Ano II - Nº 07 - Janeiro de 1998

 

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Agenda da Dança de Salão Brasileira

 

Que a cada pôr-do-sol de 1998 possamos comemorar a harmonia entre os homens, as mulheres e as crianças e celebrar a vida.

O projeto "Ao Pôr-do-Sol", da Mimulus Dança de Salão, vai criar algumas oportunidades para você.

OPINIÃO

COM A PALAVRA:
CAROLENE HINDS E RUSSELL SARGEANT

Os simpáticos lindy hoppers que participaram dos espetáculos e da vida da Mimulus em novembro, falam de suas experiências e fazem recomendações:
"A viagem foi extremamente benéfica e surpreendeu-nos o alto nível dos dançarinos que encontramos, um reflexo do trabalho de Jomar e Juliana. Não esperávamos ver pessoas de idades tão variadas e tantos jovens dançando lindy hop. As apresentações acrescentaram muito para nós. Ficamos impressionados com a variedade de estilos de dança com os quais a Mimulus Cia. de Dança trabalha e com o seu profissionalismo.

Os alunos estavam sempre muito atentos às aulas, concentrados nas correções que fazíamos. A ajuda da tradução foi excelente, pois foi possível enfatizar a história dos estilos de dança situando-os no seu devido contexto. O grupo tem uma atitude muito positiva em relação ao lado artístico da dança, o que fica evidente no entusiasmo de suas apresentações. O progresso dia após dia, a cada aula, foi estimulante, pois, embora os dançarinos já tivessem prática com a dança, havia alguns pontos específicos a serem trabalhados. Em particular, na posição agachada (get down position) que faz com que haja tanta distância na maneira como o passo básico (lindy turn, swing out) é executado.

São necessárias sérias considerações com respeito à força e resistência física dos integrantes do grupo para que o lindy hop possa ser praticado no máximo de seu potencial. Deve ser dada a atenção necessária ao aquecimento de todas as partes do corpo, da cabeça à ponta dos pés; exercícios aeróbicos para melhorar a resistência e exercícios de força (especialmente para o abdômen) para ajudar as meninas nos passos aéreos e, para todos, flexões visando aumentar a flexibilidade e a força dos braços. Salientamos a necessidade do uso de calçados com solado mais macio para amortecer os impactos conseqüentes dos movimentos aéreos.

Pedimos a todos que se lembrem dos professores com os quais já fizeram aula. Olhem para trás para continuar avançando, mas, sem medo de usar criativamente o material que já possuem. Apreciem a experiência com Jazz Dance em seus diversos estilos.

Gostamos muito de ficarmos hospedados com a família Kurtz. Eles nos possibilitaram aprender um pouco da língua e da cultura brasileira. Experimentamos diferentes comidas, adoramos a música brasileira e a histórica cidade de Ouro Preto. Antes de nossa visita não conhecíamos nada do Brasil - nenhuma pessoa ou lugar. Mas, agora, sentimos que este é um país que amaríamos retornar.

A Mimulus, ao incluir o lindy hop em seu repertório, começou uma jornada num mundo da dança que lhe trará muitas horas de novos conhecimentos e emoções. Nós desejamos a ela: boa viagem".

NOVA TURMA DE LINDY HOP, TODA SEGUNDA-FEIRA

ÀS 19:30H, NA MIMULUS.

PANORAMA

Aquarela Brasileira

"O tempo do trabalho em silêncio já passou. Há muito 'barulho' nas Gerais e a dança é um dos maiores". Anuncia o Jornal carioca "Dança, Arte e Ação" na reportagem Aquarela Brasileira - BH - edição de novembro. Na capa, uma foto de Jomar Mesquita e Juliana Macedo. A matéria fala da Mimulus Dança de Salão e do FID - Festival Internacional de Dança - e exalta o intercâmbio que cada um deseja alcançar em seus eventos e iniciativas. Na verdade, houveram dois Festivais Internacionais de Dança em Belo Horizonte. Um de dança de salão, que a Mimulus promoveu, trazendo argentinos e ingleses e, o outro, de dança, trazendo também grandes talentos mundiais, inclusive os belgas. Juntos, porém separados. Por enquanto...

Contradições

É importante ver no mundo atual as contradições: a imprensa tem apontado como o som do futuro as batidas eletrônicas produzidas por DJs que mixam os rocks de todas as décadas, nunca estudaram música e nem tiveram suas bandas... o que dá um pouco de medo. Uma música em desarmonia com o coração, onde nos levará?

