TAPARAZZI


Pioneiros do Sapateado no Brasil
Dando continuidade ao enfoque sobre os pioneiros do sapateado americano no Brasil (a ultima edição apresentou o professor Phillip Ascott, “o primeiro sapateador brasileiro”), trago hoje um outro precursor dessa arte no país: Gualter Silva.
Nascido em Minas Gerais, veio cedo para o Rio de Janeiro. Aos 14 anos assumindo seu amor pela dança, resolveu ser dançarino. Autoditada, mas com muita dedicação e talento, foi contratado por um conjunto americano em 1936, os “Black Stars”, que ensinaram-lhe os segredos do sapateado. Fazia dupla com sua irmã Ina e dançava em cassinos: Urca, Quitandinha, Guarujá, Mar Del Plata. Participou de excursões para Portugal e Espanha. Durante a segunda guerra, a dupla foi convidada a fazer shows para entreter os combatentes nas bases. Num deles sapateou com ninguém menos que a Orquestra de Glen Miller. Tomou parte em diversos filmes nacionais, entre eles “Este mundo é um pandeiro”, com Oscarito e Grande Otelo.
O professor Gualter lecionou em São Paulo, nas academias de Rennée Gumiel, Yolanda Verdier, Cisne Negro, Stagium e Nice Leite. No interior, deu aulas em Bauru, Taubaté, Jundiaí, Ribeirão Preto e Araraquara. Era uma pessoa humilde e simples, muito querido por seus muitos alunos. Seu legado continua hoje, tendo tido como “filhos artísticos” as professoras Kika e Marchina, ambas donas de academias em São Paulo e responsáveis em grande parte pela popularização do sapateado no estado.
Agradeço a Leonice Borges Piovani, de Araraquara, SP, pelo material que permitiu a redação desse artigo.
Steven Harper é Professor
e bailarino de sapateado

Tela Anterior
Tela Anterior