O original é dançado ao ritmo da salsa, por um grupo de casais que formam um círculo. Um dos dançarinos conduz o grupo "cantando" os nomes dos passos, exigindo atenção e ao mesmo tempo proporcionando descontração ao grupo, porque é divertido. Uma das vantagens é a de introduzir o aluno iniciante na salsa, pois ele assimila a técnica naturalmente, sem perceber, e curtindo. O curso será nos dias 16 e 17 de maio, na rua Fidalga 146 Conj. 2, Vila Madalena - 813-6196.

 

Balé da Cidade

O Balé da Cidade está completando 30 anos. As comemorações estão programadas para setembro, com a apresentação do Balé para Portinari. O diretor José Possi Neto planeja também o lançamento de um livro e um vídeo sobre a companhia, vinculada ao Teatro Municipal.

 

Bolsistas

Mais de 100 inscritos disputaram as bolsas oferecidas pela Strapolos, sendo que 85 fizeram a audição entre leigos e avançados, de 14 a 63 anos. Segundo Roberto Mendoza, "isso mostrou que a dança de salão está presente entre todas as faixas etárias e que o interesse de se envolver com ela continua muito grande". Roberto prega, por isso, uma maior união entre todas as academias e a valorização da qualidade.

 

Com os faraós

Valéria Guarnieri e Magda de Mariolane apresentarão o espestáculo No Tempo dos Faraós, na Casa de Cultura de Santo Amaro (um dos novos pontos de distribuição do Dance), dia 30 de abril, quinta, às 15h. Mostrarão os vários estilos de dança do ventre. Praça Francisco Ferreira Lopes, 434 - fone 522-8897. Grátis.

 

Tikt toTik na KZA

Tik to Tik é o nome da promoção da KZA, uma das mais jovens casas de dança da cidade, herdeira do prédio onde funcionou o Blen Blen, quase no final da rua Cardeal Arcoverde (n. 2958) e frente ao Carioca Club. Joana, responsável pelos projetos especiais da casa, informa que no Tik to Tik, dança de salão com a fórmula do dançarino de aluguel (obviamente opcional), a dama ganha um ticket e, se quiser, adquire outros para quantas danças quiser. O Tik to Tik é aos sábados, com a Banda Farinha Seca, a partir das 23h. Aos domingos entra a Banda Mafuá, das 21h às 2h. O ingresso custa 15 reais, com 50% de desconto para as academias que participam de convênio com a KZA, que funciona de segunda a domingo, com forró. 870-2153.

 

Para crianças

As bailarinas e professoras Margareth Kardosh e Leila Garcia, além da psicóloga e terapeuta corporal Leda Fleury, estarão ministrando cursos especiais no Espaço Vitor Costa, nas Perdizes, para crianças dos 4 aos 10 anos. Os temas abrangem Dança Criativa Infantil, Ballet Clássico Infantil e Expressão Corporal Infantil. Na rua João Ramalho 295-A, Perdizes - 263-1101 ou 263-7369.

 

Café Piu Piu

Completa 15 anos em maio, colocando em seu palco figuras lendárias da Bossa Nova. Às quintas lá estarão nomes como Alaíde Costa, Roberto Menescal, Vanda Sá, Joyce e Os Cariocas. O Café Piu Piu é uma das grandes casas da noite paulistana e hoje lidera o movimento pela recuperação do histórico Bixiga. Na 13 de Maio 134, 258-8066.

 

Bolsas no exterior

O Instituto Itaú Cultural está coordenando o Programa de Bolsas de Estudos para Artistas 1998/99, ligado ao Fundo Internacional para Promoção da Cultura da Unesco - Aschberg. Oportunidade de participação em cursos ou residência profissional no exterior, através de 58 bolsas em 31 países. Dança e música estão incluidos entre as disciplinas. Desde 1994, 160 jovens artistas já tiveram esta oportunidade, segundo Bruno Assami, gerente de Difusão Cultural. Mais detalhes com Fabíola, no 238-1889.

 

Espaço

A cidade de São Pedro, no interior paulista, consolidando a tradição, vai sediar a sétima versão do Livre Espaço para Dança, no período de 8 a 10 de maio, num hotel fazenda. O evento, de caráter competitivo, com corpo de jurados, reúne várias modalidades de dança, com ênfase especial no ballet. Os grupos participantes são das mais variadas cidades paulistas. A coordenação é da bailarina e coreógrafa Ligia Sethe Landal.

 


O melhor de Buenos Aires

Tangos e milongas para ver, ouvir e bailar

 

Dicas úteis

* As principais casas de shows são muito famosas e concorridas, por isso recomenda-se fazer reservas e adquirir ingressos com antededência.

* Quase todas alteram suas programações com freqüência, inclusive as milongas, como são chamados os bailes onde só tocam tango e milonga. Há também aquelas que de repente fecham para reformas ou para sempre. É indispensável sempre ligar antes para confirmar. As informações da imprensa são perecíveis.

* As pessoas costumam ir bem arrumadas. Os argentinos são bem formais neste aspecto. Sugere-se vestido de noite para elas e social completo ou uso de blaser para eles. Em alguns locais a roupa é mais informal. Convém perguntar também sobre isso.

* Procure assimilar logo os códigos locais. Nas milongas, por exemplo, como ensina o dançarino brasileiro Júnior, radicado em Buenos Aires, existe o "cabeceio", um aceno de cabeça, à distância, que significa convite para dançar. Só é bom ter certeza de que é realmente com você. Ou, se quiser, finja que não viu...

* Os táxis são baratos em Buenos Aires e geralmente bem disponíveis. Exemplo: do Obelisco, marco central da cidade, ao famoso bairro San Telmo, uma visita imperdível, gasta-se no máximo 4 ou 5 pesos. Procure já ter dinheiro trocado. Ao contrário do Brasil, o hábito é sempre sentar no banco traseiro, mesmo estando sozinho.

