Ano III - N. 13 - Maio de 1999

 

Retorna

Edição 03

Edição 04

Edição 05

Edição 06

Edição 07

Edição 08

Edição 09

Edição 11

Edição 12

Academia Mimulus

 

 

Hosted by
Agenda da Da

 


 

A MIMULUS CIA DE DANÇA

DÁ PULOS DE ALEGRIA

 

Innominatum

um espetáculo de dança de salão

 

Mimulus Cia de Dança:

Bruno Ferreira, Daniel Vidal, Cândida Kurtz, Carlos Franco, Fabiana Dias, Fernanda Nogueira, João Baptista, Kátia Chaves, Luciana Fernandes, Mauro Fernandes, Rodrigo de Castro, Roneis Rodrigues, Rosa Antuña

 

Thaís Guimarães, Juliana Macedo, Jomar Mesquita

 

Iluminação: João Bosco, Som: Wilson Rodrigues, Apoio: Adriana de Paula

 

Figurino: Baby Mesquita, Direção: Jomar Mesquita

 


EDITORIAL

 

BEM AVENTURADOS

sejam os jornalistas que, mesmo estando na hora do parto, têm que gerar notícias.

BEM AVENTURADAS

sejam as mulheres que trabalham com a arte em dupla jornada. Que afogam o arroz à meia-noite e não escutam o obrigado pela comida de cada dia.

BEM AVENTURADOS

os alunos da academia que levam salada de frutas, salgadinhos, pés-de-moleque, goiabada e passam e-mails para os seus professores.

BEM AVENTURADOS

os que sustentam os bares das academias e pagam em dia as suas contas.

BEM AVENTURADOS

os que enfrentam o palco com tendinites, celulites, artrites, bom humor e coragem.

BEM AVENTURADA

a academia que propõe encontro de administradores da dança e que encontra adeptos em Kosovo e , por motivos alheios à sua vontade, não puderam comparecer.

BEM AVENTURADOS

os iluminadores que agüentam o mau humor dos coreógrafos. Os coreógrafos que suportam a pressão do tempo. Os bailarinos que dançam com luz própria.

BEM AVENTURADOS

os bailarinos e o público.

BEM AVENTURADOS

os que se aventuram e dançam. Os que têm paciência com os seus parceiros. Os que retornam. Os que vão embora com saudades. Os que chegam...

BEM AVENTURADOS

os que enfrentam as suas dificuldades com fé.

 


PONTO DE VISTA

 

POR QUE AS PESSOAS DESISTEM DE DANÇAR?

Luíza Gilbert *

 

A desistência na dança de salão sempre é muito grande e, acredito eu, que isso se deva em grande parte à expectativa que cada um tem ao entrar em uma academia. Se as respostas não são positivas, adeus...

Minha experiência diz que nem todos entram por gostar de dançar. Algumas pessoas entram por pura solidão. Saíram de um relacionamento, ficaram sozinhas e querem formar novos grupos de amigos. A dança nesse caso é só o caminho para isso... Nem sempre, porém, essas pessoas conseguem novos amigos ou envolvimentos e, decepcionadas, vão procurar novos caminhos. Às vezes conhecem alguém e ficam tão entusiasmadas que acabam saindo as duas pessoas. Algumas se apaixonam pela dança e acabam ficando e mudando seu objetivo.

 

Em outro grupo encontramos pessoas que entram querendo aprender todos os passos de uma só vez. Mal acabamos de mostrar algo, querem logo aprender mais alguma coisa. Pessoas centradas em si mesmas, esquecem que uma academia tem o seu planejamento para atender ao timing de um grupo e não de uma só pessoa. E, de que adianta fazer um monte de passos e esquecer o prazer de dançar com alguém? São pessoas que se impacientam nos momentos em que o professor trabalha o ritmo, o equilíbrio, a condução e acabam indo embora para outra academia. Nessa nova academia passam por tudo de novo e mais uma vez não ficam..

 

Algumas pessoas desistem por encontrarem dificuldades maiores em movimentos mais elaborados como giros e não encontrarem a atenção necessária do instrutor para facilitar a aprendizagem, ensinando transferência de peso, postura, posicionamento dos pés, do corpo como um todo.

