Jornal Dança Floripa - Jornal Informativo da DANÇA DE SALÃO - Fpolis/SC
Ano 01 - Edição 03 - outubro/2000


NESTA EDIÇÃO:





Expediente


Jornal Dança Floripa

Jornalista Responsável : Vanessa Luz - CRJ/SC 1166

Direção Geral, Reportagens e Textos : Maria Laura Flores

Colaboradores : Guilherme Pires, Luiz Augusto Kirinus

Projeto Gráfico, Diagramação e Editoração Eletrônica : Zuraide M. Silveira, Fone 99830659

Impressão : Diário Catarinense

Contatos e Correspondências : (0xx48) 9963-8425

dancafloripa@dancadesalao.com

Rua Belarmino Correa 109

Trindade Fpolis SC





A FUNDAÇÃO DA ACADS


Foi fundada no dia 23 de agosto de 2000 a ACADS – Associação Catarinense de Dança de Salão.

A referida Associação foi fundada com o intuito de promover a dança de salão como atividade física, recreativa, esportiva, social, enfim, como uma atividade global e presente em nossa sociedade.

A ACADS reuniu todos os profissionais e aspirantes a profissionais que vem atuando no mercado de trabalho de Florianópolis de forma mais significativa nos últimos anos, buscando através da união, estabelecer objetivos, metas, planos e idéias.

Na mesma sala, discutindo temas de interesse específico da área, os sócios-fundadores da ACADS reuniram-se por mais de 4 meses até a aprovação do Estatuto que rege tal entidade, sendo que nas entrelinhas ocorreram debates, conversas, resolução de problemas, boas risadas, enfim uma aproximação dos professores de dança de salão da grande Florianópolis.

A ACADS reunirá sócios, formando sub-sedes no interior do Estado e atuando de forma mais significativa com o passar dos dias.

A ACADS já realizou um Festa de Aproximação entre seus associados no Café Cancun em Junho e um evento no Dia do Profissional de Educação Física na Beira-Mar Norte, com apresentações de diversos grupos.


A intenção da diretoria é:


O passo inicial da ACADS foi dados pelos professores de dança de salão, que necessitavam deste primeiro momento para união e uniformização de linguagem na intenção de diálogos.

Agora é a sua vez!

Associe-se a ACADS e participe de eventos, conviva com pessoas de todas as academias, de todas as idades, etc...

Esta entidade é formada por você: aluno, professor ou simpatizante de dança de salão.

Entre em contato e faça parte desta história!


PARTICIPE DO CONCURSO PARA LOGOMARCA DA ACDS!

ENTRE EM CONTATO COM SEU PROFESSOR DE DANçA DE SALÃO.

O VENCEDOR RECEBERÁ UM CELULAR COM LINHA COMO PRÊMIO!



SEÇÃO DO BAbaDO FORTE


Gente, seção nova no pedaço!!!

Esta seção se destinará a recadinhos, indiretas, diretas, fofoquinhas, enfim, vai ser pra você escrever pra gente e dizer aquilo que você queria dizer para aquele gatinho, elogiar aquela gata, comentar aquilo que você sempre sonhou, dar SEU RECADO!!!!...

Mande sua mensagem assinada ou não assinada, e ela será publicada.

Veja as instruções:

  1. Entre na página www.loja.net/master/dancafloripa

  2. Encontre a caixa que manda mensagens e mande sua mensagem sem necessitar assinar!!!!

  3. Se quiser assine seu nome ou codinome.

  4. Você pode também mandar mensagens através de seu e-mail!!!!


Esperamos sua mensagem!!!!




DANÇA DAS CALORIAS


As calorias gastas durante a dança de salão, seja na aula, seja em um baile ainda parecem um mistério.

A especificidade de cada pessoa e de cada ritmo contribuem para esta dificuldade de estabelecermos números exatos para a dança de salão.

A atividade certamente é aeróbia e gasta muitas calorias, mas a literatura existente publica vários resultados sobre o assunto.

A cada edição procuraremos mostrar alguns dados.