* O dólar é moeda corrente, tanto quanto o peso, e vigora a paridade, ou seja, um dólar vale um peso. Você não precisa fazer câmbio. Mas troco é sempre um problema. Ao comprar seus dólares antes de viajar já peça notas miúdas. Cuidado também com notas falsas, comuns nesse tipo de economia.

* Use e abuse do portunhol. Falando devagar e mesclando palavras de castelhano nas frases eles entendem o sentido, que é o que interessa.

* Não deixe de comprar o jornal La Nacion, nas quintas-feiras (Jueves), quando sai o amplo suplemento "Vía Libre", com toda a programação cultural e de lazer dos próximos sete dias, inclusive dançante, com endereços, horários e preços. Procure também pelas revistas (gratuitas) Tangauta e B.A. Tango, totalmente especializadas e indispensáveis sobretudo para quem deseja localizar professores e academias.

 

SUGESTÕES

 

Casas de Shows de Tango

 

El Viejo Almacen

É o lugar mais tradicional, com excelentes músicos. Comando do renomado Julian Plaza, intérprete de bandoneon e piano. Shows de tango com Virginia Luque, Guilhermo Galvé, Julián Plaza & Orquestra, Osvaldo Berlingheri e Orquestra, Diego Solis, Nélida e Nelson, Diego e Andrea, Maria e Roberto e Quinteto San Telmo. Condução de Perla Caron. A consumação é livre: paga-se e bebe-se o quanto quiser (e principalmente aguentar). Ar condicionado. Estacionamento gratuito. Na Independência com Balcarce. Fones 307-7388/6689. De segunda a sexta e domingos (21:30) e aos sábados (21:30 e 23:45).

 

Casablanca

Combina tango com folclore latino-americano e o destaque fica por conta da qualidade dos bailarinos. Tango com Hugo Marcel e Nora Roca, Norma e Luis Pereyra, Novo Ballet Argentino. Música do Altiplano com o Grupo Antara, Carlos Galván, Alex Nebur. Condução e canto de María Alexandra e direção artística de Roberto Erbín. Estacionamento próprio. Balcarce, 668. Reservas 334-5010 ou 331-4621. De segunda a sexta (22h) e aos sábados (21h e 23h).

 

Michelangelo

Seu programa pode incluir o jantar ou o só o show, com direito a alguma bebida. A luxuosa casa tem um show completo, o Supertango, com Glória e Eduardo (também coreógrafos), Pollo Mactas, Orquestra Norberto Ramos, Karina Rivera, Diego Hernán. Fica pertinho do Casablanca, na Balcarce, 433. Ar condicionado. Reservas 328-2646 ou 331-9662.

 

Senhor Tango

Ponto de forte sotaque turístico, com bons dançarinos, sob a direção de Fernando Soler. Costuma agradar principalmente aos mais saudosistas, que gostam do tango tradicional. Av. Vieytes, 1655 - Barracas. Reservas 303-0231/até 34. Todos os dias, a partir das 21h.

 

La Ventana

Casa tradicional, com bom espetáculo de tango e também folclore, como gaúchos argentinos. Toca a boa e lendária Orquestra Darienzo. Ao lado do Michelangelo. Barrio de Tango: San Telmo. Para quem vai jantar a especialidade é o baby beef. Todos os dias, a partir das 21h.

 

Armenonville

Um dos mais novos da cidade, evocando um dos lugares mais suntuosos do início do século. Com Maria Graña, José Angel Trelles, Horacio Ferrer e Alfredo Alcón, fazendo narração em off. Reservas e informações 804-1033/4033. Av. Alvear, 1891, Recoleta. Estacionamento com manobristas. Shows de segunda a quinta (22:20h) e nas sextas e sábados (21:20 e 23:20).

 

Bar Sur

Charmoso e pequeno bar, bem típico e intimista, com dois pianistas, dois cantores e um casal de dançarinos. Os artistas se revezam em apresentações contínuas, das 21h às 4h, todo o tempo integrados ao público. Estados Unidos, 299 - Reservas 362-6086. Todos os dias. Leia também matéria.

 

Caño 14

Show de bailarinos e orquestra. Um dos melhores de Buenos Aires, com tradição comparável ao do Viejo Almacen. Com Atilio Stampone, Ernesto Baffa, O. Berlingieri, Alba Solis, Alberto Podesta e G. Fernandez. Direção musical de Carlos Buono e locução de Miguel Core. Detentor do prêmio Estrela do Mar 98, de melhor espetáculo musical. Vicente Lopez, 2134 - Reservas 803-6170/3660/2280 - Recoleta. De segunda a sábado.

 

Café Tortoni

O mais antigo de Buenos Aires, dos anos 50, preservando intensamente o clima do passado. Preços populares e shows. Você pode ir só para tomar um café, sem problemas. Um show diferente a cada semana, não apenas de tango. No andar de cima funciona a Academia Nacional de Tango. Consulte programação variável. Av. de Mayo, 829. Sala Alfonsina Stomi. Tel. 342-4971.

 

Clube Del Viño

O jornalista argentino Federico Pensado, morador de San Telmo e grande curtidor de tango, classifica este lugar como uma "dica de ouro". Aos sábados tem o Quinteto Real, comandado pelo pianista Horácio Salgan, uma lenda do tango. Toca também Nestor Marconi, feríssima do bandoneon, tanto que foi o solista em viagem da Filarmônica de Buenos Aires pelo exterior, interpretando Piazzolla. Na Cabrera, 4.737. Como sempre lota, não vá sem reserva, que pode ser feita pelo 833-0050.

 

A Media Luz

Show musical. Lugar bonito, tango-bar, bem aconchegante. Segunda a sábado, a partir das 22:30. Chile, 316. Tel. 331-6146/1872.

 

Buenos Aires Del 40

Tango, humor, brincadeiras, com microfone livre. Nas quintas, a partir das 21h. Na México, 311. San Telmo. Tel. 479-5785.