 

Essas são inferências tiradas da minha experiência como aluna, bolsista e instrutora. O ambiente e a atenção demonstrada pelos profissionais de uma academia interagem com essas questões e, muitas vezes, provocam mudanças nas expectativas iniciais. Todos nós precisamos ser, às vezes, psicólogos, amigos, pais, irmãos.

 

Toda escola tem o seu planejamento, sujeito a muitas mudanças, até mesmo radicais, dependendo da evolução de um grupo. Afinal trabalhamos com seres humanos. Sempre escutamos nossos alunos, mas às vezes fica difícil agradar a todos. Uns gostam mais de bolero, outros de samba, etc... Tentamos agradar a todos mas, temos que reconhecer que é impossível. Em qualquer situação é importante refletir sempre sobre como podemos melhorar o ambiente que freqüentamos, como alunos ou como instrutores, e fazer crescer a dança.

 

*Luíza Gilbert é dançarina há 6 anos, passando de aluna para bolsista e, afinal, instrutora do Centro de Danças Forma 28, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Participa da Lista de Discussão da Dança de Salão Brasileira e é filiada ao Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro.

 


PANORAMA

 

A MIMULUS CIA DE DANÇA NA XUXA

 

No dia primeiro de maio Jomar Mesquita apresentou a Cia. no programa da rainha dos baixinhos. O alcance do programa foi medido rapidamente, pois, mal terminada a apresentação o telefone começou a tocar e, pasmem, eram centenas de ligações a cobrar do Brasil inteiro. Meninos do Norte e do Sul ligando até para saber o número das Chiquititas. A Globo deve ter um mega bloqueador, caso contrário não teria o suficiente para pagar as suas contas telefônicas.

 

MAIS UM GOL DE CHICO

 

Laura Escalada, viúva de Piazzolla anuncia que vai realizar um sonho do marido: entregar para Chico Buarque uma música do compositor para que ele a conclua e coloque a letra.

Menos um ponto para Fernando Henrique, que criticou o Chico em seu livro O Mundo em Português - Um Diálogo.

 

NÃO SE CONHECEM AS PESSOAS....

 

Para confirmar o dito popular, uma impressão e um fato -

 

A FALTA QUE FAZ UM BAR

 

Mesmo Belo Horizonte, tendo um bar para cada seis habitantes, o fechamento do Lulu, considerado como o "point" mais polêmico da cidade, causou forte comoção. A esquina mais odiada e mais amada do bairro Santo Antônio vai virar padaria, onde os antigos e célebres freqüentadores prometem passar às seis da manhã para tomar um café e curar a ressaca. Os vizinhos reclamavam do barulho. O encerramento se deu no dia 2 de maio com festa na rua, às duas da tarde para não ter confusão. Os presentes, artistas e intelectuais da terra, ouviram pela última vez o Tango para Tereza, na voz de Angela Maria, e New York, New York, considerados os hinos do bar. Lulu foi lendário: mulherengo, irreverente e boêmio, comoveu a cidade quando morreu num acidente de carro, em 1996. Um amigo, na missa de sétimo dia, passou uma sacolinha para conseguir dinheiro para ajudar o bar. A surpresa foi que a sacolinha não voltou, sumiu dentro da Igreja.

 

NOVO RITMO

 

Descoberto um sistema solar muito parecido com o nosso - uma estrela como o Sol e com planetas ao seu redor. A estrela tem três planetas enormes que giram ao seu redor. O menor deles é 200 vezes maior do que a Terra.

Na verdade, é tudo tão distante que os cientistas não conseguem ver os planetas. Deduzem a existência deles porque notaram que a estrela se mexia muito pouquinho, de um lado para o outro, sempre do mesmo jeito e com o mesmo ritmo. Isso ocorre porque os planetas, enquanto giram, fazem a estrela se movimentar como em uma dança.

No lugar de cavalheiros, podíamos chamar os dançarinos de planetas, e as damas, ora, elas já são estrelas...

 

COMO FICA O CÉU?

