Salao Rio Danca

    INFORMAÇÕES
· Início
· Contatos
· Produção
    REPORTAGENS
· Fotos I Salão (2003)
· Fotos II Salão (2004)
· Fotos III Salão (2005)
· Fotos IV Salão (2006)
· Fotos V Salão (2007)
· Profs. I Salão (2003)
· Profs. II Salão (2004)
· Profs. III Salão (2005)
· Profs. IV Salão (2006)
· Profs. V Salão (2007)
· Profs. VI Salão (2008)
· Jornal Dance (2003)
· Jornal Dance (2005) PDF
· Jornal Falando de Dança (2008)
· Blog da My 2007
· Blog da My 2006
· Jornal DAA
· Jornal Dance News
· Revista Infok
· Moção

    REALIZAÇÃO

Agenda da dança de Salão Brasileira





Professores confirmados 2008 (em breve todos) - VI Salão Rio Dança :




André Sampaio e Alice Vasques (Tango avançado). André Sampaio é Bacharel em filosofia pela UFRJ, bailarino contemporâneo com formação na escola Angel Vianna. Começou seus estudos de tango em 1995 no instituto brasileiro de tango (IBT), dirigido por Paulo Araújo. Atualmente André é professor, coordenador e bailarino do IBT, onde tem formado muitos dos dançarinos e dançarinas que integram o cenário do movimento de tango no rio de janeiro. Ministra aulas também no Studio de Dança Marquinhos Copacabana e na escola de dança Aurélio Azevedo. Alice Vasques é graduada em ed. física pela univ. Gama Filho. Iniciou seus estudos de dança com Carlota Portella e Renato Vieira, cursou a escola de dança Angel Vianna e participou de vários cursos de jazz dance em Nova York. Iniciou seus estudos de tango no IBT com seu marido André Sampaio e com Paulo Araújo em 1999, e todos os anos desde então, aprimora seus estudos em Buenos Aires. Foi bailarina, profa. e coreógrafa de jazz na escola de Carlota Portella durante 20 anos, atualmente é profa. e bailarina de tango do IBT, ministra aulas de tango no Leme Tenis Clube e no studio de dança Marquinhos Copacabana. Juntos, o casal andré e alice pesquisam e desenvolvem o tango na sua tradição e contemporaneidade, difundindo e bailando juntos a mais apaixonante dança do planeta. Ementa: Figuras de Tango tanto para Cenário como para Salão. Conterá movimentos que servem para ambas modalidades, mas dando ênfase no show.


Kadu Vieira (samba de gafieira). iniciou na dança em 1999 e estudou dança de salão com nomes como Luís Florião, Adílio Porto, Renata Peçanha e Mariana Baltar. Desde 2002 é Professor titular e bailarino da Cia de dança do Centro Cultural Carioca (CCC) sob à direção de Isnard Manso, com quem realmente se desenvolveu técnica e artisticamente. Fez apresentações nos mais renomados clubes, salões e festivais de dança do Rio de Janeiro e com a Cia, dançou seus dois espetáculos: Bota Abaixo (2005) e Dancing Eldorado (2007). Além de aprofundar-se na pesquisa do samba, suas origens e influências culturais, frequentemente dedica-se ao estudo de outras artes como dança contemporânea, balé clássico, acrobacia de solo e teatro. Atualmente investe, junto com a Cia CCC, no desenvolvimento de uma linguagem em que o samba assuma características contemporâneas fundidas ao gosto do carioca pelo popular, e, trabalha na pesquisa do terceiro espetáculo da Cia, La Furlana, previsto para 2009.


Kilve Costa e Caroline Pampuri (Mov. para Shows). Prof. de dança de salão, integrou a Cia. de Dança Carlinhos de Jesus e juntamente com esta participou de inúmeros shows e eventos no Brasil e no exterior, como a Dança dos Famosos (Faustão) tendo acumulado grande experiência. Kilve é especializado em salsa cubana e nos ritmos que formaram nosso soltinho.


