EDITORIAL


DANÇA É ARTE


Os profissionais da dança conseguiram vitória na audiência publica realizada em Brasília dia 25 de setembro e derrubaram a emenda proposta pelo deputado Pedro Pedrossian, que submeteria o ensino da dança ao controle da Confederação de Educação Física.

A frase chave do movimento foi: Dança é arte!! Parece uma obviedade, no entanto, mesmo após o fracasso em Brasília, os membros dos conselhos de Educação Física insistem em ver a dança como simples atividade física e segundo sua interpretação particular, julgam-se no direito de tutoriar parte da atividade profissional do meio. A luta dos dançarinos, então não chegou ao fim. É necessário dar continuidade ao movimento nacional para esclarecer toda a classe sobre seus direitos e coibir intervenções abusivas e ilegais. Dia 27 de outubro foi realizada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro a quarta reunião do Fórum Nacional de Dança, que ganhou o importante apoio da Funarte, que passa a amparar a iniciativa.

Em todo país realizam-se fóruns regionais para decidir quais serão os próximos passos da classe e também para troca de informações. No Rio, já está marcada reunião para 01 de dezembro às 11 horas da manhã no Teatro Cacilda Becker. Todos os profissionais da dança devem comparecer e no caso de terem sofrido algum tipo de pressão por parte dos conselhos de Educação Física, devem documentar o ocorrido e levar todo material por escrito. Mais informações podem ser obtidas junto à diretora do SPDRJ, Lourdes Braga tel. (21) 2262 5636, 2262 9583.

Mais uma vez o Jornal Dança, Arte & Ação vem relatar uma ação conjunta dos dançarinos e incitar a todos que participem, compareçam, opinem e dêem sua contribuição. O destino da dança deve ser decidido por seus artífices!


Devido às festividades de fim de ano, a edição 50 do Jornal Dança, Arte & Ação, relativa à janeiro/fevereiro de 2002 circulará à partir do dia 15/01. A data para recebimento de sugestões de pauta e cartas será estendida até 21 de dezembro e do fechamento publicitário até 04/01. Em março o DAA torna a ser distribuído a partir do início do mês.