 

Na beirada de uma piscina pública saiu uma grande discussão. Aconteceu que um senhor resolveu ligar o seu som e ouvir seus boleros prediletos. O outro interferiu e disse que ele não tinha o direito de lhe impingir tal música já que a sua preferência era a música popular brasileira. Dá o que pensar. Nos dias de hoje não conseguimos mais imaginar os anjos tocando harpas no céu. Como ficam os falecidos roqueiros, os sertanejos, os clássicos por lá? E Gardel? Como convivem? Ou será que por lá se chega a um estágio de beatitude de Milton Nascimento, que voltou a cantar boleros?

 

FESTIVAIS

 

Num ato de bravura, toda a Mimulus Cia. de Dança vai participar do Festival do Recife, em julho, com o espetáculo Inomminatum. E para Joinville, o professor convidado para dar aulas de dança de salão foi Jomar Mesquita.

 

GATO POR LEBRE

 

Pela CLT a dança é uma atividade física, artística e cultural. A definição, lida menos do que pela metade, deu a entender aos legisladores que caberiam aos professores de educação física a responsabilidade técnica pelas Academias de Dança. Esclarecidas a questões no nível da municipalidade, pendem sobre nossas cabeças as ações dos legisladores estaduais e federais. Nada contra os professores de educação física, apenas eles não são preparados para assumir essa responsabilidade. Coisas assim nos alertam para a necessidade de melhor definir o campo da dança, lutar pelo reconhecimento dos nossos profissionais e de seus direitos, e, sobretudo, por formar uma Federação. Usando escapes, omitindo-se de responsabilidades, propicia-se o vácuo e o oportunismo.

 


ENTREVISTA

 

Mauro Fernandes no Congresso

Internacional do Tango, em Buenos Aires

* Mauro Fernandes participa da Mimulus Cia. de Dança.

 

Mauro, a sua decisão de participar do Congresso Internacional do Tango foi impetuosa, mal acreditávamos que você iria realmente. Como foi para você? Valeu a pena?

 

Para mim foi uma grande oportunidade de crescimento e amadurecimento na dança. Ter contato com estilos diferentes, sentir o tango como tal e não um tango separado do dia-a-dia como acontece aqui em Belo Horizonte. Foi muito interessante estar em um lugar onde todo mundo dançava tango, desmistificar, vê-lo com simplicidade e não como uma coisa complicada. Valeu a pena. Para mim, parecia um sonho estar lá. É impossível ir à Buenos Aires e não voltar apaixonado pelo tango. Ele contagia quem está por perto. Todos dançam, independente se bem ou mal, velho ou novo, bonito ou feio. O que me lembrava um pouco os forrós daqui.

 

Tinha muita gente?

 

Lotado. Infelizmente era, às vezes, quase impossível dançar, pois com tantos turistas que não sabiam girar no salão, as pistas mais pareciam um ringue de luta: era uma pernada para lá (sorry!), um boleio pra cá (sorry again!), gancho acolá (so sorry!), fora as batidas e engarrafamentos que me lembravam o trânsito infernal do Brasil.

 

E a programação foi bastante rica?

 

Eu fazia sete horas de aula por dia, o que já incluía treino, técnica, ensaio, extra, tudo que o Jomar exige. Os professores eram espetaculares e eu sempre chegava ao hotel com bolhas nos pés e morrendo de fome, mas compensava porque a minha intenção era a de aproveitar o máximo possível. Eu assistia dois shows por dia. É impossível descrever o Sexteto Mayor, Fabian Salas, Gustavo Russo e Alejandra Manrtiñan, que vão se apresentar na Mimulus no dia 22. Esse casal é incrível! Tem gente que dança o tango no tempo, outros dançam no contratempo e eles dançam no contra-contratempo. Uma coisa muito próxima do impossível.

 

E a cidade?

 

Buenos Aires é linda. Uma cidade que soube envelhecer com classe. E os salões de baile são muito refinados, com uma decoração fantástica.

 

Fez muitos amigos?

 

Reencontrei-me com o Júnior, o Mingo e tive a honra de dançar com Esther. O Milo, daqui de BH, me deu muita força. Minha parceira foi uma argentina e se chama Veronika. Haviam pessoas de Brasília e de Uberlândia que conhecem a Mimulus e admiram muito o nosso trabalho por aqui. Conheci uma garota de Londres que deu aulas de Lindy. Só que foram aulas muito básicas. E ainda aproveitei para fazer um pouco do sapateado argentino, que é a minha maior paixão.