Veja os números desta edição:


RETIRADO DE:

O Globo – Ciência e Saúde – 12/04/1998
Antonio Marinho e Leonardo Aversa

“Gafieira, samba, tango, ritmos baianos, rock, charme, suingue, salsa, forró e valsa. Em qualquer modalidade, dançar é ótimo! Além de ser uma atividade lúdica que estimula encontros prazeirosos, queima calorias e melhora postura, fortalece os músculos e desenvolve a coordenação motora e a flexibilidade. Em uma hora de dança em ritmo intenso, como rock ou música baiana, uma pessoa que pesa de 60 a 80 kg chega a queimar 552 kg . isto corresponde a 9,2 kg por minuto. na ginástica, por exemplo, o gasto médio é de 400 kcal por hora, enquanto o gasto calórico do ciclismo costuma variar entre 300 a 600 kcal por hora. [...]

O médico João Curvo só vê benefícios na dança:
Segundo curvo, a dança pode até diminuir a sensação de fome.
‘Quando dançamos, o organismo produz mais serotonina, diminuindo a sensação de fome’ – comenta o médico.

A dança é considerada uma atividade aeróbia, isto é, melhora a capacidade cardiorespiratória e queima calorias.

O professor de Educação Física Walter Tuche, que trabalha com o médico João Curvo, elaborou uma tabela que mostra que algumas modalidades de dança podem ajudar a manter a forma. no rock, por exemplo, uma pessoa que pesa entre 50 e 70 kg chega a queimar quase numa hora (uma média de 7,2 kcal por minuto). se preferir dançar uma hora de suingue, vai gastar um pouco menos: cerca de 240 kcal numa hora. já o forró permite um gasto maior, de até 300 kcal.

Mas Tuche alerta que antes de iniciar aulas de dança ou qualquer aulas de dança ou qualquer atividade física é preciso passar por uma avaliação clínica e cardiológica. [...]”.




CLIQUES LINKS E AFINS

Navegando na NET você pode encontra pessoas e dicas interessantes sobre dança e sobre a vida!!!!

Nos sites abaixo você pode viajar e se instruir.

Confira!

www.abctango.com.ar


www.dancevision.com


www.elvispresley.com


www.esportecatarinense.com.br





SOMOS TODOS OUVIDOS...OU MELHOR OLHOS!!!!


Remeta suas sugestões, críticas, comentários, elogios, qualquer contribuição para o crescimento do nosso jornal e da dança de salão em Florianópolis.

Este Jornal é nosso! De todos vocês!

Envie também textos, matérias interessantes, fotos....

Mande carta para:

Jornal Dança Floripa

Rua Belarmino Correa 109

Trindade Fpolis SC


e-mail para:

dancafloripa@dancadesalao.com





AGENDA DE BAILES E EVENTOS:

07.10 – Festa “Noite dos Ritmos” no SEST/SENAT – ingressos antecipados a R$ 5,00

08.10 – Festa do Rostinho Colado / DJ Daniel Pozzobonn – Creperia Nouvelle Vague Centro

.10 – Noite de Forró e Zouk – Promoção Fabiano Narciso e Sheila Ludwig

21.10 – Festa da Seresta na AABB Coqueiros ... Informações com Graciele na AABB.

22.10 – Baile de Aniversário do LIRA – Orquestra Stagium 10 e Buffet Debigas


gincana da Dança de Salão na Beira-Mar Norte: competições, volei, futebol, corridas diversas, tarefas surpresas.




ENTREVISTA COM STEPHANE MASSARO


Stephane Massaro é francês e residiu no Brasil por alguns anos.

É um apaixonado pela dança brasileira e pelos brasileiros e realiza um trabalho de pesquisa em dança de salão por todo o mundo.

Em passagem por Florianópolis, nos convidou para uma entrevista, na intenção de divulgar seu trabalho.

Conheça um pouco mais sobre este francês...