Para bailar (milongas)

 

Almagro

Tradicional casa de baile, com mais de 40 anos, um dos ambientes mais autênticos da velha geração, com boa seleção musical, eventualmente show surpresa e orquestra. Fechou em 1989 e reabriu em 1993. Celebridades como Madona, Julio Iglesias, Liza Minelli, banda U2, Rolling Stones, entre outros, passaram por ali, em shows, fazendo aulas de tango ou simplesmente visitando. Terças, sextas e sábados (23h) e domingos (21h), com bailes precedidos de aulas de tango, milonga e valsa. Aos domingos, para público mais jovem, tocam jazz e rock. Entrada 5 pesos. Medrano, 522. Reservas 774-7454.

 

Confiteria Ideal

Funciona sempre durante a tarde e é um dos pontos mais tradicionais e charmosos de Buenos Aires. Café dos anos 20, reformado e adaptado para aulas de tango durante a tarde e para bailar, no primeiro andar. O lugar preferido de Vitor Costa, que entende do assunto. Matinês segundas e quartas (16h-22h). Nas sextas abre das 13h às 20h e aos sábados das 22:30 às 4h. Aos domingos, das 16h às 22h. Ingresso a 5 pesos. Suipacha, 384 - primeiro andar. Tel. 326-0521.

 

La Viruta Del Tango

Freqüentado na maioria por jovens portenhos. Mescla música ao vivo com mecânica. Oro, 1872 - Palermo Viejo. Tel. 832-4105 ou 823-3730. Aos sábados os bailes são no Clube Armênia.

Sabor a Tango

Restaurante, com orquestra, cantores e bailarinos. Show de alta qualidade. Av. Belgrano, 2378 Reservas 942-2591.

 

Regin

Reduto dos profissionais de tango e milonga, entre eles diversas estrelas, que se encontram nas segundas-feiras, geralmente quando folgam das aulas e shows, para uma curtição descontraída. Administrada por Claudio Castelo, filho do conhecido Pupi. Rio Bamba, 416, com Corrientes - 1. andar.

 

Sin Rumbo

Autêntica milonga, de bairro, não turística. O dia mais recomendável é quarta-feira. J. P. Tamborini, 6157. Tel. 574-0972.

 

La Estrella

Promove dois bailes, em locais diferentes. O de sexta-feira é considerado por muitos como o melhor baile da cidade, no Clube Armênia. Fica na Armênia, 1366 - Palermo Viejo. O outro é nas quartas, no La Viruta, na Calle Oro, 1872 - Palermo Viejo. Misturam jovens, maduros, locais e turistas. Os dois começam à partir das 22:30.

 

Cochabamba 444

É como, de fato, ficou conhecido o Club Social Y Deportivo General Belgrano, uma bela casa com decoração tipicamente tangueira, onde Esther-Mingo Pugliesi e Olga-Gustavo Naveira, entre outras feras do ensino de tango, costumam dar suas aulas especiais, principalmente para estrangeiros em visita à cidade. Consulte sobre horários das práticas e milongas. Em geral há práticas às segundas e sextas, entre 21h e 0h, ótimas para se aprender passos originais, fora dos já conhecidos. Além disso, o lugar merece realmente uma visita. Fones 361-9050 ou 374-6550.

 

Torquato Tasso

Reduto jovem, com muito espaço, para descontrair sem ser questionado. A dança corre livre e solta. Defensa, 1575, frente ao Parque Lezama, San Telmo. Fone/fax 307-6506.

 

Club de la Amistad

No salão Canning. Aos sábados (23h) tangos, milongas, valsas. Ingresso a 5 pesos. Av. Scalabrini Ortiz, 1331. Tel. 826-8351.

 

La Galeria

Sextas e sábados (23h). Aos sábados, a partir das 21h, aulas de tango. Os alunos podem ficar para o baile. Ingresso a 6 pesos. Boedo com San Juan, 722. Tel. 864-2076. Lugar bonito, que já teve dias melhores.

 

Liberarte

Bailes e aulas de tango, milonga e valsa gratuitas, nas terças e quintas, às 15h. Av. Corrientes, 1555. Tel. 954-1935.

 

Molieri

Aos domingos, das 18h às 20h, aulas de tango com Carlos e Marta Navalesi. No final da aula rola a milonga. Ingressos a 5 pesos. Na Chile com Balcarce.

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Ritmos variados

Dicas rápidas

 

El Morocco

Predomínio do bolero. Jantar, baile e show. Consumação mínima de 30 pesos. Hipólito Yrigoyen, 851. Reservas 342-6046.

 

Caix

Os ritmos vão mudando ao longo da noite, em faixas de horários, variando de house, anos 80, jungle, rock etc. Complexo Costa Salguero. Tel. 806-9749.

 

Club 74

Funk e clássicos dos aos 70 e 80. Abre todos os dias, a partir das 23h. Ingressos a 5 pesos (consumação/bebida) ou 3 pesos (sem consumo). Av. Figueroa Alcorta, 7474.

 

El Dorado

Para quem gosta de ritmos alternativos e extravagantes. 15 pesos, com consumo. Hipólito Yrigoyen, 947. 334-2155.

 

El Santo

Com vista para o rio da Prata. Acid, soul, disco. Abre às sextas e sábados. Av. Costanera Rafael Obligado, s/n. Complexo Punta Carrasco.

 

Hard Rock Cafe

Rock nacional e internacional. Ingresso a 10 pesos. Av. Pueyrredón, 2501. De quinta a sábado.

 

Manolo

Depois da meia-noite toca música latina, pop, salsa etc., em espaços fechados e ao ar livre. 10 e 6 pesos. Av. Caseros com Av. Sarmiento. Tel. 804-2512.

 

Milenium

Com dois ambientes, um para jovens apreciadores de temas latinos e outro para os ritmos dos anos 70 e 80. 10 pesos, com convite; e 12 pesos, sem ele. Av. C. Rivadavia, s/n., altura av. Libertador 8000. Tel. 702-1002. Às sextas e sábados.