De Novo os Anos Vinte

Talvez para se salvar, o futuro não se cansará de ter olhos para a década dos transgressores. Tempo em que o mundo possuía, vivos, Charles Chaplin, Sigmund Freud, Coco Chanel, Isadora Duncan, Henry Miller, Anais Nim, Scott Fitzgerald, sem falar na norte-americana Louise Brooks que no filme "Caixa de Pandora" beija outra mulher. Nascia o Gato Felix e Bety Boop. Pois, aí vem Madonna encarnando nas telas a fotógrafa Tina Modotti, adepta do amor livre em pleno anos 20. Art-decó, ar de cabaré - muito fox e charleston.

Nome Complicado para uma Boa Cabeça

Björk Gudmundsdóttir, a islandesa mais famosa da atualidade, lança o seu disco "Homogenic". Excelente fundo musical para um mundo de coisas e pessoas, bem indicado principalmente para os DJs que saem de um baile com a cabeça cheia das reclamações dos dançarinos e jornalistas que escrevem Panoramas. Não dá para dançar como a Cabassa.

Completamente rural, completamente moderna. Assim ela se descreve aos 30 anos e explica que a sua família ainda caça metade do que come. Mal sabe ela que por aqui se caça 100% sendo que 25% vão para os impostos.

Na banda que a acompanha, seis violinos, dois violoncelos e uma caixa de ritmos. Segundo ela, não é sua proposta distrair o público com jogos e efeitos, mas, comemorar as diferentes técnicas musicais descobertas pelo homem. Ela quer passar pelos diversos estados de ânimo: diversão, felicidade, desconfiança, tristeza.

Por que as cordas? "Porque ouvindo violinos temos vontade de chorar"...

Sua teoria é que a corda se identifica com o nosso sistema nervoso - "uma corda vibrando é como um nervo em tensão", diz, e coloca em prática no seu trabalho. Para ela, batidas representam o pulso, o coração. As canções felizes têm 120 batidas por minuto, as agressivas chegam a 160. Uma canção normal fica em torno de 60.

Buenos Aires

No mercado de Santelmo, tanto se ouve o tango quanto os clássicos e na Igreja de Santo Domingo, num órgão de 3.000 tubos também se toca Piazzolla. Andar a pé, de madrugada e sem rumo certo, é um dos melhores programas, embora hajam muitos taxis e mais baratos do que os nossos.

Estafa

Rotina composta por muitas horas de trabalho, pouco sono, muitas preocupações e hábitos ruins de alimentação - aí estão os componentes da estafa - mal capaz de comprometer todo o organismo, podendo levar à hipertensão, ao enfarto, derrames, neuroses graves, depressão e ansiedade.

O lazer deixou de ser um luxo. Quem trabalha muito tem que quebrar a rotina, dançar, conversar, rir, caminhar, organizar a agenda, deixar de lado o perfeccionismo e aprender a respirar. Os exercícios devem ser moderados, mas, constantes. Férias não resolvem se o investimento psicológico for muito alto. As pessoas podem voltar exaustas.

Pegando Fogo no Forró

Muitos artistas, atentos à onda do forró que se espalha pelo Brasil começam a contribuir com música de boa qualidade. Estamos falando de Fagner, Zé Ramalho e principalmente de Shangai - que faz do seu novo disco "Cantoria de Festa" uma aula de arrasta-pé.

Charleston

Plena manhã de domingo. Vinte pessoas aprendiam, em Belo Horizonte, a dançar o charleston. Os muito pragmáticos perguntaram: para quê? E não compareceram. Os muito modernos ligaram-se na Internet. Enquanto outros tantos dormiam, vinte pessoas transgrediam, cultuavam a arte, mantinham a cultura. É gente o suficiente para manter o futuro.

Biodança e Poesia

Rolando Toro Araneda, antropólogo e psicólogo, ao realizar bailes em hospitais psiquiátricos, percebeu que o seu trabalho produzia sensível melhora na capacidade de comunicação e motricidade dos seus pacientes. Não parou mais. Desenvolveu as linhas básicas da Biodança partindo da concepção de que dança significa movimento integrado; de que a vitalidade, a criatividade e a sexualidade, esquecidas em função do condicionamento e da repressão podem ser reativadas pela música e pelo movimento. E escreveu:

GÊNESES:

"E Deus criou o mundo em sete dias.

No primeiro dia criou o Amor e,

docemente fez vibrar, do caos, a vida.

No segundo dia criou o vento

e as sementes do Amor se espalharam por toda a terra.

No terceiro dia criou o mar com suas algas,

seus peixes e a canção das baleias.

No quarto dia criou as selvas, os

pássaros e as feras selvagens.

E, das montanhas, abriram passagens os rios transparentes.

