EDITORIAL


“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente."

Carlos Drummond de Andrade


O novo número é 2002, mágico para a dança, brincando com nossos passos: dois prá lá, dois prá cá. Nos oráculos, a numerologia soma 4 e diz ser sinal da praticidade, da objetividade, esperança e de muito trabalho. No tarot o Imperador traz o poder mundano, confiança, autoridade, espírito combativo e a conquista de metas.

O Sol, nosso astro rei, dita as previsões com o signo de Leão. O poder, a individualidade, a disputa pelo poder. Quando negativo traz a arrogância e muito egoísmo, mas traz também a chave do sucesso: romper o convencionado, o habitual e arrojar-se, olhar para o futuro, ser autêntico.

Para quem saudou o novo ano nas águas de Iemanjá, 2002 pertence a Xangô, acompanhado de Iansã, Obá Ogun e Oxum. Abundância e ousadia, é hora de investir e lutar. É tempo de justiça, é o momento de seduzir e deixar-se apaixonar. Obá traz movimento e gira a roda do mundo com Oxum trazendo beleza e riqueza.

No azul do céu reina o anjo Miguel, com suas asas douradas, protegendo aqueles que têm fé, determinação e que, com coragem, se dedicarem ao trabalho; mudando de mãos antigas fortunas.

Para os que rezam a um Deus maior e único a quem confiam seus destinos, alguns em jejuns e romarias, outros em celebração de mistérios, em votos de castidade e pobreza; muitos no levar sua palavra e ainda tantos outros na plena certeza que tudo que precisam é amar o próximo.

Não importa o credo ou as crendices. Não importa o templo onde nos ajoelhamos. Como disse o poeta, o que conta é o milagre da renovação, o acreditar que será diferente, melhor e que cabe a nós fazer o futuro.

Acreditamos neste novo número, neste novo ano. Acreditamos nos velhos e novos amigos, acreditamos nas boas e honestas iniciativas de valorizar a dança, acreditamos que 2002 registrará importantes conquistas no cenário cultural de nossa arte e principalmente acreditamos que estamos nessa luta para vencer.

Feliz 2002!!!



Devido aos festejos de Carnaval a edição 51 do Jornal Dança, Arte & Ação, relativa a março/abril, circulará a partir do dia 15/03. O prazo para recebimento de cartas e sugestões de pauta será estendido a 25/02 e para o fechamento publicitário até 01/03.


Página Principal do DAA