 

New York City

Boate de estilo clássico, para turma bem jovem. 10 e 8 pesos, com um consumo. Av. Alvarez Thomas, 1391. Chacarita. Tel. 555-3835.

 

Oh My God!

Com três pisos. Às sextas e sábados, a partir das 0h, rolam ritmos latinos e brasileiros. Migueletes, 1241. Tel. 775-7238.

 

Pacha

Boate de primeira linha, casa da moda. Pop, dance, techno, house, trance. Com DJ. Sextas e sábados. Av. Costanera Norte com La Pampa. Tel. 788-4280.

 

Paracultural El Observatório

Local para dançar, ouvir música ao vivo, assistir uma peça de teatro ou desfiles de modas, etc. Urquiza, 124. Entrada 5 pesos.

 

Coyote

Lugar muito bom, só que fica distante do centro, na Zona Sul. Para jantar (21:30) e dançar. Abre de quinta a domingo. Show de los mariachis Reyes de Mexico e dicas de salsa e merengue com o cubano Carlos Sánchez. Carlos Pellegrini, 228. Lomas de Zamora. Tel. 292-1742.

 

KM 20

Pizzas e massas. Nas sextas e sábados o rango dá direito ao acesso à danceteria. Av. del Libertador, alt. do 8000. A região é nobre, equivale aos Jardins, em São Paulo.

 

Ladiosa

Dancing, para jovens, que nas sextas e sábados se abre para todos os ritmos, a partir da 1:30. Costanera Rafael Obligado, s/n. Complexo Costa Salguero. Tel. 806-1079.

 

Ozono

Restaurante Club. Abre de quarta a sábado, a partir das 21:30. De quinta a sábado jantar dançante, com bossa nova, jazz, acid jazz, lounge music, flash back, show. Público a partir dos 25 anos. Uruguay, 142. Tel. 373-3596.

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Matinês

Para a garotada

 

Caix

Aos sábados, das 20h às 0h. 10 pesos. Complexo Costa Salguero. Tel. 806-9749.

 

Pacha

Sábados, das 19h às 0h. Av. Costanera Norte com La Pampa. Tel. 788-4280.

 

Xai Xai

Sábados, das 20h às 0h. 7 pesos. Hipólito Yrigoyen, 450. Vicente López.

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Flamenco

 

Avila Bar

Jantar, show e baile. Terças e quintas (23h). Sextas a domingos (22h). Só com reservas. Av. de Mayo, 1384. Tel. 383-6974.

 

El Balcon de San Telmo

Sábados (21:30) aulas com Myma. Às 23h entra o grupo Arte Flamenco. Cobram só consumação. Humberto I, n. 461. Em frente a Praça de San Telmo. Tel. 362-2354.

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Ritmos Latinos

 

El Bembe

Aulas gratuitas de salsa (22:15), às sextas. Turmas para iniciantes, intermediários e avançados. Só 2 pesos. Quem faz aula pode ficar para o baile, pelo mesmo preço. Só para dançar, sem aulas, às sextas e sábados, ingressos a 10 pesos, incluindo uma consumação. Av. Niceto Vega, 5510. Tel. 778-0673. Atenção: fica longe e não integra o circuito turístico.

 

Mamborama Latin Klub

Procura resgatar o estilo dos bailes dos anos 50, de forma divertida, com muito mambo, latin jazz, guarachas (ritmos centro-americanos). Todas as quintas (22h). 5 pesos. Salão Pueyrredón. Avenida do mesmo nome, n. 946.

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Academia Nacional de Tango

Não confundir com casas de shows e milongas. É a entidade que aglutina o mundo tangueiro portenho. Dispõe, entre outras coisas, de Cds e literatura especializada. Localizada num andar acima do Café Tortoni - Av. de Mayo, 833 fone 345-6967 - fax 345-6968. Presidente: Horácio Ferrer, poeta, autor das letras de Astor Piazzolla.

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Redutos do tango em São Paulo

 

Café Piu Piu

Sempre no último domingo de cada mês, com música ao vivo, Cezar Cantero & Orquestra. Rua 13 de Maio, 134 - Bixiga - Tel. 258-8066.

 

Pizzaria Carlo Magno

Todas as terças, com música mecânica e shows. Neste democrático espaço qualquer casal que solicitar pode mostrar o seu tango, com roupa a caráter. Promoção de Cleonice e Roque. A entrada é livre e cada um paga seu consumo. Rua Dr. Veiga Filho, 237 - Higienópolis. Tel. 220-3829.

 

Restaurante Tango Uno

Típico argentino, com decoração, música e cardápio portenhos. Nas quintas, música ao vivo e shows. Estacionamento na porta, gratuito. Av. Vereador José Diniz, 491 - Santo Amaro - Tel. 521-3946.

 

Espaço Vitor Costa

Toda terceira sexta-feira de cada mês, das 21h às 2h: milonga (baile) com todos os rituais portenhos. Presença de professores para ensinar ou esclarecer dúvidas. R$8,00. Sempre checar a data. Rua João Ramalho, 295-A - Perdizes. Tel. 263-1101/7369.

 

Prática do Dance Club

Uma vez por semana, às quintas, das 20:30 às 22h. Organização de Virginia Holl. Paga-se 20 reais por mês ou 7 reais por prática avulsa. Rua Maranhão, 752 - Higienópolis. Tel. 3794-4439.

 

Escola de Dança Norberto "Pulpo" Esbrez

O tango é o carro-chefe desta escola, com aulas diárias e dirigida por professor argentino, que já integrou elencos das melhores casas de shows de Buenos Aires. Tem vagas para bolsistas. Rua Maranhão, 752 - Higienópolis. Tel. 257-0206.