No quinto dia criou a música e em cada criatura pôs um canto diferente.

No sexto dia criou o Homem e a Mulher e lhes deu o conhecimento da orgia e o

cuidado dos filhos.v No sétimo dia criou a DANÇA,

celebrando suas obras".

Rolando Toro

Traduzido pelo psicólogo Rafael Rubens

Dança e Saúde

Embora a estética não seja o seu principal objetivo - o importante é que as pessoas tenham prazer - a dança de salão pode mexer com o corpo de uma maneira diferente. Dependendo do ritmo e do tempo, o gasto calórico pode ser bastante elevado, e pode-se prevenir ou curar a celulite e a flacidez.

Os ritmos caribenhos trabalham a bacia, os ombros e os braços. O swing e seus derivados mexem com as coxas e os pés. A valsa, o tango e o zouk alongam. Os ritmos mais rápidos produzem bom trabalho cardiovascular, sem falar no tango e no bolero que curam as arritmias...

Adrenalina Pura

Foram dois espetáculos impecáveis apresentados pelos alunos da Mimulus, sua Cia. de Dança - que se supera a cada dia - e os convidados ingleses e argentinos. Estes, não pouparam elogios e saíram impressionados com tudo o que está acontecendo por aqui.

De todos os números apresentados, cinco foram escolhidos para o vídeo "Mimulus 7" que sairá na segunda quinzena de janeiro e que inclui o incrível Tanguera, interpretado por Juliana Macedo e Jomar Mesquita, em dois minutos de adrenalina pura.

Apenas 100 cópias foram produzidas. Não deixe de reservar a sua.

Dançaterapia

"O que é terapia, senão uma mudança para sentir-se melhor?" Pergunta María Fux em seu livro "Formação em Dançaterapia". E afirma que quando dança, aos 66 anos, mostra o que tem por dentro e não sente o peso do seu corpo. Vítima de uma grande depressão, percebeu-se dura, estática e só se curou quando voltou a dançar. Na sua dança, cada movimento é uma palavra. Hoje ela busca recuperar corpos endurecidos, fazê-los fluir e retomar o contato com o mundo.

As Grandes Influências da Infância

"Sei o que significa ter fome. De vez em quando a matávamos furtando jaca e manga de quintais vizinhos. Com meu irmão Temístocles, eu conhecia a geografia dessa fome: a geografia dos quintais dos outros. Mesmo assim, foi uma infância feliz..." disse Paulo Feire, o grande educador. Mas, o piano alemão, onde a tia tocava os clássicos, nunca foi vendido...

Gente Pensando em Voz Alta

"...é impressionante como existem mundos diferentes, como o daqueles que têm uma visão progressista e de outros que querem continuar vivendo no seu mundinho, sem produzir nenhuma mudança..."

Acontece muito e é preciso cuidado senão acaba ficando engraçado, como algumas leis dos Estados Unidos: no Kentucky, as mulheres precisam pedir licença aos seus maridos para mudar os móveis de lugar e, em Ohio elas não podem se despir diante do retrato dos homens. Vai ver, tem gente que segue o código até hoje.

circULANDO

Fazendo a História do Swing

O Swing Dance Calendar, de 1998, distribuído pela Edinburgh Society e ilustrado por Fiona Gloag, traz os grandes destaques do swing, as pessoas que fizeram e ainda fazem a sua História.

Janeiro - Cab Calloway: teve uma carreira musical de sete décadas, desde "Cotton Club" do Harlem , até "Blues Brothers" em Hollywood.

Fevereiro - Cout Basie: o seu conjunto Kansas City Jazz colocou o swing junto à música das Big Bands.

Março - Duke Ellington: literalmente um duque, sua orquestra tocava desde o sofisticado swing até o jazz clássico.

Abril - Benny Goodman: começou a tocar aos 10 anos e, aos 18, foi considerado o "Rei do Swing".

Maio - Chick Webb: um elétrico e incansável baterista, cuja banda foi a grande vedete do Savoy.

Junho - Ella Fitzgerald: a famosa "Lady" do swing, que saiu das amadoras noites do Teatro Apollo, no Harlem, para chegar aos maiores palcos de todo o mundo.

Julho - Lionel Hampton: tocava vibrafone, piano e bateria. Foi descoberto por Louis Armstrong e tocou na orquestra de Benny Goodman até formar e dirigir sua própria Swing Band.

Agosto - Big Joe Turner: dos night clubs de Kansas City, seu estilo "Blues Shouting" influenciou as grandes estrelas do rock da década de 50.

Setembro - Wynonie Harris: suas apresentações picantes e escandalosas o fizeram o mais popular artista entre os negros.