 

Você começou a dançar com o sapateado argentino, não foi?

 

Foi. eu tinha oito anos e minha mãe colocou minha irmã na aula de sapateado e eu na de karatê. Eu ficava assistindo a aula dela e achando muito melhor do que a minha. Então não parei mais. Mas vamos voltar a falar do congresso. No final, todos da coordenação já me conheciam e eu, como sempre fazendo as minhas gracinhas, ficava muito emocionado por ser xingado em espanhol. E você não vai me perguntar sobre as comparações que fiz?

 

Que tipos de comparações você fez?

 

Eu comparei o nosso trabalho com o de lá. Achei todos os professores do congresso excelentes, mas o Jomar tem uma qualidade... Ele tem a capacidade de abrir a nossa cabeça, se preocupa com detalhes como postura, ritmo, musicalidade, enquanto que os argentinos têm uma preocupação maior com a musicalidade e deixam de lado outros aspectos. Comparei os brasileiros com pessoas de outros países. A gente se destaca. Geralmente os europeus e os americanos fazem um tango muito frio.

Em relação aos shows, claro que existe a magia de Buenos Aires, mas não me senti muito em débito com eles. Acho que estamos num nível muito bom de trabalho. E, para mim, sinceramente a the best ainda é a nossa Juliana, que vive a música. Teve um professor que falou uma coisa mais ou menos assim: "o tango é uma história, contada com os pés, onde a mulher é a protagonista e o homem cria o enredo". A Juliana tem a capacidade de colocar a alma dela nas histórias do Jomar. E vamos além, porque dançamos muitos outros ritmos. Tudo isso é bom demais...

 

 


ADIADO ENCONTRO DE ADMINISTRADORES DA DANÇA


A diversidade de interesses, a ausência de informações mais concretas, bem como das propostas a serem estudadas, fizeram com que a "Mimulus Dança de Salão" adiasse o Encontro dos Administradores da Dança. Ao mesmo tempo, fatos emergentes nos levaram a uma série de reuniões prévias com administradores de academias de dança de Belo Horizonte, nas suas diversas modalidades, para a tomada de decisões urgentes, impedindo-nos que esperássemos a ocasião do encontro para amadurecer o assunto ou tentarmos as ações coletivas. Conseguir a liminar que nos assegurasse a inscrição no SIMPLES foi uma das iniciativas que não poderia esperar. Com a existência de jurisprudências de 2¦ Instância onde outras academias conseguiram o reconhecimento do seu direito de optar pelo SIMPLES aumentam as nossas chances de obtermos bons resultados. Para maiores informações sobre o assunto, os interessados podem fazer contato conosco. Quanto à formação de Federações e Sindicatos, cuja importância se torna a cada dia maior e sobre software administrativo específico para escolas de dança de salão, as pesquisas foram colocadas nas mãos de especialistas que nos pedem mais tempo para nos indicar as melhores soluções. Agradecemos o interesse do Studio Mineirinho de Dança, de Maceió, da Solange Gueiros, de São Paulo, do pessoal de Florianópolis, do SENAGIG, UNIDANÇA, das administradoras das academias Passo Básico, Pé de Valsa e Espaço Brasil, de Belo Horizonte. Agradecemos também à Ana Carolina Parisi, advogada, que acolheu nossa causa com tanta eficácia.

 


MÚSICA

 

Musicoterapia

 

Todo mundo sabe que a música faz bem para a alma, mas ninguém debruçou-se tanto sobre o assunto como o médico italiano Tomatis. São deles as conclusões:

 

Mozart é o que provoca melhores efeitos terapêuticos com a sua música harmoniosa. Sabe-se que Mozart ouvia música no útero da mãe, pois seu pai era músico. As mesmas pesquisas não recomendam Beethoven, que faz uma música que cansa as pessoas e que é ensurdecedora - ele mesmo acabou surdo. As composições de Bach, que são muito iguais, são vistas pelo médico como restritivas. Já o canto gregoriano é altamente recomendado pelo seu ritmo orgânico, igual ao do coração e da respiração, e que coloca o paciente em harmonia.

 

Seria interessante se um médico brasileiro, digamos o Dr. Alface, fizesse uma pesquisa a respeito dos efeitos do forró na cura dos reumáticos.

