Especiais:

O brasileiro Bill Kishikawa vai julgar dançarinos asiáticos

 

Bill Kishikwa, mestre em ballroom dance (dança de salão internacional) e titular da Kishikawa Dance Academy, na Liberdade, será o primeiro brasileiro a participar como juiz oficial do Asia International Dance Championships, neste setembro, em Hong Kong. Trata-se de um grande torneio de ballroom dance, com 10 modalidades, reunindo representantes dos mais diversos países asiáticos. O convite surgiu pelos contatos que ele mantém regularmente com a dança asiática, já tendo participado como competidor de outros eventos, e também pelo diploma que conquistou em janeiro deste ano da IDTA – International Dance Teachers Association, da Inglaterra. Para obter o título teve que prestar exames teóricos e práticos, em outubro de 2002, dançando acompanhado e também sozinho.

Kishikawa nasceu no Japão e se naturalizou brasileiro. É engenheiro eletrônico, aposentado, e foi diretor industrial em multinacionais durante muitos anos. Sua academia completou dez anos em junho último, festejados com grande festa, e ele calcula que já tenha ensinado o ballroom para mais de 300 pessoas nesse período. Em 2000, competindo no I São Paulo International Dance Competition, organizado por Fabio Bonini e Danielle Areco, foi premiado como melhor professor (Award of Top Teacher).

Bill Kishikawa, cujo nome verdadeiro é Yoshiaki Kishikawa, contabiliza experiência de 33 anos em dança internacional, dos quais dez como professor. Sua escola foi fundada em 1993, e desde então ele não parou mais de viajar anualmente em busca de reciclagem e aperfeiçoamento técnico. Esteve várias vezes no Japão, Europa, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, participa sistematicamente de todos os eventos ligados ao ballroom dance, como ocorreu nas três edições do International Dance Competition, em São Paulo e Rio de Janeiro.

Muito estimado por seus alunos, quase todos japoneses ou descendentes, Bill Kishikawa é apontado também como muito exigente, ao que retruca, com bom humor: "Depois do exame da IDTA fiquei ainda mais rigoroso". Postura, a propósito, que vai ser decisiva na sua nova imagem como juiz oficial do Asia International Dance Championships, um marco na carreira e que mereceu elogios inclusive do cônsul geral do Japão, Hiroshi Watanabe, pelo que representa de prestígio para a colônia de São Paulo.

As especialidades internacionais, ensinadas na Kishikawa Dance Academy (rua Pandiá Calógeras 108, Liberdade), são cha cha cha, jive, paso doble, quick step, rumba, samba, slow fox trot, tango, valsa, entre outras. 5687-6863 ou 5548-3733. www.geocities.com/kishikawa_dance

Milton Saldanha

Jornalista

Indicações e parcerias

assine nosso boletim gratuitamente

Imprima esta matéria

 

 

Produzido e  administrado pela  Page Free Design - 2003