Outubro - Frankie Manning: líder do famoso grupo de dança Whiteys Lindy Hoppers dos anos 30, continua até hoje ensinando e dançando nos EUA e na Europa.

Novembro- Carolene Hinds e Russell Sargeant: dois fantásticos dançarinos do grupo inglês Jiving Lindy Hoppers que vêm se apresentando por toda Europa e EUA(*).

Dezembro - Deacon Jones & The Sinners: os "rockin reverands" do Jump Jive Jazz.

Uma das grandes bandas da nova geração inglesa e das mais populares entre os dançarinos de swing.

(*) fosse o calendário para 1999, haveria junto às referências de Russell e Carolene uma menção à viagem de ambos ao Brasil, mais especificamente à Mimulus, em novembro de 1997. Fossemos nós quem descrevessemos Russell e Carolene, teríamos usado, no mínimo, mais dez adjetivos.

O sucesso da dupla se deve não só à competência em apresentações e aulas - eles são grandes "fazedores" de amigos e verdadeiros embaixadores do lindy hop. Não é à toa que eles estão ao lado de Benny Goodman e Ella Fitzgerald. Quando se apresentaram no Lincoln Center de New York, a BBC de Londres mandou uma equipe especial para cobrir o evento.

Pela nossa província passaram, lindos, leves, soltos e banais, como se estivéssemos saturados de arte e de cultura. O fato do lindy hop, do jazz e do swing não serem mais conhecidos por aqui não é muito engrandecedor - se deve principalmente ao comodismo, à preguiça de aprender, à falta de profissionalismo. Quem trabalha com dança de salão tem que saber o que está ensinando. Quem está aprendendo, tem que ter fome.

VERTENTES


A Cabassa

Na Internet, o assunto está pegando fogo: uma dança onde os parceiros não se tocam pode ser chamada de dança de salão? Se a dança saiu dos salões e foi para as academias é correto que o contrário aconteça? Alguns se indignam: "imagine se cada professor resolve criar uma dança... é a espontaneidade que torna a dança bonita e não a imaginação fértil de uma única pessoa..." E perguntam: "que ritmo musical representa esta dança? Ela tem origem popular, quer dizer, centenas de pessoas dançam isto? Tem alguma tradição regional? É conseqüência de algum ritmo já existente, como o samba vindo do maxixe? Ou é um quadro de Salvador Dali?..." Outro pondera: "que diferença faz a falta de tradição popular e em que esta discussão vem colaborar no crescimento da dança em gera?" E lá vem o ponderador: "calma, gente. Dança é sempre bom..."

Mas, afinal, o que está acontecendo?

João Carlos Ramos, o João da Dança, bailarino, coreógrafo e professor, já trabalhou com Lulu Santos, Bia Lessa, Jorge Benjor e Fernanda Abreu. Em Nova York apresentou o seu espetáculo "Mistura e Manda" no "The best of Brazil" produzido por Ana Maria Tornaghi. Chamado às pressas para fazer a abertura da novela "Salsa & Merengue", chegou lá procurando a salsa e, cadê? O que havia era o "Maria". O que fazer? Criar, ora bolas... Chamaram a pessoa certa. João Carlos sempre fugiu aos padrões. É aquele sujeito atrevido que quebra os paradigmas.

Para incomodar muito mais, desenvolveu o trabalho da abertura da novela, criou núcleos, ensinou às pessoas como dançar. Mas, pode homem com homem? Pode. Pode mulher com mulher também. Qual é o ritmo musical? Qualquer um que tenha swing, respondem os novos adeptos, enquanto os conservadores protestam: "vai virar bagunça..."

Juliana Aguiar, fisioterapeuta, grita: "a cabassa é uma dança inteligente, pois, não exige um condutor, tem caráter interativo, privilegia a comunicação. Mais ainda: provoca uma interação dos indivíduos consigo mesmos propondo movimentos que dependem do corpo inteiro. Partindo de duas bases, uma paralela e outra cruzada, a dança evolui no sentido de preencher espaços. Por isto, seu aprendizado é bom". Continua ela: "ao dançá-la, não existe o certo e o errado, existe a disponibilidade, a adaptação, o acolhimento, a entrega, a busca de novos caminhos".

E tem o apoio de Maretis, graduada em educação física, com pós-graduação em bases fisiológicas de nutrição no esporte: "a cabassa é uma atividade basicamente aeróbica. Envolve grandes grupos musculares numa atividade constante e pode ser praticada por um longo período de tempo. A base desta dança combina contração e relaxamento na dose exata, fazendo com que se desenvolva a musculatura sem tensão, diminuindo o risco de lesões. A dança 'pensa' nas articulações, nos amortecedores e na musculatura desde a cintura. Além de beneficiar o corpo, favorece a criatividade".

