Ritmos
Bolero - Há divergências no que se refere à origem do Bolero. Alguns dizem que nasceu na Inglaterra , outros dizem que nasceu na Espanha. No entanto o Bolero tornou-se mundialmente conhecido através de sua difusão no México, país que o adotou como seu principal ritmo. Seu surgimento data do século XVIII. Este ritmo tem um tom romântico, caracteriza em seus movimentos uma eterna busca da conquista da mulher amada, que por sua vez seduz o parceiro, fazendo assim a beleza do Bolero.
Fox Trot - Surgiu nos Estados Unidos da América na década de 10, quando existiam nos salões de bailes grandes festas animadas por orquestras que encontraram neste ritmo o caminho ideal para alcançarem o sucesso. Nessa época a dança teve grandes avanços, pois começavam a surgir novos estilos estimulados pela necessidade de mudança. Animada por este ritmo de passos descontraídos começava a ser largamente difundida por todo o mundo.
Cha-cha-chá - Este ritmo originou-se em Cuba na década de 50; seu nome nasceu, segundo consta, do som dos pés dos dançarinos quando estes dançavam o mambo.
O cha-cha-chá é um ritmo que pode ser dançado alternando passos efetuados juntos ou separadamente pelo casal, sendo que sozinho o dançarino tem a possibilidade de efetuar uma variedade maior de movimentos, dando um toque pessoal à seus passos, que no entanto, devem ter sincronismo com os do parceiro.
Valsa ( Vienense ) - Por ter sido largamente difundida nos países europeus, a Valsa é um dos ritmos em que encontramos maior dificuldade para confirmarmos suas origens, além do que, existem variações de passos básicos que fazem com que o ritmo mude de nome ( Valsa de Dois, Valsa de Três, Valsa Vienense ), cada qual com um país de origem. Adotaremos como país de origem a Suíça , apesar de que alguns dizem que ela se originou na Alemanha. A Valsa começou a ser mais difundida a partir do século XIX. Este ritmo era muito dançado pela alta sociedade nas festas que aconteciam em grandes salões ou ainda nos castelos europeus.
Tango
- Dança popular argentina; nasceu no século XIX nos bairros pobres deste país, no entanto este ritmo foi marginalizado pela maioria dos argentinos. No início deste século, o tango teve grande sucesso na Europa, principalmente na França, onde era dançado em Night Clubs. Tendo ganhado força com este acontecimento, voltou a ser dançado na Argentina, desta vez com grande aceitação dos argentinos, que o difundiram para todo o mundo.
Swing - A explosão do Swing se deu nos Estados Unidos da América nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial e espalhou-se por todo o mundo devido a alegria contagiante de seu ritmo. O Swing tem uma particularidade em suas coreografias que são muitas vezes acrobáticas, motivo pelo qual na maioria das vezes é dançado individualmente ou mesmo com uma distância maior entre os dançarinos. A rapidez de seus movimentos transmite grande energia à seus praticantes, causando grande furor na pista de dança.
Country - O Country é originário dos Estados Unidos da América, mas alguns aspectos deste ritmo foram introduzidos por seu colonizadores, os ingleses. Este ritmo já era dançado na época em que as caravanas partiam para o interior do território americano afim de povoá-lo. Pode ser comparado ao Forró que tem maior aceitação no interior do Brasil. Este, como muitos outros ritmos, tem diversas variações em seus passos básicos, mudando de região para região, que muitas vezes imitam os peões nas suas tarefas cotidianas.
Salsa - Ritmo alegre e descontraído é originário de Cuba, contudo é bastante difundido em muitos países, dentre estes a Colômbia, onde é dançado em movimentos mais arredondados. Pode ser considerado uma fusão de muitos outros ritmos de origem caribenha. O nome Salsa nasceu no final da década de 60. Existem diversos momentos dentro da Salsa, estes são dançados diferentemente, ora juntos, ora separadamente. No auge da música existe uma insinuação explicitamente erótica, que caracteriza o clímax da dança, no entanto este tipo de movimento não é muito efetuado pelos dançarinos brasileiros.