 

Discos Recomendados

 

 


INTERNAS

 

A Prática na sexta

está muito legal

 

*****

Estamos procurando pessoas para formação de QUADRILHA.

 

Deixe o seu nome na coordenação da Mimulus e prepare o espírito para a festa! Apresentação: dia 19 de junho, às 22:00h

 

*****

 

SAÚDE

 

O stress atrapalha o seu sorriso.

As atividades físicas contribuem para a sua saúde.

 

Alunos da Mimulus estão cobertos pelo convênio com a Saúde Sorriso & Cia.

Para ter direito aos descontos, basta apresentar o recibo do pagamento da mensalidade do mês.

 

*****

 

Próxima apresentação da Mimulus Cia. de Dança:

dia 3 de julho, no Galpão da Rua Ituiutaba,

às 22:00h

 

ESPECIAL

 

NOITE DE GALA

 

 

Gustavo Russo e Alejandra Mantinãn visitam Belo Horizonte e se apresentam ao lado da Mimulus Cia. de Dança.

 

É muito difícil sintetizar o trabalho de Gustavo e Alejandra, que dançam juntos desde 1990, e começaram suas apresentações com as orquestras de Oswaldo Pugliese, J. Basso, J. Dragone e outros, até se integrarem ao Tango Pasión - um espetáculo que desde 1992 encanta as platéias das maiores cidades do mundo. Hector Zaraspe, coreógrafo de Rudolf Nurejev, declarou ao Uit Zuiden de Rotterdam: "...esses jovens são uns dos melhores bailarinos de tango do mundo". Cansativo seria reproduzir os comentários que fazem os "Heralds", o Le Figaro, o La Vanguardia e outros grandes jornais a respeito do casal. Através da Mimulus, Belo Horizonte pode criar sua própria impressão.

 

Juliana Macedo e Jomar Mesquita os conheceram em Gent, na Bélgica, em 1996, onde se fizeram amigos e acalentaram o sonho de estarem juntos em Belo Horizonte. Seleta platéia pode antever o que acontecerá no III Festival de Tango de Paris, em junho, já que os dois casais são convidados especiais para este evento.

 

Innominatum*

 

Luiz Gomide, artista cênico, prêmio da crítica de melhor diretor teatral de 98 (Dois Perdidos Numa Noite Suja) fala sobre o novo espetáculo da Mimulus Cia de Dança:

 

"Que relação pode existir entre a alma humana e o corpo habitado por ela? Precisão de movimentos e clareza de pensamentos, bom humor e fluidez, tensão e sagacidade, caráter, sensualidade e tonicidade compõem, entre outros elementos, a arte de 'Innominatum', um espetáculo fiel a seu tempo. Sua força não se limita às fronteiras de nenhuma escola em particular, mas beneficia-se do que há de melhor em muitas delas.

 

O domínio rítmico, a elegância que habita esqueletos e músculos e a limpeza coreográfica parecem extraídos da técnica clássica de dança. As danças em parcerias e os salões são trazidos de tantos nascedouros genuínos espalhados por todo o mundo. Personagens, máscaras, palavras e cenografias vêm das tantas escolas teatrais e circenses. Tudo isso sem a rigidez de contornos limitadores, mas com a abertura propiciadora da riqueza das linguagens vivas e da genialidade do universalismo humano.

Uma exposição da síntese "corpo/espírito" é o presente da Mimulus Cia. de Dança para todos nós".

 

(*) O que não tem nome

 

CINEMA

 

Próxima Parada: Wonderland

 

Mãe coloca às escondidas um anúncio nos classificados de encontros pessoais para ajudar sua filha a resolver problemas amorosos. O filme foi destaque no Sundance 98 e também na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no ano passado. Tem o barquinho, o patinho, a tardinha e todos os outros elementos da bossa nova, o fundo musical da comédia romântica.

O diretor do filme, Brad Anderson, 34 anos, disse que usou a bossa nova por ela ser um "ritmo alegre"... A trilha começa com "Desafinado" e termina com "Wave" e a história mostra o destino aproximando vidas muito diferentes.