A Cabassa segundo João Ramos

Por que o nome Cabassa?

Primeiro pela sonoridade, depois porque eu queria um nome bem brasileiro e a cabaça é um fruto que existe no Brasil todo, desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste. Mas eu olhava para a grafia da palavra e sentia que faltava-lhe a sinuosidade. Então usei o recurso da licença poética e, além da dança, ousei criar a palavra com dois esses.

Acha que os mineiros vão gostar desta dança?

Para dançar qualquer ritmo é preciso que a pessoa tenha disponibilidade. Minas, hoje, é um celeiro de dança. A idéia que eu tenho dos mineiros é de muita liberdade com o corpo, buscando mesmo escapar dos limites das montanhas. Não os vejo acomodados,pelo contrário,acho que os mineiros estão dançando muito.

É uma dança para todas as idades ou apenas para jovens?

Eu a recomendo para a família inteira. Para dançar, o espírito é que tem que ser jovem. Eu tenho 35 anos. Não sou um adolescente. Há claro a necessidade de uma entrega energética, mas tanto pode a dança ser aplicada de uma forma vigorosa como tranqüila. O mais importante desta dança é não exigir o casal e favorecer muitas pessoas que não têm parceiros; ser como um jogo...

Como dançar sozinho, ou bem acompanhado, em lugares onde toca aquela música que ninguém ainda definiu o que é, mas que tem um balanço tão bom? Venha conferir com João Ramos

Período: 19 a 23 de janeiro

Horário: 18:30 às 19:30h

Custo: R$ 60,00 por pessoa

Local: Mimulus Dança de Salão

Rua Ituiutaba, 325 - Prado

VAGAS LIMITADAS

INTERCÂMBIO


Enriquecimento Mútuo: é Tempo de Colheita

"Minha história com a Mimulus é de amor à primeira vista. Vem desde quando participava da banca do primeiro concurso de coreógrafos. De longe, por quase seis anos acompanhei o seu desenvolvimento. Hoje, aluna, vejo vocês confundindo os verbos trabalhar, dançar e divertir. Não sei se Jomar e Juliana têm consciência do papel que exercem junto às pessoas, mobilizando o masculino e o feminino, na mais pura concepção. Vejo os meninos (Daniel e Thaís) se transformarem em seres sensuais. Vejo surgir novos coreógrafos (Mauro e Carlos). Vejo a Cia., apesar da carga de trabalho, de alto astral, numa simplicidade que, espero, seja mantida sempre. Depois de 20 anos de dança, voltar a me apresentar em 'Emoções', acompanhada de Eduardo e Roneis, foi, para mim, juntamente com o tango na praça, grandes presentes que recebi.

Eu peço muito a Deus que mantenha vocês com saúde, disposição e plenitude para que a dança e a felicidade continuem a florescer em nossos corações. Agradeço a todos que me permitiram continuar exercendo o ato sagrado de dançar. Feliz Natal e um 98 de muito amor, dança e paz".

Kátia Silvia Cruz - Belo Horizonte

Ex-bailarina clássica, ex-diretora da Anima Cia. e Escola de Dança.

Santa Anunciação

"Mais uma vez tivemos o prazer de receber o exemplar de seu jornal (novembro/97). Tanto nos agradou o 'POIS...' (Panorama, pág. 3) e tão coincidente foi com os nossos pensamentos, que logo o imprimimos em letras grandes para o nosso mural sob o título 'SANTA ANUNCIAÇÃO' (será que Nostradamus também previu isso???), dando os devidos créditos ao 'Mimulus em Movimento'. Demos este título pois, apesar de concordarmos amplamente com o conteúdo, às vezes parece que ainda estamos tão distantes dessas posturas 'iluminadas'.

Que o metier da dança de salão dê um basta ao egocentrismo exagerado, ao marketing distorcido e mentiroso, ao narcisismo até as últimas conseqüências, à falta de escrúpulos, de ética e de honestidade (difícil, né? Mas não impossível, devo acreditar). Viva o ESTILO".

Carla Salvagni - São Paulo

Proprietária da "Cooper Ativa Escola de Dança"

ESPECIAL


Mimulus Dança de Salão

Sétimo Aniversário

Um 1998 cheio de projetos e realizações, novos

horários, programas inovadores e cheios de charme.

