Dança a 2 FM


Budweiser no salão - A dança de salão carioca está presente no novo filme publicitário da cerveja "Budweiser". Vários dançarinos conhecidos participaram do filme, que usa a associação de dançar a dois com alegria e descontração. Infelizmente a propaganda não será exibida no Brasil, mas certamente contribuirá para a boa imagem da nossa arte lá fora! Jaime Arôxa assina a coreografia da cena do bar, que tem como destaque Rogério Mendonça. Jimmy também participou, contracenando com Bianca Arôxa (e viva o intercâmbio!).
O baile da posse – Tomou posse no dia 23 de setembro a nova diretoria do Sindicato dos Profissionais Dançarinos do Rio de Janeiro. A presidente Lourdes Braga, escolheu como tema da festa um baile de dança de salão, que foi realizado na escola de dança Maria Antonieta, tendo a própria Maria Antonietta para fazer as honras da cerimônia. A noite contou também com apresentações de balé moderno, contemporâneo, dança de rua e axé, merecendo destaque o belo tango dançado por Laure e Paulo Araújo (foto).
Tango – de Minas Gerais para a Argentina, a Mimulus Cia de Dança, representou o Brasil na “5ª Cumbre Mundial de Tango” que aconteceu no fim de setembro e reuniu dançarinos de diversos países. De 27 a 29 de outubro, o público brasileiro também terá a oportunidade de assistir ao trabalho desta companhia, que, de volta a Belo Horizonte leva ao Teatro Alterosa o espetáculo “Bagagem”.
Na batalha – A Escola Sindicato da Dança comemorou seu quinto aniversário com muito trabalho: participou de vários eventos culturais divulgando a dança de salão através de oficinas abertas, oferecidas em locais de grande concentração de público: Shopping Tijuca, Barra Shopping, Barra Square e Via Parque. Participou também como companhia convidada apresentando uma coreografia de forró no encerramento do I Festival do Mercosul, no Teatro João Caetano e agora responde pelo intercâmbio com os dançarinos do Norte, ministrando aulas de samba e ritmos latinos em dois importantes Festivais do Pará. É isso aí, o importante é fazer a dança de salão chegar ao máximo de pessoas!
Jimmy  viajando - A agenda do dançarino Jimmy está a toda. No mês de outubro ele estará ministrando cursos de samba, que é a sua especialidade, em Salvador, Fortaleza, e São Paulo. Nossa cidade mais uma vez mostra que realmente é um celeiro de grandes profissionais de Dança de Salão, e orgulha-se de poder contribuir para o desenvolvimento desta dança em outros estados também.
Ponto de vista - Quando falo a qualquer leigo sobre dança de salão, sempre percebo que dois tipos de imagem ficaram guardadas no inconsciente das pessoas:1o - dança de salão é coisa de velho. 2o - Para aprender o samba (que agrada à maioria) é preciso aturar o bolero, ou o soltinho. Analiso que o público que não faz aula de salão, está carente de informações. Precisamos pesquisar até onde a grade tradicional das academias (bolero, soltinho e samba) não contribuiu para isto acontecer. Falta ainda uma pluralidade dos ritmos a serem oferecidos. A dança se fechou dentro dos bailinhos de academias, e nos bailes tradicionais de final de ano, quando acontece uma verdadeira enxurrada desses eventos, todos com o mesmo formato (bolero, soltinho e samba). Acho que deveriam ser incentivadas mais festas de ritmos quentes (samba, salsa, lambada, forró, merengue), explorando a grande identificação do público jovem com estes ritmos, o que contribuirá muito para o surgimento de novos dançarinos, um novo público, e para a massificação do hábito de dançar a dois. A salsa aparece agora como uma promessa de novidade para o público leigo, um ritmo que é muito mais próximo da nossa cultura, do que outros como jaive, valsa ou fox.
