TAPARAZZI



Steven Harper está com a agenda cheia. Viagens, apresentações, projetos. Isso quer dizer prazer. Prazer para aqueles que têm a oportunidade de assistir as performances deste artista. Prazer transmitido por quem faz o que gosta, que mostra nos seus taps que a graça da vida é um sonoro sim à arte.

Steven está se despedindo do DAA: não está sendo possível conciliar os apelos do palco com a sua porção escritora. Por isso, fiel ao profissionalismo que o caracteriza, abre mão do compromisso com esta coluna.

A equipe do DAA agradece a esse profissional que com seu talento e conhecimento tanto colaborou para a divulgação do sapateado e para o nosso jornal. Nesta última visita, Steven nos traz um texto, que é referência para quem gosta de vídeos. É um até breve, um “a gente se vê por aí”, quem sabe em breve num vídeo de Steven Harper?



O SAPATEADO EM VÍDEO


Recebo regularmente cartas ou e-mails perguntando sobre vídeos de sapateado, o que existe no mercado e onde encontrá-los. Aqui vão algumas dicas:

O sapateado teve uma divulgação maciça em nível mundial na época dos grandes musicais de Hollywood e por isso suas grandes estrelas passaram a personificar o sapateado no imaginário coletivo. Mas isso não reflete a realidade do sapateado nos Estados Unidos, pois foram poucos os sapateadores que tiveram acesso ao cinema. Fred Astaire e Gene Kelly eram apenas a ponta do iceberg, a parte mais visível de uma longa tradição que Hollywood não mostrou. A maioria dos sapateadores negros por exemplo, muitos deles geniais, eram confinados pelo preconceito reinante a casas de shows e espetáculos de Vaudeville, onde câmeras não registraram seus rodopios, de tal modo que para ver e entender o desenvolvimento do sapateado americano tem-se que procurar em outro lugar.

Para os viajantes, um lugar imperdível é o “Dance Film Arquives” do Lincoln Center Performing Arts Center em Nova Iorque. O acesso é livre e pode ficar o tempo que quiser, mas os vídeos não saem de lá. Pode ver vídeos, documentários e filmes que não verá em nenhum outro lugar.

A televisão americana produz regularmente retratos biográficos de personalidades do mundo do show business. Existem vídeos sobre a vida de Bill “Bojangles” Robinson, Sammy Davis Jr., os Nicholas Brothers, Shirley Temple, Eleanor Powell, Donald O’Connor e outras estrelas. Fiquem atentos a programação da TV a cabo e visitem os sites da PBS (http://www.pbs.org/) e da A&E para saber o que está disponível. Infelizmente muitos documentários já produzidos estão fora de catálogo.

A internet é obviamente também uma fonte de informação muito rica e acessível. Visite as páginas de sapateado (inclusive a minha http://stevenharper.stop.to/ na opção “para ler, ver e ouvir”), de produtores de vídeos, de revendedores, etc. Tem muita coisa para encomendar. Recomendo os sites de Jay Distributors http://www.danceclassmusic.com e AMR http://amr1.com/amr/ . Uma simples busca no Google apontará para muitas outras opções.

Aqui vão alguns dos meus vídeos preferidos. Atenção: a maioria são documentários biográficos e não coleções de números de dança ou vídeo aulas. Fazem uma abordagem histórica, apresentam entrevistas então é necessário uma boa compreensão do inglês para apreciá-los plenamente.

1. Great feats of feet, 120 min., 1975. Dirigido e produzido por Brenda Buffalino. Apresenta membros do Clube “The Copasetics”, como Charles “Honi” Coles, Charles “Cookie” Cook, Hernest “Brownie” Brown, “Buster” Brown e Bubba Gaines. Com entrevistas onde cada um fala da sua vida e da sua arte, esse vídeo explora a tradição do jazz e do sapateado. Pode ser encomendado no endereço http://nyctapfestival.com/Products/index.html Preço: US$ 125,00 (ai !)

2. About tap, 28 minutos, Direct Cinema Limited, 1985. Apresenta Chuck Green, Steve Condos e Jimmy Slyde, com comentários de Gregory Hines.

3. We sing, we dance: the Nicholas Brothers. Documentário sobre a vida e obra dos incríveis irmãos Harold and Fayard, com muitas imagens, entrevistas, trechos dos filmes "Stormy Weather" and "Flying Down to Rio”, etc. Um lindo vídeo que passou recentemente na TV a cabo no Brasil. Vê se algum amigo seu gravou!

4. The dancing man - Peg Leg Bates, 60 min., PBS, 1996. Documentário sobre a vida do legendário e incrível ‘Peg Leg’ Bates, o sapateador que só tinha uma perna! Esse documentário cheio de entrevistas é muito importante para quem quer entender a realidade do show business nos EUA e as dificuldades que os artistas negros tinham para se afirmar.

5. Tap dance in America. Na serie “Dancing in América, a PBS (Public Broadcasting System) produziu esse programa , com o intento de fazer um mapa contemporâneo do sapateado nos Estados Unidos. Com performances de Jimmy Slyde, Chuck Green, Sandman Simms, Gregory Hines, Savion Glover, the American Tap Dance Orchestra, Fred Strickler e muitos outros.

6.. O vídeo Tap! The greatest tap dance stars and their stories 1950-1955, seguindo os passos do livro homônimo, está ainda em fase de produção mas já promete. Produzido por Rusty Frank. Fiquem atentos.


Steven Harper é Professor e bailarino de sapateado

Página pessoal: http://stevenharper.stop.to/



Página Principal do DAA