Leandro Azevedo e Patricia Pizzolato (Salsa). Graduado em Educação Física pela Universidade Estacio de Sá, passou por várias escolas de dança, Jaime Arôxa, Jorge Cabral, Adilio e Renata e Jimmy de Oliveira. Participou de todos os Congressos Mundiais de Salsa em São Paulo, Salsa Congress Argentina, Festival de Salsa em Nova York, ministrou aulas de dança na Colômbia, Estados Unidos e França. Campeão da segunda edição da Dança dos Famosos, Campeão Carioca de salsa e particiou da quarta edição da Dança dos Famosos. Atualmente professor de dança da academia La Na Gafieira na Barra de Tijuca e em breve sua academia de dança Espaço Leandro Azevedo na Ilha do Governador. Leandro Azevedo terá como sua parceira no Rio Dança Patricia Pizzolato.
Professora e proprietária da academia La Na Gafieira na Barra, foi dançarina na Cia. De Dança Jaime Arôxa (Barra), Cia De Dança Carlinhos de Jesus, foi integrante da comissão de frente da Mangueira por 3 anos.


Mauro Lima (Lindy Hop) e Adriana Aguiar. Experiente dançarino e professor, há muitos anos estuda as variações do swing americano e do rock and roll, atualmente se especializa em lindy hop. Casado com a também professora Adriana Aguiar, sua parceira, iniciou-se na dança de salão em 1988 pela lambada, até então ritmo da moda. Em 1990 entrou para a Cia Aérea de Dança, onde se formou como dançarino e começou a ministrar aulas. Pela Cia Aérea participou e dançou profissionalmente em muitos eventos, como por exemplo: shows do Jorge Ben Jor, Som Brasil (TV Globo), Elza Soares e etc. Nos meados dos anos 90 especializou-se em ritmos americanos e trabalhou no Café Xangô (Instituto Brasileiro de Tango), com a responsabilidade de ensinar os outros ritmos da dança de salão.


Mayra Shams (Preparação Corporal para lambada-zouk). Escritora do livro “A dança do ventre e sua face terapêutica”, diretora do Jornal Raízes do Oriente, no Rio de Janeiro /Brasil (Jornal eletrônico)e da Cia Najma El Shams. Foi bailarina de jazz, praticou Yoga durante 16 anos e começou os estudos de dança do ventre em 1988 quando ingressou em vários campos terapêuticos e começou a pesquisar sobre a somatização de dores emocionais no corpo físico, passando também pelo curso técnico de educação física. Criou técnicas de relaxamento para terceira idade dentro da piscina com fisioterapeutas denominando de hidroventre. Trabalha com alongamento bioenergético para todas as idades e como preparação antes das aulas de dança do ventre. criando suas próprias teses no que diz respeito a toda postura corporal dentro da dança.. Já teve várias passagens pelo oriente, mas foi aqui no Rio de Janeiro que fincou suas bases para colaborar no resgate da mulher ocidental, ajudando-a a eliminar suas resistências ao novo. Já participou do corpo de jurados de vários festivais, recebendo vários prêmios por suas idéias e por feitos escritos, recebendo também premiações em concursos por sua aluna Yasmim Shams.


Moskito (Samba-Rock). Experiente dançarino e professor, há muitos anos estuda o samba-rock e sua raízes em São Paulo.


Pedro Pedrada (DJ do baile). Tocando há pouco mais de 11 anos, Pedro Pedrada (DJ e produtor musical) toca a essência da MPB e internacionais. Sempre ligado nas últimas novidades e lançamentos do cenário mundial dos DJ, lança em sua pista tops, mescla novidades com sucessos de pista, faz mixagens longas e perfeitas e abusa dos efeitos dos equipamentos, seja durante um curto ou long set de várias horas. DJ de casas noturnas e DJ residente de todos congressos nacionais e internacionais que ocorrem no Rio de janeiro. Ultimamente o único DJ da dança de salão que produz músicas e forma DJs profissionais que já estão no mercado demonstrando muita habilidade pelas pistas. E até o fim de 2008 lançará seu CD (produzido por Pedrada e Melodia DJ).