Para entrar no clima da entrevista, você pode dizer antes de começar a leitura palavras de origem francesa utilizadas em nosso idioma como chassé, plié, croissant, cherrie, mon amour, e por ai vai...


DF: Quantas vezes você já veio ao Brasil???

Agora ...faz 3 meses que estou aqui...de junho a setembro. Bom, e o numero de vezes que venho pra cá?? Desde 96 que eu venho regularmente...a primeira vez que vim pra cá foi em marco de 96, eu fiquei 1 mês no rio...depois voltei em setembro de 96 ate julho de 98...fazendo um trabalho com o Jaime Arôxa, fazendo um trabalho de coreografias de aulas, com alunos, sempre foi um intercâmbio da dança, seja pra mi aprender as coisas e pra eles também aprenderem...

E depois a cada ano venho pelo menos 2 ou 3 meses por ano, para continuar minha formação, porque acho que temos que renovar sempre, eu acho isso fundamental, para aprender e me aprofundar..


DF: Quais cidades do Brasil você já conheceu?

Depois do trabalho do curso internacional do Jaime eu conheci varias cidades, fiz muitos contatos com muitas pessoas de vários estados do Brasil. As pessoas se interessaram pelo meu trabalho e me convidaram para dar cursos, após perceberem que eu tenho um coisa muito forte de organização, um negocio bem europeu, de ser organizado e de levar a serio o trabalho, então vieram muitos convites. Conheço Recife, Florianópolis, Goiânia, São Paulo, BH, Rio, Porto Seguro, Maringá, Foz do Iguaçu,... e no que vem vai ter um curso em Curitiba e Maringá..


DF: Das danças brasileiras qual a que mais te interessa e que mais te encanta?

Bem como prof. de dança todas me interessam mas como dançarino algumas me interessam mais, como a lambada que tem aquela sensualidade e o molejo....e o samba de gafieira que tem muito a ver com a dança do europeu, muito da técnica...mas em geral eu adoro a cultura brasileira.

Eu acho a cultura brasileira muito muito rica, a mais rica que eu conheci até hoje, mas o que mais é lamentável é que essa cultura não tem continuidade e registros...Você vê a argentina: o tango existe por que escreveram sobre o tango, os estrangeiros se interessaram através da televisão e da mídia... os estrangeiros viam e tinham vontade de aprender o tango, tinha propaganda em cima disto. Você vê hoje a salsa: a salsa esta estourando hoje no mundo inteiro... por que isto??? Isto e uma pergunta que todos os professores de dança do brasil deveriam se perguntar....por que o brasil com toda esta cultura não conseguiu ainda dar esta importância a um ritmo seu ou a vários ritmos? Uma vez, na década de 80 isto começou, na época da lambada, que começou mas não continuou, por que??


DF: Você tem as respostas para estas perguntas??

Eu não posso dizer que tenho as respostas por que não posso dizer que conheço tudo mas tenho minhas idéias em volta disto mas ...{ silencio pensativo} acho que vai demorar minha explição...mas...


DF: Pode falar...

Vou falar...o que eu acho que o maior problema do Brasil, e que tem muitos dançarinos talentosos muitos professores também talentosos. Mas que infelizmente não conseguem colocar isto em uma idéia... não organizam o talento deles em uma idéia....por exemplo a lambada, que estourou por causa de um grupo musical, o Kaoma, que fez com que o ritmo brasileiro fosse conhecido pelo mundo inteiro através de 3 ou 4 casais... que fizeram com pessoas do mundo inteiro se deslocasse para a Bahia e Rio de Janeiro para aprender este ritmo e levar pro seu país...mas cada um que ensinava, ensinava de um jeito...ao invés de todos se reunirem e darem um rumo para que a dança, que a cultura como um todo ficasse difundida.... não!!! Cada um ensinava do “seu jeito”, para si mesmo...dizendo: “é assi que se faz..”...