 

Professores de Tango em São Paulo

Por ordem alfabética e nomes como são mais conhecidos. Os níveis de ensino dos professores são variados, de bem básico a super avançado. Professores de avançados também dão aulas para iniciantes. Os métodos de ensino em geral variam. Ao consultar explique seu interesse e padrão de conhecimento do tango. Alguns professores convidam para aula demonstração gratuita.

 

Adriana Cavalheiro - 883-2132

Andrei Udiloff - 813-6196

Antonio e Lucy - 875-3939/876-7865

Bina (*)

Carla Salvagni - 866-4969

Celso Gazú - 761-01931

Celino Fernandes - 814-7383

Chico Peltier - 881-0112

Dárcio Barzan - 6954-1765

Eduardo Antunes (*)

Elisa Cintra - 3862-1494

Glória - 608-4832

Jaime Arôxa - 5561-5561

Luciana Mayuru - 263-7369

Lucimara & Francisco - 822-2093

Marcelo e Karina - 5561-5561

Margareth Kardosh - 263-7369

Norberto Esbrez - 257-0206

Paiva (*)

Pietro - 885-4547/1375

Ricardo Liendo - 458-3805

Roque e Cleonice - 220-3829

Rui Correa - 283-3728

Solange Gueiros - 549-8621

Stella Aguiar - 530-9908

Vitor Costa - 263-1101/7369

Walter Manna - 212-2006

 

(*) Dance não localizou seus telefones.


Na capital do tango, com Jaime Arôxa

Mais de cinquenta pessoas integraram a excursão do Centro de Dança Jaime Arôxa a Buenos Aires, que teve apoio e participação do jornal Dance. No grupo havia alunos da escola, das unidades de São Paulo, Rio e Recife, além de estudantes e professores de dança de salão de outras academias e cidades, como Belo Horizonte e Barbacena (MG).

Foi intensa também a atuação da equipe da Rede Globo que participou da excursão para fazer uma matéria para o Fantástico, prevista para ir ao ar dia 26 de abril, domingo. O repórter Mauricio Kubrusly acompanhou com sua equipe técnica todos os momentos do grupo liderado por Jaime Arôxa em Buenos Aires e fez diversas entrevistas durante as aulas de Mingo Pugliese e Esther, além do filho do casal, Pablo. Com seu temperamento extrovertido e alegre, Mauricio Kubrusly participou das brincadeiras e teve até que ensaiar alguns passos de tango, quando mostrou que essa não é a sua praia... Participaram também da viagem as atrizes Rosa Maria Murtinho e Ariclê Peres.

O grupo se movimentou em Buenos Aires em tempo integral, em dois ônibus. Além das visitas à casas de espetáculos turísticas e à milongas bem típicas, não turísticas, entre elas Almagro, Senhor Tango e La Estrella, curtiu um city tour e pode fazer compras de sapatos para dança numa minúscula fábrica, totalmente artesanal, a Fattomano, com preços realmente em conta e produtos de boa qualidade. Para os futuros interessados, eis o endereço: Guatemala 4466, fone 832-3156.

No La Estrella, nos salões do Clube Armênia, os brasileiros fizeram bonito. Jaime Arôxa e Bianca, juntamente com alguns casais de professores da academia, improvisaram um show de forró e samba, muito aplaudido pelo público. Stephane Massaro e Bianca também arrasaram improvisando um rock. Quando o show estava terminando o locutor lançou uma provocação: "agora vamos ver se eles dançam um tango". Jaime e Bianca, com grande talento, mostraram que sim, causando espanto e conquistando os aplausos de argentinos que não conheciam seu trabalho.

 

Os dançarinos

Jaime Arôxa e Bianca, Rosa Maria Murtinho, Ariclê Peres, Maurício Krubrusly, Paulo Roberto Sacom, Lia Padovan, Tacito Okuma, Fernando Vinicius de Oliveira Fernandes, Maria da Graça dos Reis Santos, Rubio Gable Rodrigues de Campos, Jandyra Gigliozzy, Nelson Aklo Sassaki, Elciétte Rodrigues Menezes, José Alexandre dos Santos, Maria Luiza Pinheiro Gilbert, Eduardo M. Barbosa, Tatiana Barbosa Silva, Jobert Lima de Assis, Marlene de Castro de Assis, Wilton Castro de Assis, Rosely Galvão Costa, Renilda Galvão Costa, Maria Alice Pina, Ana Lúcia Certo, Nina Benchimol, Yolanda Maria de F. Menezes, Roberto do Souto Soares, Delcy Dell'Aera, Angela Virginia Melo Soares, Vera Xavier, Carolina Liboreiro Avelar, Vera Podiacki Barreto de Menezes, Renata Ruffato, Soraia Cuchiari, André Braga, Hélcio César Hime, Maria M. Borges Pedrosa, Manoel Damaceno de Souza, Márcio João V. Amaral, Ana Kátia da Costa Rodrigues, Maritza Monassa, Simone Emmanuelle Fumagali, Alexandra Tosi, Juliana Tosi, Déa Heygate, Stephane Massaro, Gilmário Silva, Childer Gomes Alves, Antônio Ferreira Júnior, Margareth Antonelli, Alexandre Scholmik, Cintia de Cássia Correia, Antônio Leme de Almeida, Mariana Ferrão da Costa, Branca Terra, Nadja Santiago de Mello, Rosineide de Oliveira, Darcy Oliveira, Geovanilda Ferrer, Sandro Alves, Luiz Neves, Priscila Nogueira, André B. da Cunha, Geaner Tereza da Cunha, Daisy Pratis Ariga e Milton Saldanha (reportagem).