 

Para os brasileiros o filme acaba sendo mais divertido. Lá pelas tantas aparece um romântico brasileiro que oferece para a solitária protagonista um paraíso. "Vamos embora para o Brasil, uma terra com o povo mais maravilhoso do mundo e onde se pode comer peixe frito à beira do mar todo dia", diz o tal brasileiro, na verdade interpretado pelo ator americano Alan Gelfant, que viveu muito tempo na Colômbia e fala o português com sotaque americano. Quando ela diz que está arrumando as malas ele diz: "Não se preocupe. Basta uma escova de dentes e um biquíni". O problema era que eles vinham para São Paulo.

 

Há um longo espaço para que os atores discutam o que é saudade que, segundo a velha história, não tem exata tradução em outras línguas. O filme, enfim, é uma homenagem ao Brasil, não cai no estereótipo do malandro, nem fala da violência, mas de uma terra boa.

 

 

PROGRAMAÇÃO MIMULUS

 

NOSSA PROGRAMAÇÃO:

 

Início de NOVAS TURMAS de Samba, Bolero, Swing e Noções de outros Ritmos, às 21:30h, todas as quartas-feiras

e todas as segundas-feiras, às 18:30h

 

Samba no Pé para Iniciantes, toda quarta, às 18:30 horas.

 

Tango para iniciantes

Novas turmas de Forró

 

Participe da nossa Prática gratuita toda sexta-feira.

Aproveite a oportunidade e comemore o seu aniversário e o de seus amigos conosco.

 

VALOR DA MENSALIDADE:

R$ 67,50 por 2 horas semanais no mesmo programa

 

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

 

Em 1995 alguém perguntou por que não participávamos do Festival de Joinville. Por causa dessa pergunta muita coisa aconteceu:

 

Revendo esta Cia. fantástica, surpreendente, invencível, incrível, corajosa e meio louca, hoje a descobrimos quase a mesma. Novos elementos a incorporaram, mas o núcleo permanece. Perdemos cinco elementos: um deles continua dançando sem compromisso; uma mudou, casou, descasou e voltou mudada; outra virou mamãe full time, uma outra simplesmente nos abandonou e, o outro, Jesus o proibiu de dançar. Esse a gente não se conforma. Realmente tem hora que é difícil aceitar os planos de Deus. Por que lhe foi proibido dançar e permitido tocar guitarra numa banda evangélica, onde permanece até hoje?

 

INTERCÂMBIO

 

Voltaram felizes de Madrid Jomar Mesquita e Juliana Macedo. Por lá já se ouve o samba que é bem dançado por empenhados alunos do Círculo de Baile. Nas malas, trouxeram os exemplares da Revista Musica y Bailes que vale a pena conhecer. Informações pelo e-mail <mbsalon@arsys.es>.

***

Recebemos o folder da Associação de Bailes de Salão que temos o máximo prazer em reproduzir e sugerir a mesma iniciativa no Brasil

 

"Paso a Paso"

Associación de Bailes de Salón

Quem somos?

Um grupo de pessoas com uma paixão comum pelos bailes de salão, interessados em sua investigação, aprendizado e difusão como atividade lúdica e cultural. Alunos, professores, amigos e aficionados, escolas, salas, e outras entidades.

 

Do que necessitamos?

Da colaboração de todos e, quanto mais sejamos, melhor!

 

O que pretendemos?

Ajustarmos às origens de cada um dos bailes em sua forma mais tradicional, buscando um equilíbrio para manter uma base comum que facilite esta atividade social sem perder a liberdade da interpretação individual.

 

Qualidade de ensino

Padronizar os fundamentos e conteúdos mínimos a ensinar

Assessoria técnica

Assessoria jurídica

Educação musical

Valorizar e manter o espírito da dança de salão como atividade social

Conservar os bailes de salão

Criar um Centro de Referência com informações gerais (músicas, livros, etc.)

Gerar um boletim informativo

 

O que vamos fazer?

Organizar tantas equipes de trabalho quantas sejam necessárias para tornar realidade as demandas dos grupos que formam a associação. E, de forma mais imediata:

- organizar cursos com professores nacionais e internacionais

- dar informações de escolas, salas, e professores existentes

- caixa de sugestões

- fóruns de intercâmbio

- cursos de formação com possíveis descontos para os associados

- bolsas de trabalho

- excursões e viagens

- criação de um protocolo e normas de comportamento

- publicidade e promoção direta e indireta

- colaboração em eventos

- conferências

- possíveis descontos em salas, escolas e cursos

 

A correspondência de interessados deve ser enviada para a Paso a Paso, Associación de Baile de Salon, cuja sede provisória é: Génova 17 1í - Madrid - Espanha

A taxa de inscrição é de 6.000 pesetas (36,06 euros), que correspondem a 68,00 Reais.

