Especiais:

A dança no cinema

As cinzas de Deus, o primeiro longa metragem de dança contemporânea

 

As Cinzas de Deus, primeiro longa metragem que mostra um espetáculo inteiro de dança contemporânea, entrará em cartaz dia 12 de setembro, com pré-estréia dia 11, no Cinesesc. O filme será lançado em três Estados brasileiros durante setembro – São Paulo, Minas Gerais (Espaço Unibanco Belas Artes) e Rio de Janeiro (Festival BR de Cinema).

Inspirado no poema clássico de Ovídio, "Metamorfose", que aborda temas como criação, transformação e morte, As Cinzas de Deus é uma proposta totalmente inédita e dirigida para um público muito especial, que sabe (ou procura) entender e apreciar dança. Não se trata de um filme para carreira comercial normal, por isso a temporada será de poucos dias.

O roteiro é uma coreografia de Fernanda Lippi, com os bailarinos Tuca Pinheiro, Heloísa Domingues, Ricardo de Paula, Jacqueline Gimenes e Marise Dinis, que já dançaram ou ainda dançam em consagradas companhias, como Grupo Corpo e 1º Ato. Realização da Cia Zikzira Teatro Físico e produtora Maverick Motion, co-produzido pela Televisão Suiça DRS, com direção de André Semensza, fotografia de Marcus Waterloo, edição de imagens de Simon Sikes e trilha sonora de Kid Loco. Com 73 minutos, a edição foi finalizada em Londres.

O filme foi totalmente rodado nas ruínas abandonas de uma estação de trem do século 19, em Ribeirão Vermelho, Minas. A locação demorou pouco mais de dez dias, em condições muito difíceis, em que até os bailarinos tiveram que ajudar a limpar e o chão repleto de entulhos e cacos de vidro. A atmosfera e o cenário da estação sugerem um mundo irreal, filmado a luz de velas, e onde a câmera vai buscar detalhes fragmentados de corpos e gestos que expressam delírio. A coreógrafa Fernanda Lippi conduz os movimentos aguçando a sensibilidade e criatividade dos bailarinos. A partir de estímulos externos que provocam sensações como dor, frio, calor, sufocamento, o filme explora as possibilidades da comunicação física. A entrega total dos bailarinos à interpretação de suas emoções e memórias confere grande intensidade dramática a este poema visual.

A trilha sonora é composta por melodias românticas, algumas delas antigas canções latinas e tangos. Música clássica e mixagens de Kid Loco formam um campo sonoro que mantém o clima de mistério e liga a dança ao ritmo da trama. A composição total dará origem a um CD, em breve à venda no Brasil, e que vale a pena ouvir pela intensa carga de emoção que transmite.

SERVIÇO

As Cinzas de Deus

Pré-estréia: dia 11/Set.

Estréia: 12/Set.

Cinesesc – R. Augusta, 2075

Tel. 3064-1668

www.ascinzasdedeus.com

Milton Saldanha

Jornalista

Indicações e parcerias

assine nosso boletim gratuitamente

Imprima esta matéria

 

 

Produzido e  administrado pela  Page Free Design - 2003