 

Os encantos do Bar Sur

Este é um lugar para os iniciados, não turístico embora eventualmente freqüentado por eles, encravado numa esquina do histórico e charmoso bairro de San Telmo. (Ver roteiro). No Bar Sur, com apenas 12 mesas, não se dança, apenas se curte o autêntico tango argentino, de todos os tempos, com pianistas e cantores veteranos, como Mário De Carlo, Pola Maria, Alberto Rigó, o próprio maitre Fredy Spez (há 30 anos na casa) e outros. A casa, que serve bons vinhos e petiscos, a preços não muito suaves (compreensível porque pagam cachês de muitos artistas), tem 31 anos e sua decoração reporta-se ao passado. Integram o show do Bar Sur os bailarinos de tango Hilda Salcedo e Silvio Grand, conhecidos como "Los Dandy", uma palavra inglesa pouco conhecida que significa elegantes.

 

Pesquisa

A origem da palavra tango

Não se sabe ao certo a origem da palavra tango. Para uns, ela designava os instrumentos de percussão e,

mais tarde, as danças dos escravos africanos; para outros deriva da antiga palavra espanhola tano, que significava tocar um instrumento; ou, ainda, vem de tangue, dança normanda do século 16. O certo é que o tango se desenvolveu no século passado na Argentina, como o resultado, não intencional, da mescla de várias danças de origens muito diversas.

A industrialização do país, por volta de 1860, mais que triplicou a população argentina. Cerca de 40% dela eram de imigrantes europeus, metade dos quais de origem italiana. E fato incrível: os homens representavam 70% da população. Isso resultou na formação de uma rede de bordéis nos arrabaldes de Buenos Aires. Foi nesse meio que o tango floresceu: nos bailes do bas fond personagens típicos, os chamados compadres, podiam mostrar sua habilidade no dançar e exibir agilidade corporal. Um dos ritmos mais tocados era a milonga, dança rural muito rápida, no compasso 2/2, cujas letras falavam de vida, amor, morte e solidão.

Rubem Mauro Machado

 


Rumo a Buenos Aires

com Marcello Palladino

Depois do cruzeiro dançante a bordo do navio Costa Allegra, Marcello Palladino irá mais uma vez a Buenos Aires, com seus alunos e convidados. Show de tango, milongas e aulas unem-se com danceterias da moda, restaurantes e passeios diversos, para que os menos aficcionados por tango também possam participar do grupo. A viagem acontecerá no feriado de Corpus Christi, saindo de São Paulo às 22h do dia 10 e retornando às 21:30 do dia 14. O pacote, que inclui a parte aérea pela Varig, terrestre (Gran Hotel Lancaster), city tour e transfer in/out, sai por US$ 662, mais US$ 49 de taxa de embarque. A agência responsável pelas reservas é a Turdesilhas, 240-0328, com Pedro ou Ana.

 

O último tango de Agenor

Agenor Carpi, aos 63 anos, morreu na noite de 21 de abril, pouco antes da meia-noite, fazendo o que mais gostava na vida: dançando tango. Ele tinha acabado de se apresentar com Vilma Sorg, na Pizzaria Carlo Magno, em Higienópolis, reduto dos tangueiros nas terças-feiras, e foi homenageado por Cleonice, que juntamente com Roque promove o evento. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida. Imediatamente chamados, os bombeiros do Resgate ainda fizeram sua remoção para um hospital, onde já chegou sem vida. O sepultamento foi no Cemitério Morumbi, com a presença de familiares e diversos amigos ligados ao tango.

Agenor, de temperamento forte, polêmico, era da linha do tango tradicional, fazia freqüentes viagens a Buenos Aires para dançar e aprimorar seus conhecimentos, e dava aulas na academia Glória & Guess, fazendo parceria com Glória em shows.

 


Leveza do Ser

 

Alexandra e Juliana Tosi, as bonitas e simpáticas irmãs, muito conhecidas na dança de salão, estiveram em Buenos Aires com o Centro de Dança Jaime Arôxa, descobrindo novos segredos do tango.

 

Celso Gazú faz a discotecagem e apresenta shows com sua Tribo de Dança no Shopping Plaza ABC, no Bairro Jardim, em Santo André, todas as quartas, desde o inicio de abril com muito merengue, salsa, axé, etc. O Shopping oferece espaço com pista e american bar, com mesas e cadeiras. 761-01931.

 

Campos do Jordão recebe neste mês alunos, professores e amigos do Núcleo de Dança Celso Gazú. Segundo ele, são mais de cem pessoas e a viagem já faz parte do calendário anual e das tradições da escola.

 

Cooper Ativa, escola de dança de salão do Itaim Bibi, foi premiada pela revista virtual O Almanaque da Dança, ganhando selo e ficando em exposição na "Que página legal", da Internet. Produção de Giancarlo e textos de Carla Salvagni.

 

Carla Salvagni, titular da Cooper Ativa, trouxe de Cuba e está passando aos seus alunos e outros interessados conga e mambo. Pager 253-4545 Cód. 65.178.

 

Andrei Udiloff programando os próximos bailes do seu Espaço de Dança, aberto a todos, ao preço único de 5 reais. Serão nos dias 25 de abril, 30 de maio e 20 de junho, sempre após 21:30. Na rua Fidalga, 146 conj. 2 - Vila Madalena, 813-6196. Dia 1 de maio Andrei segue para Buenos Aires, para uma bateria de aulas particulares de tango com Júnior.

 

Núcleo de Dança Stella Aguiar, em Moema, faz workshops de pagode dias 25 e 26 de abril, sábado e domingo, em horários variados, com os professores José Luis e Maria Elisa. R$40,00. Av. Jurema, 495 - fone 530-9908.

 

Juliana Aguiar, fisioterapeuta, desenvolve cursos de consciência do movimento e ritmo, no Espaço de Dança Andrei Udiloff, na Vila Madalena. Não é necessário acompanhar desde o inicio. 813-6196.

 

Jomar Mesquita e sua parceira Juliana Macedo, da escola Mimulus, de Belo Horizonte (capa da edição de março do Dance), estão sendo convidados para cursos mensais de Lindy Hop (tipo de rock), em São Paulo. Os contratos são com o Espaço Andrei Udiloff e com a Strapolos, do Roberto Mendoza.