 

FAX

 

De: Baby, Belo Horizonte

Para: Cláudia Mineiro,

residente nas Ilhas Canárias

 

Prezada Cláudia Mineiro,

 

espero que esteja tudo bem com você. Eu me senti péssima trocando o dia do seu casamento, mas você sabe como a Mimulus me envolve nas suas loucuras... que continuam. Tanto assim, que lhe escrevo às três da manhã. Fico andando com o seu cartão, que ficou muito tempo no nosso mural e depois trouxe pra casa. Ficou andando pelo meu escritório e toda hora eu via a Ilha de Tenerife na minha frente. Deve ser linda! Qualquer dia fujo e vou conferir.

 

Jomar e Juliana estiveram em Madrid e adoraram ver os espanhóis dançando samba direitinho, tocando samba nos bailes - coisa que não acontecia antes. Você vai matar as saudades... Eu até pensei que eles poderiam ter tirado um tempinho e visitado vocês, mas, foi tudo tão corrido que não tive tempo de olhar se Tenerife ficava longe ou perto. Uma outra coisa que dificultou foi colocar o seu endereço no computador - ele tem tantas informações que não couberam na nossa etiqueta. Até que então achei mais fácil lhe escrever por intermédio do jornal.

 

Estamos aqui, num ano sobretudo difícil, no entanto continuamos com a nossa vidinha já que a vida inteira lutamos com dificuldades. A Escola está cheinha de alunos novos e antigos, muita gente linda. A Cia. está ótima. Esse ano tem sido sobretudo melhor. Começamos nossas apresentações em fevereiro, temos tido sempre a casa cheia e o espetáculo me pega sempre de surpresa com os figurinos de última hora.

 

Sentimos saudades suas, como aluna, monitora e como bailarina. Estamos torcendo muito para que você esteja feliz com o seu marido e que tenha voltado a dançar. Às vezes algumas alunas me confidenciam que estão desiludidas por falta de parceiros. Eu sempre digo a elas que de repente as coisas podem mudar e me lembro de você me dizendo: "estou indo para a Espanha para fazer um curso de dança". Daí a pouco você volta e diz: "estou indo para a Espanha. Conheci uma pessoa e vou me casar". As princesas sempre encontram seus príncipes. Não é assim?

 

Mande notícias sempre. Um grande beijo em nome de todos nós.

 

Baby

 

CARTAS E E-MAILS

 

Eu li no Jornal o que vocês fazem pelas crianças carentes. Nossa família é carente de tudo, só não é de dignidade. Eu quero colocar meus filhos num caminho certo desde cedo. Quero que eles comecem a trabalhar logo. Isso porque eu não conformo com o governo em falar que menor não pode trabalhar cedo porque é exploração, mas protege os que roubam, derrubam adulto na rua, podem matar, usar drogas e a polícia não pode fazer nada por causa da Constituição. Então fica meus parabéns pelo trabalho que vocês fazem".

Maria da Conceição de Souza - Belo Horizonte

 

"Eu queria que vocês fizessem uma matéria sobre bolsistas nas academias de dança. Não consigo ver como um investimento em pessoas que não podem pagar por suas aulas, nem vejo muita caridade nos proprietários das academias. Vejo que estão é usando mão-de-obra gratuita. Essa é a minha opinião".

Maria Aparecida Rocha - Belo Horizonte

 

"Mimulus é um floral de Bach que dá coragem aos tímidos. É contra o medo. É para isso que a dança de salão serve. Vi a foto da Baby no jornal. Ela é o máximo e o jornal é mega bem escrito. Eu sou um malhador compulsivo e tenho lido os jornais da Baby na bicicleta ergométrica. São ótimos. Hoje o pessoal pediu para ler na academia e adorou. Estou quase assinando esse jornal. É além da conta de bom. Acho que todos deveriam assinar também. Pelo que tenho visto, a Mimulus é uma academia fantástica. Sou bem capaz de ir a BH só para conhecê-la.

