Compasso do Leitor

Zais festejará 15 anos com baile especial

Dia 23 de agosto, sábado, com bailes à tarde e à noite, o Zais festejará 15 anos, oferecendo um grande bolo e champagne, com a participação especial da banda Styllo Music Show.

O Zais, hoje uma casa totalmente integrada à comunidade da dança de salão, foi inaugurada em 1989, com baile ao som da banda Os Cariocas. Naquela fase, estava na moda em São Paulo abrir casas imensas, para mais de mil pessoas. O Zais, com sua capacidade média para cerca de 300 pessoas, capitalizou isso como vantagem. Os clientes passaram a conhecer funcionários até pelo nome, os dançarinos foram se tornando amigos, e tudo rolou num clima sempre muito agradável, com aquela integração que se tornava impossível nas casas de grande porte.

A partir daí o Zais foi se tornando uma casa amiga e intensamente procurada pelas academias e dançarinos. Este jornal, por exemplo, festejou no Zais um dos seus aniversários, uma festa memorável. Perdeu-se a conta das academias que fizeram o mesmo. Certa vez sediou até uma pequena mostra de dança de salão, quando isso era novidade, e que durou alguns dias, com a casa sempre lotada.

Alguns nomes muito conhecidos e respeitados no meio, como Walter Manna, hoje do Avenida Club, tiveram na pista do Zais um dos seus primeiros palcos. Walter Manna se apresentou em algumas ocasiões, dançando tango, sua especialidade, sempre calorosamente aplaudido. Contavam-se nos dedos os tangueros da cidade.

Outro momento marcante da história da casa foi a fase das quintas-feiras das academias. Mal terminavam as aulas noturnas e todos corriam para o Zais, onde muito samba e pagode agitava a galera. Dezenas de professores de hoje tiveram naquelas quintas uma verdadeira escola. Hoje, são as sextas para as academias, inclusive com licença para panfletagem. O perfil do meio mudou muito, mas ainda são encontrados verdadeiros "veteranos" do Zais, que se integram alegremente com as novas gerações de dançarinos. Um deles é o professor Fernando Di Mathus, antigo freqüentador, e que desde 2002 dá aulas na casa todas as sextas-feiras. Na ala feminina, entre outras, a professora Leonor, com turmas nas segundas.

Zais, "a casa mais dançante". Nosso Zais, sempre!

 

Milton Saldanha

Jornalista

Indicações e parcerias

assine nosso boletim gratuitamente

Imprima esta matéria

 

 

Produzido e  administrado pela  Page Free Design - 2003