Ocorreu então uma desunião, ao invés de se unirem pelo melhor.... cada um acreditou e depois deixou de lado... a união faz a força e eu acredito muito nisso...se todos os professores do brasil (são tantas academias de dança de salão) se unissem para fazer um centro importante da dança para estudos, registros união, este pais seria reconhecido mundialmente muito muito...mas o que acontece? Não chega a este ponto, por que todo mundo está nessa vaidade...de não quero saber dele.... É uma coisa do latino, o problema do latino é esse, por que o latino é muito talentoso e acha que já sabe tudo e não quer aprender com os outros por que ele acha que já sabe ...os cariocas por exemplo são assim....você vai ensinar um passo, vai mostrar um passo e ele vai dizer assim ”já sei” ou “Ah, já sei”..... o problema é que tem uma facilidade de pagar o passo e acham que já sabem...mas ao redor disso tem todo um desenvolvimento das danças, da técnica e dos passos, que vai fazer crescer essa dança... e ao invés de se empenhar no estudo das danças que já existem , muitos ficam preocupados em inventar um outra em cima daquela e o que acontece?? Nunca se registra nada disso e daqui a 50 anos a maioria dessas danças de hoje de repente não mais existirão...

O que eu tava falando com o pessoal aqui sobre essa cultura que eu acho uma pena de não existir uma representação de um grupo, uma associação, que seja um livro, um relatório cultural da dança de salão, ...não tem prova do que existiu...eu tenho certeza que a 300 anos atrás existiam danças que vocês não conhecem agora, mas sumiram, por que?? por que não tinha um relatório escrito, uma prova... você vê a música: existe por que os músicos escreveram ...você vai procura e vai fazer um pesquisa sobre samba por exemplo...você vai encontrar sobre samba...muito pouco você vai encontrar sobre a dança ou quase nada, vai encontrar o que? os cantores, as partituras, de onde surgiu a música e tal...eu não tenho muito conhecimento para falar sobre isso, mas eu acho que esses contatos no exterior é a forma de vocês Terem uma representação de sua própria cultura..


DF: Como assim contatos?

Assi, eu acho ...o meu interesse de vir aqui pro brasil não e só de conhecer os lugares e de dizer que esses lugares existem.. é de descobrir o brasil através da dança, como Cabral fez... e voltar pro meu país e dizer: “olha existe isso, assim’. O que eu fiz desde 96...a primeira coisa que eu fiz foi divulgar o samba e o forró, claro como humildade que eu não tenho conhecimento como vocês... mas o que eu fiz: contatei todas as associações e federações da franca, todas ate a associação brasileira na franca, e na Europa, então esse pessoal me conhece e sabe que eu já vim pro brasil, que tive contato com a dança e que tou querendo mostrar que existe essa coisa...porque eu acho um desperdício tanta cultura tantas riquezas e não Ter quem representar....


DF: Uma coisa que você lutou muito aqui no Brasil foi a formação de associações a organização dos brasileiros burocraticamente...e de uma forma ou de outra aqui em flor, em Curitiba e Bh estão começando a se formar associacoes.. o que eu tu achas disso?

Eu acho uma coisa muito boa...

Eu lamento que eu não encontrei ninguém dessa associação pra falar dessa associação, eu ia gostar muito de poder conversar com esse pessoal de Fpolis. Eu ouvi falar dessa associação que tá se formando e eu disse: poxa legal, gostei...eu ia gostar muito de falar de poder ajudar...eu posso dar uma ajuda porque no meu pais é tudo em volta de associação, de organização nessa união de grupos de dançarinos, nesse intercâmbio...


DF: Fala então um pouco dessa tua origem, que foi na dança de competição?? De que forma isso acontece lá na Franca?

A minha academia já existe a um tempão, a 20 anos...meu pai começou como dançarino. Ele era professor e depois começou a estudar a dança de competição....e começou a estudar, a aprender, estudou, recebeu os diplomas de Dança...


DF: Lá pra você dar aulas de dança vc tem que ter diploma??

Tem que ter diploma, é claro.

Naturalmente que tem algumas poucas pessoas, como sempre em todo lugar, que fazem sem ter diploma, mas é escondido.