PROJETO "AVANÇAR"

Tem como proposta valorizar a dança de salão como arte e possibilitar uma maior troca entre profissionais, alunos e pessoas interessadas em trilhar novos caminhos, partilhando experiências.

As primeiras iniciativas do projeto são os cursos: CABASSA com João da Dança e o curso COREOGRAFIA PARA DANÇA DE SALÃO com Jomar Mesquita, uma partilha de anos de experiência de Jomar Mesquita e da Mimulus Cia. de Dança.

COREOGRAFIA PARA DANÇA DE SALÃO

Objetivo do Programa: proporcionar uma visão geral dos diferentes aspectos que envolvem a arte de coreografar especificamente dança de salão.

Público Alvo: professores, alunos, coreógrafos interessados em iniciar-se ou aperfeiçoar-se nas técnicas e arte de criar coreografias.

Professor:

Jomar Mesquita

Vem somando uma grande experiência no seu trabalho com a Mimulus Cia. de Dança de Salão, tendo sido premiado em diversas mostras e festivais no Brasil e convidado muitas vezes para se apresentar no exterior. Sua flexibilidade possibilita o trabalho com os mais diferentes ritmos e nuances que vão do dramático ao divertido.

Entre outros prêmios e apresentações internacionais, cita-se:

primeiro lugar geral na categoria profissional do Festival de Joinville de 1995;

duas premiações consecutivas na Mostra de Novos Coreógrafos, Rio de Janeiro;

Festival de Uberlândia, primeiros lugares;

Encontro Nacional da Dança, São Paulo, primeiro lugar;

Festival Internacional do Tango de Paris, França;

La Noche de la Pasión, Bélgica;

London Lindy Hop Festival, Inglaterra;

apresentações anuais em diversos espaços de Madrid, Espanha.

Conteúdo:

Coreografia: conceito e processos de criação

Criatividade: conceito e técnicas (palestra proferida por Baby Mesquita - Psicóloga e pedagoga, especializada em criatividade profissional e diretora da Mimulus Dança de Salão).

Música e número de bailarinos

O uso dos diferentes espaços

Temas, estilos e elementos de uma coreografia

Expressão e emoção

Iluminação, figurino e maquiagem

Ensaios e suas diferentes etapas

A coreografia para festivais

Exercícios práticos: improvisação, qualidades do movimento, expressão das emoções

Custo: R$ 100,00

Carga horária: 8 horas

Data: 07 e 08 de fevereiro (sábado e domingo)

Horário: de 10:00 às 14:00h

Obs: Serão exibidos vídeos e distribuído material instrutivo aos participantes.

PARTICIPE

PROJETO "AO PÔR-DO-SOL"

Uma proposta para redescobrir as praças, criar a chance do encontro e mostrar a dança de salão.

Não houve quem fosse ao "Tango ao Pôr-do-Sol", no mês de novembro, e não sentisse estar presenciando uma boa idéia que precisava se repetir. Pois, basta que as pessoas se juntem para que as coisas aconteçam. Foi assim: contando com o apoio do prof. João Bosco Damásio, do Jota, dos alunos e outras academias de dança de Belo Horizonte que o último aconteceu.

Estarmos juntos é mais importante do que criar uma federação. Cooperar é mais chic do que competir; criar espaços para que todos dancem é mais fantástico do que assistir ballroom dance.

O projeto "Ao Pôr-do-Sol" propõe um evento a cada dois meses, sempre com performances, aulas abertas, convidados e surpresas.

PRIMEIRO EVENTO

FEVEREIRO - Aquecimento para o Carnaval

Aula aberta de samba no pé - performances e surpresas

Praça da Assembléia

Dia 15 de fevereiro às 18:00h.

Outros eventos em praças públicas acontecerão no decorrer do ano durante os meses de abril, junho (forró), setembro e novembro (dia 04, em comemoração ao primeiro aniversário do projeto "Ao Pôr-do-Sol", será realizado um baile em praça pública com orquestra e muito mais).

Os locais e temas do projeto serão amplamente divulgados e poderão ser enriquecidos com sugestões de todos que desejarem apoiar.

PROJETO "SARA"

Visa ampliar a experiência de dançar, criando novas oportunidades de integrar a dança a uma vida mais emocionante. Viajar, reunir pessoas, ouvir e falar, criar, desenvolver novas habilidades, aprender a aceitar desafios, cumprir metas e emocionar-se.

Por que o nome Sara?

No jornal "Mimulus em Movimento" número 6, falamos de Sara Cunha Lima, de São Paulo, e de como ela descobriu na dança de salão uma forma de ser reconhecida como pessoa. Pois Sara aceitou o nosso convite para estar em Belo Horizonte, no dia 13 de março, sábado, e falar sobre sua experiência.