 

SCI Executive Club, projeto patrocinado pela SCI-Segurança ao Crédito, vem reunindo a cada semana talentos escondidos no agitado mundo dos negócios. Depois dos executivos Arnon Grunkraut, da Arbege Confecções, e Jorge Fornari Gomes, da American Express, programou para 22 de abril o talento musical do jornalista Luis Nassif, com seu bandolin, acompanhado do Grupo Nosso Choro, no Empório Cultural (R. Girassol 323, fone 870-5884). A SCI investiu 800 mil reais em marketing cultural em 97 e destina 1 milhão para este ano.

 

Danielle Winits, a loira da novela Corpo Dourado, da Globo, será a capa dos 23 anos da revista Play Boy, posando para J.R. Duran em Las Vegas, entre roletas e baralhos. Para quem não sabe, um segredinho da forma da moça: é formada em ballet clássico, fez sapateado e jazz. Sua primeira novela foi Olho no Olho, de 1994, quando interpretou Dominique, uma bailarina tímida e desajeitada.

 

José Carlos Masotti identifica patrocinadores para quem tenha projetos na área de dança (ou de outras atividades culturais). Sua empresa é a Ferraz & Bertini Produções, que atende pelo (011) 895-5433.

 

Melodia Clube faz o Grande Baile da Amizade, dia 24 de abril, sexta (22h), no Homs, na Av. Paulista 735. Música e show da Orquestra Tupy, comandanda pelo maestro Bruno Rodrigues. Reservas pelo 296-4898 ou 6957-3664.

 

Santo André festejou seus 445 anos dia 19 com muita música e dança, na ampla área do Paço Municipal. Teve participação especial da Banda de Pífanos de Caruaru, Boi do Cupuaçu, Orquestra de Violeiros de Mauá, apresentação e aula aberta de dança de salão com o Centro de Dança Jaime Arôxa.

 

Buenos Aires, além da excursão de Jaime Arôxa, recebeu o grupo do Dance Club, capitaneado por Virginia Holl. Há possibilidade de nova viagem, no feriado de Corpus Christi, com saída dia 11 de junho e retorno dia 14. Fone 3794-4439.

 

Júnior, professor de tango radicado em Buenos Aires, estará em São Paulo a cada dois ou três meses, ministrando workshops em parceria com o Dance Club. O próximo será em julho. Dará também aulas particulares.

 

Norberto Esbrez, o Pulpo (polvo), professor de tango, contratado para uma semana em Brasília, ministrando cursos intensivos na Academia Marcelo Amorim.

 

Strapolos decidiu dar à dança de salão uma visão mais esotérica e programou os seguintes eventos, que terão decoração e ritmos associados aos temas: 16 de maio Homenagem à Terra; 20 de junho Homenagem ao Ar; 18 de julho Homenagem à Água; 15 de agosto Homenagem ao Fogo. Haverá sorteios de bicicleta, Cds, camisetas etc. Dia 30 de abril a Strapolos se antecipa e faz homenagem ao Dia do Trabalho. Quem tiver a Carteira do Trabalho mais antiga e a com mais empresas ganhará um curso grátis. Dia 8 de maio promove Homenagem ao Dia das Mães. Mães e pais acompanhados de filhos (maiores) terão cortesia no baile e participarão de sorteios. 3871-4468.

 

Dança Brasil, escola da Vila Mascote, de Magda Ribeiro e Mário Granatto, faz o Baile do Branco, sábado, dia 25 de abril. Na Av. Mascote, 239. Fone 543-9290.

 

Marcello Palladino convida para a Festa dos Anos 50, no Espaço Cultural Eldorado (Shopping Eldorado), também no sábado, 25 de abril.

 

Baile do Pijama, cujo uso não é obrigatório (ufa!), no Espaço de Dança Andrei Udiloff, sábado, 25 de abril.

 

Rumos Musicais, promoção do Itaú Cultural, acaba de ser criado para divulgar compositores e intérpretes de diversas vertentes da música brasileira. Os anfitriões, artistas consagrados, convidam artistas emergentes. 238-1700.

 

Mestre Ambrósio, banda pernambucana, apresenta-se no período de 17 a 19 e de 24 a 26 de abrilno Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista, 149. Entrada franca, com ingressos retirados a partir das 10h do dia de cada espetáculo.

 

Dança Bahia, feira de produtos do mundo da dança, estende-se de 17 a 25, em Salvador, Bahia. Organização da Expert. (071) 340-6717.

 

Glória & Guess, escola da rua da Mooca 2188, de Glória e Laércio, fará baile em sua sede dia 9 de maio. 608-4832.

 

Coliseu, bar e choperia irmã do tradicional Farol da Barra, em Moema, fazendo agitos todas as quintas, com Will Souto e Banda Swing Latino. Nas quartas rola divertido karaokê. Av. Ibirapuera, 2563. Tel. 240-2303.

 

Boa idéia. Algumas academias de ginástica estão criando preços promocionais, realmente em conta, para pessoas de uma mesma familia que se matriculam. O Plano Familiar alivia a barra do acúmulo de mensalidades. Uma boa idéia que pode ser copiada pelas escolas de dança.

 

La China, conforme Dance já informou, estará entre os dias 4 e 16 de maio dando aulas de Flamenco no Raies Dança Teatro. 868-0019/0020.


Dicas de Leitura

Bravo!

A bela revista, edição de abril, N. 7, conta os 30 anos do Balé da Cidade de São Paulo, em texto da jornalista Ana Francisca Ponzio e fotos de Eduardo Simões. O grupo foi criado em 1968, pelo prefeito Faria Lima, que tinha grande sensibilidade para os temas culturais e artísticos. Nas bancas, por 6 reais.


A dança dura o tempo de uma música.

A foto imortaliza esse momento.