Se eles são pegos é perigoso. Mas tem a federação que une todos os professores. Por exemplo, o meu pai da aula na minha cidade e chega outro professor de fora que da aula sem Ter licença, ai vem a federação em cima, para fazer de tudo pra ele se juntar estudar trabalhar e conseguir a mesma coisa, ou ele sai fora.... é um problema, porque tem que Ter estudo pra dar aula...é diferente de dançar apenas...

Você pode ser um ótimo dançarino e um péssimo professor de dança...pode ser um ótimo professor de dança e não tão bom dançarino...

Eu quero muito que exista essa associação no brasil, pra que todos possam se unir, não pra dizer que tal é melhor que tal, mas para dizer” estamos aqui: a gente existe, somos fortes”...não adianta um estar sozinho e querer mostra para o mundo que é forte...uma nação não cresce assim.... a dança é um mundo específico, os dançarinos vivem neste mundo... é como se fosse uma nação, que precisa Ter contato com outras nações para poder existir....o brasil é um país, é uma união, o brasil na dança é desunido...não é uma nação....

Eu tenho uma exemplo do volei... porque existe tão forte porque o brasil é tão importante no mundo hoje???? Ele uniu grupos, organizou e forma PROFESORES, atletas, técnicos, organizou uniu....


Acho que essa seria uma grande qualidade da dança de competição...muitas pessoas aqui no brasil se preocupam apenas em criticar a dança de competição, mas devemos perceber o lado positivo da dc tecnicamente e burocráticamente?

O problema da dc pra brasil e que todo mundo tem medo... e difícil que o brasileiro acreditar que já existe um samba já, e vocês tem que se virar pra aprender e competir com a gente, e que esse samba não tem nada a ver com o samba brasileiro... isso eu concordo e entendo isso...mas no por isso que vocês tem que se isolar desse mundo...ficar sozinhos na ilha deserta...

Vocês aqui no brasil dizem "a competição ao vai chegar, nunca vai pegar....não é isso, por que vocês competem entre vocês mesmo....você vê um festival ;e uma competição. Nos bailes você vê uma competição....o pessoal que nega isso, não vê que isso faz parte da natureza das pessoas..

Porque não deixar um espaço para que as pessoas que gostam que querem competir... porque não formar esse espaço??

O meu trabalho aqui no brasil e fora E ABRIR UM CAMINHO....abrir uma porta: se você quer ir pra franca a porta tá aberta e você quer ir pra outro lugar do mundo entra em contato comigo e eu dou contatos pra você falar em cuba, Los Angeles, Itália....eu quero ser tipo uma central.

Quero também que o italiano e americano também tenha possibilidade de vir pra ca,,,

E um grande intercâmbio...

Eu quando vou a um lugar....

O meu professor dos estados unidos ele só tem uma vontade na vida: vir pro brasil....e eu posso dar os contatos pra ele....e ele pode vir..

Por isto estou com esse projeto cultural, no qual eu vou viajar por todo o mundo, fazendo contatos para promover este Festival Internacional aqui em Florianópolis, em parceria com o Edson Nunes.


Você acha que existe a possibilidade de em 2004 na Grécia existirem casais brasileiros competindo na Grécia, ou você acha que fica muito difícil pra gente se organizar e tentar chegar lá?

Eu tenho certeza...eu posso afirmar hoje que vai Ter brasileiros na Grécia , pelo menos um ou dois representantes do Brasil...

Eu incentivo dançarinos para que estudem ,...eu ensino as danças, eu te coloco em contato com outros profissionais, campeões e você se forma....

Eu acho que para ganhar vai ser um pouco difícil, pois os outros países já tem muito tempo de história e treino, mas acho que sim, os brasileiros poderão competir.

Eu quero ajudar nesse processo, mas não ou o único que vai preparar eu sei, pois não tenho bagagem suficiente para prepara competidores olímpicos, mas eu digo que o brasileiro tem facilidade e coloco os futuros campeões em contato com ex. campeões e preparadores que vão ajudá-los em muita muita coisa...




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