GENTE COMO A GENTE DANÇA...

Com esta iniciativa, a Mimulus pretende formar um grupo de pessoas interessadas em trabalhar a dança, a expressão corporal e a capacidade de apresentar resultados.

O programa, que se inicia em fevereiro, inclui aulas de dança de salão; aulas de expressão corporal e de teatro; desenvolvimento de trabalhos coreográficos para culminar com a apresentação do espetáculo "Gente como a Gente Dança", em novembro de 1998. Um desafio para pessoas comuns e com mais de 30 anos, que sabem ser a vida um palco, e que se dispõem a colocar no palco um pouco de suas vidas. Serão duas horas de trabalho por semana.

Proposta:

toda sexta-feira, de 19:00 às 21:00h, a partir de 27 de fevereiro. O horário é flexível e poderá ser alterado conforme a necessidade dos participantes e as atividades que estarão sendo desenvolvidas.

Mimulus Dança de Salão

Sétimo Aniversário

Conheça a Nossa Programação para 1998

Aulas de Samba, Bolero e Swing e Noções de Outros Ritmos:

diariamente, inclusive aos sábados,

com novo grupo começando na quinta-feira, às 19:30h

Zouk:

toda terça-feira, às 21:30h

Ritmos Caribenhos:

toda segunda-feira, às 21:30h

(Casino incluído)

Tango:

às quintas-feiras, no horário de 21:30h

Grupo de aperfeiçoamento e iniciação às sextas-feiras, 19:00h

Novos Programas

Lindy Hop:

novo grupo às segundas-feiras, 19:30h

Rock Europeu:

todo sábado, às 16:00h

Forró:

inscrições abertas para iniciantes

Samba no Pé - Intensivo para o Carnaval:

conteúdo completamente reformulado, às terças e quartas-feiras, 19:00h, a partir do dia 20 de janeiro

A MIMULUS CRESCE PARA VOCÊ...

FAX


De: Ricardo Calvo e Marisa Talamoni - Rosário, Argentina

Para: Mimulus em Movimento - Belo Horizonte, Brasil

De volta à nossa cidade, onde chegamos bem, queremos agradecer de todo o coração à Mimulus o convite para que, juntos, festejássemos o seu Sétimo Aniversário e a oportunidade que tivemos para receber tanto carinho e respeito. Pudemos apreciar o trabalho que vocês fazem na preparação de seus alunos, bailarinos, profissionais e artistas e do intercâmbio ativo entre professores de distintos países e danças de todos os tipos.

Queremos agradecer, em especial, a João e Baby a atenção de ambos, a responsabilidade e seriedade na organização de todos os eventos que participamos. Quando, no "Primeiro Festival Internacional do Tango" em Paris, tivemos a honra de trabalhar juntos com os reconhecidos bailarinos e artistas, Jomar e Juliana, a nossa admiração mútua tornou possível esta viagem a Belo Horizonte. Pudemos, então, ver mais de perto o maravilhoso trabalho de Jomar junto aos meninos e adolescentes, assegurando a continuidade de sua maravilhosa arte. Nosso trabalho se assemelha. Ensinamos às pessoas o Tango, a Milonga e a Vals.

No ano de 1886, na cidade de Rosário - uma cidade portuária - nos chamados "Pirigundines" dançavam o tango os "cafishios, os compadritos, os guapos, cocoliches y milongueiros" e ao mesmo tempo iam forjando a nossa história. Hoje, recriamos estes personagens para transmitir a nossa identidade cultural. Nas nossas últimas viagens à Europa pudemos observar que cada vez mais se somam as pessoas que admiram e querem dançar o tango. Quando vimos, porém, no "Tango ao pôr-do-sol", na Praça da Assembléia, mais de 80 pessoas nos acompanhando em uma aula aberta, sentimos o entusiasmo, a solidariedade e a alegria das pessoas de Belo Horizonte e isto se transformou para nós em uma emoção e experiência para sempre inesquecível.

O que ali se passou coincide com o que acreditamos: o tango é o resultado da junção de muitas raças e culturas que se viram obrigadas a conviver. Foi o que se deu com os imigrantes nas cidades portuárias como Buenos Aires, Rosário, Santa Fé, La Plata, Bahia Blanca, Montevideo. Havia entre estas pessoas uma grande mistura de sentimentos e emoções que se expressavam na dança. Cremos que só da emoção, do sentimento e da necessidade de integração se necessita para dançar o Tango. É preciso apenas que as diferentes pessoas queiram se expressar e se comunicar. Não é preciso ser argentino. E esta visita à Belo Horizonte confirma para nós esta verdade.