 

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III Sinfonia

O compositor Mario Ficarelli estréia sua III Sinfonia dias 30 de abril (21h) e 2 de maio (16:30), com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, dirigida pelo maestro Roberto Duarte, no novo Teatro São Pedro, recém restaurado pelo governo do Estado. A obra foi escrita nos tempos em que Mario Ficarelli residiu na Suiça, no início dos anos 90, patrocinado pela Bolsa Vitae de Artes.

 

Em São Pedro

Lucimara Lima e Francisco Ramos farão show de tango na estância de Águas de São Pedro, no Grande Hotel São Pedro, dia 15 de maio. O premiado casal, ex-capa de Dance, tem se apresentado regularmente no Tango Uno, em Santo Amaro, na Capital, entre outros locais. 983-9448.

 

Dicas de Leitura

O Lunfardo nas Letras de Tango

Livro de Valdecir Freire Lopes, recentemente lançado no Brasil. Explica o lunfardo, a giria da noite portenha, intensamente presente nas letras de tango. O objetivo do autor, que morou 15 anos em países de lingua hispânica, foi ajudar o brasileiro a entender essas letras. Ele acostumou-se a ouvir tango desde os 10 anos de idade.

 

Danças Circulares

A Universidade Anhembi Morumbi e a Editora Triom lançam dia 26 de abril, domingo, às 19:45, com coquetel, o livro "Danças Circulares Sagradas - Uma Proposta de Educação e Cura". O livro contém 12 capítulos abordando as visões e as experiências de 12 profissionais de diferentes áreas, entre eles terapeutas e bailarinos, sobre as danças circulares sagradas no relacionamento humano. Elas são resultado de centenas de de danças folclóricas de toda a Europa, incorporadas pelo coreógrafo alemão Bernhard Wosien, em 1976. As danças proporcionam maior compreensão das culturas mundiais, que criam um sentimento de companheirismo capaz de educar e curar seus adeptos. Na Universidade Anhembi Morumbi, Campus Centro - rua Dr. Almeida Lima 1134, Brás.

 

Flamenco infantil

O Raies Dança Teatro tem promovido aulas de flamenco para crianças, baseado no Método Laban, utilizado pela professora Cláudia Barnabé, que possibilita à criança que ela se desenvolva de forma criativa, consciente e estruturada. Na rua Capote Valente 109, tel. 280-7952.

 

Improvisação no Eldorado

Curso de Improvização na Dança, como complementação para qualquer modalidade, vem sendo ministrado no Espaço Cultural Eldorado pela professora Sara Debenedetti, que defendeu tese de doutorado na Faculdade de Turim, na Itália, sobre a Estética na Dança. Ela é também membro da Associação Internacional de Professores de Dança Clássica de Monte Carlo. 814-8667 ou 813-2454.

 

Carlos Cintra

O professor de dança de salão Carlos Cintra, além das aulas que vem ministrando na Colmeia, na rua Marina Cintra 97, Jardim Europa, 852-2258, está trabalhando também com som e animação de eventos, com grande variedade de ritmos. 492-2146 ou pager 253-4545 cód. 99212.

 

Cia. Daitan de Dança

Escola de dança de salão, balé, jazz e outras modalidades, dirigida por Roberta Meirelles, coreógrafa, acaba de contratar os professores Juliana e Ricardo Liendo para aulas de todos os ritmos da dança de salão, aos sábados, das 10h ao meio-dia. Antes, das 9h às 10h, as aulas são de básico. A escola fica na rua Dr. Luiz Arrobas Martins 595, Veleiros - Zona Sul - 521-0958. Liendo atende no 3662-2946 e Juliana no 256-3750.


Depois de roda na gráfica nosso jornal roda na estrada.

 

Joinville, Brasília, Rio de Janeiro, Santos, Ribeirão Preto, São Pedro, Itatiba... E até Lyon, na França.

Estas cidades sediaram eventos de dança e o jornal Dance esteve em todos eles, sendo fartamente distribuído. Também em Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Buenos Aires e outras cidades.

É muita estrada e muito céu.

Só quem realmente tem uma grande tiragem -- 14 mil exemplares -- e leva muito a sério seu compromisso com o anunciante e com o leitor pode fazer tanto.

Para o jornal Dance ir longe não é uma frase de efeito. É uma ação real. Que o digam os 160 lugares onde o jornal é distribuído gratuitamente todos os meses. É só conferir. Fora os assinantes de diversas cidades brasileiras, mala direta, eventos especiais etc.

Quem anuncia no Dance agora já tem algo em comum com centenas de bailarinos, coreógrafos, diretores artísticos e empreendedores de outros lugares do Brasil e até do exterior. E também com o grande público dos bailes, danceterias, restaurantes dançantes (e alguns não dançantes), boates, academias, cafés, e ainda dos oito postos de informações (CIT) da Prefeitura de São Paulo, administrados pela Anhembi Turismo.

Isso abre portas, cria oportunidades, ativa negócios, porque torna seu nome conhecido. É uma questão só de querer e saber aparecer.

Virão outros eventos e Dance estará lá, levando seu nome, da sua escola, da sua casa, banda, serviço ou produto.

Se para você isso não é importante, tudo bem. Sorte do seu concorrente, que acha que é.

 

ANUNCIE JÁ ! Telefax (011) 5182-3076 e pager (011) 253-4545 cód. 36.220


Entrevista com Stephane Massaro e opinião de Jaime Arôxa. Jun/1997

Entrevista com Maria Antonieta . Maio/1997

Entrevista com Júnior, nosso embaixador de tango em Buenos Aires. Abr/1997

Café Piu-Piu, boa música e dança no Bixiga há quatorze anos. Abr/1997

AVENIDA CLUB, os segredos do sucesso, quando completa dez anos, em Pinheiros, de cara nova. Abr/1997

Edição 36 do Dance. Março, 1998

Edição 35 do Dance. Fevereiro, 1998

Edição 34 do Dance. Janeiro, 1998

Edição 29 do Dance. Agosto, 1997

Edição 27 do Dance. Junho, 1997