Renata Peçanha (Lambada-zouk avançado). Iniciou sua carreira como professora de dança de salão em 1993 no Centro de Dança Jaime Arôxa, Botafogo, Rio de Janeiro, onde fez parte de sua CIA de Dança até 2000 quando Inaugurou sua própria escola, o Núcleo de Dança Adílio e Renata Porto, hoje chamado Núcleo de Dança Renata Peçanha. Desde que começou vem formando muitos profissionais principalmente na área de Lambada-zouk, sua especialidade. Responsável por uma inovação na linguagem do zouk, a qual vem conquistando espaço no mundo inteiro. Participou de vários congressos e workshops no Brasil e no exterior. Desenvolve um trabalho coreográfico na área de dança de salão , misturando linguagens como o jazz, contemporâneo e outras. Possui uma Cia de Dança em sua escola. Foi coreógrafa do Programa Bailando por um sonho da emissora SBT em São Paulo.


Renato França (shines). Renato França dança desde o início da década de 1990, Começou a dar aulas 3 anos depois e tem formação por 12 anos na escola do prof. Jaime Arôxa, onde participou de 2 congressos internacionais de Dança de Salão (1995 e 1997), fez curso de teoria musical, expressão corporal e aulas de ballet. Fez curso de expressão corporal e perfomance com Madalena Bernardes (Professora do Fama da Rede Globo), e dançou em shows de artistas conhecidos em casas como Metropolitan(RJ) e Olímpia(SP). Há 5 anos dá aulas de dança de salão e dançaterapia em São Paulo. Tem uma escola de danças em Petrópolis RJ, onde realiza um projeto com aulas de dança de salão para deficientes visuais. É convidado como professor em vários congressos pelo Brasil. Participou de todos os encontros e congressos, nacionais e internacionais de Salsa no Brasil, e hoje é o juiz que mais atuou nas etapas brasileiras do Salsa Open, maior campeonato mundial de Salsa.


Saulo Rangel e Adrise Nogueira (Feira de Santana - BA) (Forró). Saulo e Adrise, Saulo graduou-se em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, em 2006. Pratica Dança de Salão desde 1997. Tem formação básica em música pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA). Dançou por cinco anos em shows de renomadas bandas de forró.


Solange Gueiros (Forroda). Professora de dança de salão paulista é a convidada especial do Salao Rio Danca.
Diretora e Professora da Passos & Compassos, inaugurada em 1995 e criadora da metodologia de ensino “penso, logo danço”, onde o aluno aprende através de raciocínio e consciência corporal. Estuda a Rueda de Casino desde 1998 e pesquisou a aplicação desta dança de roda para desenvolver a Forroda, com a proposta de criar a roda com um ritmo brasileiro, para divulgar e valorizar nossa própria cultura.
A Forroda é a roda de Forró. Os casais ficam posicionados em roda, e um líder “canta” as figuras que vão sendo executadas pelos casais. Inspirada na Rueda de Casino da Salsa e nas Quadrilhas Brasileiras, foi “traduzida” para o Forró. As figuras têm nomes típicos nordestinos, resgatando e valorizando a cultura e os termos nordestinos, associando-os a passos de Forró. É uma dança de grupos de casais, onde na maioria das figuras troca-se de par, tornando-se uma grande brincadeira. Possui um caráter social, com o objetivo de divertir as pessoas.



  Loja
Os melhores Vídeos Didáticos você compra aqui.

  Loja
Os melhores Filmes de Dança você compra aqui.

  Loja
Os melhores Livros de Dança você compra aqui.

Nutricao Clinica




Coordenação: Marco Antonio Perna