Agradecemos muito a todos que nos deram a chance de acreditar que o nosso trabalho vale a pena. Hasta pronto,

Marisa e Ricardo

De: Mimulus

Para: Secretaria de Cultura e Educação da Cidade de Rosário, Argentina

A Mimulus Dança de Salão certifica que os argentinos Ricardo Calvo e Marisa Talamoni participaram das comemorações do seu Sétimo Aniversário superando as expectativas como pessoas, como profissionais e como artistas.

Dotados de grande conhecimento, trouxeram a simplicidade dos grandes mestres. Se dedicaram ao ensino e à convivência de forma exemplar, deixando grandes lições de tango e vida.

No "Tango ao Pôr-do-Sol", evento realizado na Praça da Assembléia, dirigiram uma classe aberta. Trabalharam com os nossos alunos e com a Mimulus Cia. de Dança em cursos e oficinas. Participaram do espetáculo Mimulus, Sétimo Aniversário, "Nuevo Dia" onde, mais do que dançar, contaram através dos tipos e ritmos, a história do Tango e a busca da identidade de um povo.

Certificamos que Ricardo Calvo e Marisa Talamoni são, realmente, embaixadores do Tango.

CARTAS E E-MAILS


"Acho muito importante um jornal como este falando da dança em Minas que, pelo que sei, está muito forte".

Marcelo Burdmann - São Paulo

"Emocionei-me com o destaque dado à minha pessoa no último jornal. Gostei muito do 'Mimulus em Movimento', da idéia descrita no artigo Proposta - acho a iniciativa formidável. Coloco-me à disposição para alguma colaboração".

Sara Cunha Lima - São Paulo

"Ontem foi o baile de encerramento do Viola, levei o seu jornal, que fez o maior sucesso".

Douglas Traversin - São Paulo

"Gostaria de cumprimentá-los pelo sucesso alcançado e merecido nesta caminhada; felicitá-los pelo que vocês vêm plantando através da dança. Todo meu carinho para o Jomar e a Cia. de Dança".

Lu Oliveira Ferreira - Varginha

"Adorei a foto da capa do Jornal 'Dança, Arte e Ação' com a Juliana e o Jomar".

Dione Goellmer - Uberlândia

"Ao lermos os jornais, observamos que existem pontos em comum para todos nós que lidamos com a dança de salão e pensamos logo nos erros e acertos que vamos acumulando ao longo da caminhada. Quando li o artigo 'Trabalho e Pão de Cada Dia', vi que não é só por aqui que chovem os pedidos para apresentações de graça, sem levar em conta nem o gasto com transporte e pensei: mais uma coisa em comum..."

Ênio Cáceres - Goiânia

"LEVE A VIDA SEMPRE DANÇANDO com muita alegria. Isso tudo, é claro, recheado com muita paz e harmonia..."

Anna Moura e Marcinho Veríssimo - Rio de Janeiro

"À Mimulus, nosso carinho e gratidão por ocasião do seu aniversário!"

Alunos de dança - CELP - Obras Sociais Pavonianas - Belo Horizonte

"Procure silenciar onde você não possa prestar auxílio".

André Luiz, em mensagem enviada pelos alunos da Mimulus João e Maura

"Que em 1998 seja também repleto de sucessos, muitas realizações e energia. Que Deus ilumine teus passos. Os admiro muito".

Carlinhos de Jesus - Rio de Janeiro

"Recebi o jornal 'Mimulus em Movimento' número 6. Achei a capa um pouco agressiva, mas, o conteúdo, como sempre, um 'must'".

Welfare Joele Pinto - Belo Horizonte

"Agradecemos os jornais, a lembrança e a consideração com os antigos alunos que continuam 'de leve' pelos caminhos da dança e precisando de ânimo e reciclagem. Acompanhamos as atividades da Cia. com admiração e sabemos que os resultados são cada vez mais surpreendentes: é a recompensa pelo trabalho sério, metódico e dedicado de vocês. Queremos cumprimentá-los pela diversidade de eventos, idéias arrojadas e inovações constantes. Com carinho, desejamos êxito e sucesso nos empreendimentos".

Eleonora Ribeiro Fagundes - Belo Horizonte

EXPEDIENTE


Mimulus em Movimento
Publicação bimestral da Mimulus Dança de Salão
Diretora responsável: Baby Mesquita
Jornalista responsável: Antônio C.de Oliveira - Mtb 3425
Fotografias: Jomar Mesquita
Distribuição: gratuita
Proibida a reprodução total ou parcial do material publicado, exceto quando autorizada pelo diretor.