Tenho grandes amigos em BH da comunidade dançante. Todos são excelentes professores ou bailarinos. A mulher mineira é uma mulher muito doce e sedutora, como todo homem acha legal - com todo o respeito. A fala mineira é gostosa e nos remete a tempos imemoriáveis. A fala mineira nos faz lembrar de uma avó mineira que nunca tivemos, mas deveríamos ter tido. Gente, essa frase vai entrar para a história! Nem Oto Lara seria capaz de cunhar uma frase tão legal. Quero meus direitos autorais".

Caesar Nijinsky - Rio de Janeiro

 

"Aqui é o Pedrinho, de São Paulo, que esteve aí para conhecer a Mimulus. Lembram de mim? Agora eu também estou na Lista. Não vejo a hora de visitá-los novamente. Um forte abraço para a Baby, João, Jomar e Juliana".

Pedro de Oliveira Vasconcellos Filho - São Paulo

 

"Obrigado pela acolhida. Fiquei bastante impressionado com a Mimulus. O espaço, a organização, a qualidade da aula e a simpatia das pessoas... Vocês estão de parabéns. Estamos pensando em formar um grupo para ir dançar em um dos bailes de vocês em breve. Acho que o intercâmbio é essencial pra gente crescer".

Luiz Claudio Cunha - Brasília

 

"Estive aí no dia 24/04/99 e dancei uma coreografia feita pelo Denilson. Fiquei encantada com o show que vocês apresentaram. Estão de PARABÉNS!!! Foi ao mesmo tempo muito engraçado, lindo e surpreendente. Foi maravilhoso ter participado deste evento. Agradeço também em nome de meus colegas que também se apresentaram. Vocês estão gravados em minha memória pela simpatia e profissionalismo. Um super abraço a todos e sucesso, pois vocês merecem. Em especial, um abraço para o Carlos".

Úrsula Natacha Andrade - Santa Luzia

 

"Parabéns pelo último show! Foi fantástico! Volto a dizer que quando a gente acha que não há mais por onde melhorar vocês nos surpreendem com a excelência! Este show, em especial, foi um espetáculo de técnica, números de maior dificuldade, humor de primeira no programa e fora dele. A interpretação saltou aos olhos em todos os números, a inteligência nas coreografias e nos detalhes e bom gosto no figurino. Teve até sapato no mais recente estilo Prada! E isso tudo com o bom e velho carinho de sempre para nos receber. O baile foi perfeito! A nossa mesa reunindo, depois de tanto tempo e tantas histórias, pessoas que só se conheceram por causa da Mimulus e que se tornaram amizades para se ter por toda a vida. E éramos uma ilha de conhecidos numa multidão de alunos novos! Que bom ver esse renovo da escola e a casa cheia! Com os melhores desejos de sucesso, crescimento, reconhecimento dentro de um clima sempre amigo, alegre e de amor pelas pessoas e pela dança! Carinhosamente",

Maria Juliana - Monte Claros

 

 


Assine o Jornal "Mimulus em Movimento" ,

consiga mais duas assinaturas e ganhe uma camiseta

do "Projeto Dança com Arte", como brinde.

 


EXPEDIENTE

 

Mimulus em Movimento

Ano III - Ní 13 - Maio de 1999

Publicação bimestral da Mimulus Dança de Salão

 

Diretora responsável: Baby Mesquita

Jornalista responsável: Antônio C.de Oliveira - Mtb 3425

Fotografias: Jomar Mesquita

Diagramação e montagem: Bitransitivo (481.6186)

Impressão: Jornal Balcão

Tiragem: 3.000

Distribuição: gratuita

Endereço para correspondência: Rua Ituiutaba, 325 - Prado - CEP 30410.660

Fone: (031) 295.5213 - Telefax: (031) 344.2882 - Belo Horizonte, MG

e-mail: mimulus@uol.com.br

Este jornal pode ser acessado na Internet no endereço:

http://www.dancadesalao.com/agenda

 

Proibida a reprodução total ou parcial do material publicado, exceto quando autorizada pelo diretor.

 

 

 

Hosted by
Agenda da Danca de salao brasileira