Merengue - Dança maliciosa e "Caliente" originária da República Dominicana. O nome Merengue, segundo a tradição oral, deriva da maneira como os dominicanos denominavam os franceses, colonizadores daquele país. Este ritmo faz parte da cultura caribenha, pois é derivado de ritmos folclóricos, o que é comum em muitos países. Os dançarinos transmitem muita sensualidade com seus movimentos sinuosos e contínuos, que fazem a malícia desta dança.
Mambo - Ritmo "afro-cubano" que como muitos outros tem raízes na cultura de tribos da África. Esta dança é derivada dos povos do Congo, no entanto sua origem como dança social se deu em Cuba, com algumas alterações no que diz respeito ao ritual que fazia parte dos cultos no Congo. Sua origem data do final da década de 40. Foi muito difundido nos Estados Unidos da América na década de 50, sendo um dos ritmos de origem caribenha que mais fez sucesso neste país. Seu tom alegre caracterizado pelo som dos metais, fascinou os cidadãos americanos dessa época.
Samba - Dentro da cultura "afro-brasileira" do início do século, era dançado na Bahia o Samba-de-roda, mas o Samba, como é dançado nos dias de hoje, tem como origem o Rio de Janeiro, com diversas vertentes deste ritmo: Samba de Gafieira, Pagode, dentre outros. O samba começou a ser projetado no cenário musical na segunda metade da década de 10.
Lambada - Ritmo derivado das culturas "afro-brasileira" e caribenha nasceu no nordeste brasileiro e teve seu auge na década de 80, quando foi dançado em todo o Brasil. A Lambada introduziu alguns aspectos da Salsa, Zouk e mesmo do Merengue às peculiaridades do povo brasileiro, que com seu ‘swing’ terminou assim por construir as formas deste ritmo. Tudo isso se deve à miscigenação do povo brasileiro, principalmente do nordeste, que adicionou à nossa cultura diversas peculiaridades de outros povos.
Forró ( Xote ) - Ritmo muito difundido no interior do Brasil. Segundo consta sua denominação se deu pela expressão ‘for all’ ( para todos ), que eram festas típicas do nordeste brasileiro em épocas mais remotas, esta região é considerada o berço do Forró, no entanto este ritmo é dançado em todas as regiões de nosso país e em algumas regiões, como no Sudeste, é dançado diferentemente. O Forró-Xote é um exemplo disto. Os dançarinos do Forró praticado no nordeste executam seus passos com grande agilidade, pois esta vertente do ritmo é mais rápida do que o Xote, que é dançado mais suavemente.
Polca – Estilo adotado por boêmios. Nasceu na Checoslováquia, foi muito difundido em meados do século XIX.
Zouk – Ritmo originário do Caribe, de países com colonização francesa. Esta dança é muito difundida em diversas partes do mundo; no Brasil existem muitos adeptos deste estilo.
Blues – Variação bem próxima do Fox Trot , só que com ritmo mais lento. Muito difundido entre os negros norte americanos, que se identificaram com este estilo de música. Seu nascimento data da década de 20.
Charleston – Ritmo alegre e extrovertido. Segundo consta pode ter sido originado no Fox Trot, seus movimentos são frenéticos e às vezes até exagerados. Surgiu na década de 20.
Rock’n Roll – Ritmo norte americano, juntamente com o Swing foi muito difundido após a Segunda guerra mundial. A alegria desta dança contagia à todos.
Jive – Ritmo do interior dos Estados Unidos da América; com movimentos enérgicos e rápidos. Nasceu em meados da década de 40.
Quickstep – Muitas danças através dos tempos sofreram mutações, inclusive em seus nomes. Segundo consta este ritmo é uma vertente do Fox Trot, dançado mais rapidamente.
Milonga – Dança originária de subúrbios. Muito dançada na Argentina e Uruguai. Nasceu no final do século XIX. Existem muitas características deste ritmo no tango.
Rumba – Este ritmo tem diversas vertentes e formas diferentes de dançar em alguns países, como os Estados Unidos da América e Cuba, país do qual é originária.