LINHA DIRETA


GENE KELLY (1912-1996)
"Eugene Curran Kelly nasceu em 23 de agosto de 1912, na cidade de Pittsburgh, no estado da Pennsylvania, e faleceu em 2 de fevereiro de 1996 em Beverly Hills, Los Angeles, Califórnia. Com o nome artístico de Gene Kelly, participou ativamente da história cinematográfica mundial como sapateador e ator em mais de 50 filmes, além de produtor, diretor ou co-diretor de outros diversos filmes... fez de tudo um pouco.
Fez personagens e cenas memoráveis. Quem não se lembra do Don Lockwood de "Cantando na Chuva" (1952), musical que consta de quase todas as listas americanas (e mundiais) de melhores filmes de todos os tempos? Ou do Jerry Mulligan de "An American in Paris" (1951), dirigido por Vincent Minelli, com Leslie Caron? Até "Xanadu", com Olivia Newton-John, ele fez. Tinha alma circense e corpo treinado, em geral não aceitava dublés para andar em uma corda bamba ou participar de cenas de risco. Atuou e sapateou de todas as formas, com lata nos pés, de patins, com jornal, com sua própria imagem refletida, de marinheiro, na chuva, sózinho ou acompanhado de nomes memoráveis do cinema mundial, todas cenas para os amantes da dança e dos musicais não esquecerem jamais. Dançou com desenhos animados muitos anos antes de Roger Rabbit e os novos avanços tecnológicos.
Até inventor ele foi: inventou o "Ubangi", um mecanismo que se adaptava à câmera e permitia que ela oferecesse o foco que ele, como diretor, desejava e não conseguia. Fez filmes com Cyd Charisse, Judy Garland, Rita Hayworth, The Nicholas Brothers, Frank Sinatra, Natalie Wood, Fred Astaire, Debbie Reynolds, Vera Ellen, Donald O'Connor, dentre muitos outros.
Não importa qual estilo de sapateado você pratica, é necessário que você, professor ou aluno, procure conhecer a história do sapateado como um todo. Desde os primórdios, desde Bojangles, passando pelos grandes musicais americanos, os espetáculos da Broadway, os masters em atividade, como Brenda Bufalino, e os novos grandes nomes, como Savion Glover... e Gene Kelly - parte integrante e inesquecível desta história. Assista e reassista os grandes musicais da década de 40 e 50 e você só tem a aprender, a se emocionar e se divertir com eles."
Cintia Martin é mestra, bailarina e coreógrafa de sapateado no
Rio de Janeiro e diretora da Companhia Claquettes
Página pessoal: www.geocities.com/cintiamartin

Tela Anterior
Tela Anterior