Anúncio: Dia 26 de outubro haverá uma grande festa performática, no estilo “jam session”, no “Espaço de dança Mudanças”, Rua Sete de Setembro 237, 3o andar (em frente ao teatro João Caetano, na Praça Tiradentes). A intenção é juntar artistas provenientes de várias artes cênicas numa celebração da criação espontânea. Haverá performances de sapateado, samba, roda de cassino, dança de salão, contato-improvisação, acrobacia, poesia e o que mais aparecer, tudo ao som de um renomado trio de músicos (Bruce Henry, André Tandetta, Fernando Moraes), com canjas de cantores, percussionistas, e assim vai. Será uma festa bem humorada onde tudo pode acontecer, um laboratório onde músicos e bailarinos, profissionais ou alunos, fãs e curiosos irão encontrar-se para confraternizar, brincar e saudar a nossa arte. Não perca !
Salsa na Méli-Mélo - Infelizmente não contamos mais com a salsa nas noites de domingo, mas não fiquem tristes, a produtora Waleska Bártolo avisa que a programação deverá voltar no verão. (Tomara que sim!).
Dança em Porto - Aníbal Feifer e Louise, casal que vem desenvolvendo a dança de salão em Porto Seguro, tem agora um espaço definitivo. O “Centro de Cultura de Porto Seguro” com aulas de segunda à sexta. No fim do ano haverá uma festa que promete reunir vários professores que vão apresentar seus trabalhos. Profissionais e amantes da dança de salão que estejam interessados em participar deste evento podem escrever para: www.feifer@bol.com.br ou www.lambartdanca@zipmail.com.br
Gerson Reis - Filho pródigo do clã de dançarinos irmãos Reis, ataca agora como realizador da festa quinzenal “Salsa na galeria” (Av. Nossa Senhora de Copacabana 435, galeria): A primeira terça do mês será de salsa, merengue e zouk; a terceira será de forró com música ao vivo e salsa no andar superior.
A lambada/zouk mudou de point - Atenção amantes deste ritmo, infelizmente a Ilha dos Pescadores mudou sua programação. Mas nada de pânico, o DJ Sérginho Araújo abre a casa Quebra-Mar (Av. do Pepê nº 40 tel. 493 1295 ) todas as quintas e domingos a partir das 21:00h com a mesma noite de dança que acontecia na Ilha. Espero sinceramente que a casa Quebra-Mar, tenha sucesso juntamente com o DJ Serginho e seus amigos (Zezé, André Negrão e Luiz Fernando) e principalmente respeitem o público de dança, coisa em que a direção da Ilha dos Pescadores foi péééééssima.
Pimenta latina – O grupo “Salsa Pura” promove todas as terças na casa Mr. Scoth (Av. Rio Branco, 277 tel. 262 8376) uma festa latina com aula gratuita às 20:00. Às 21:00 a salsa começa com o DJ Agustin , e a partir das 22:00 a orquestra “Salsa Pura”. Quero parabenizar o grupo Salsa Pura, pelo trabalho que vem desenvolvendo e também o dançarino Plínio Flores, pelo empenho em fazer com que a salsa seja cada vez mais dançada e ouvida.
A recém criada ACADS – Associação Catarinense de Dança de Salão – formada por instrutores, alunos e simpatizantes desta arte, divulga a localização de sua sede provisória `a Rua Idalina Pereira Santos, 124, Agronômica, em Florianópolis; e convoca os profissionais do estado de Santa Catarina a entrarem em contato para cadastramento. Entre as metas da entidade estão promover a dança de salão na região, organizar cursos de formação e aperfeiçoamento e patrocinar de todas as formas possíveis a união e cordialidade entre os associados. Para consultas, o endereço virtual da ACADS é: acads@loja.net
Comemoração - Álvaro Reis vem, através dos anos, desenvolvendo um bom trabalho como dançarino e professor. No dia 06 de outubro, no salão do clube Sírio e Libanês festejou o 8o aniversário do "Espaço livre de dança Álvaro Reis". No intervalo do baile, as atrações foram : "Grupo infantil Raquel Mesquita" (as mesmas crianças que aparecem no programa Gente Inocente da Rede Globo), Grupo "Jr. Dança" (SP), "Cia de dança João Picoli" (sobrinho da mestra Maria Antonietta), e o grupo do aniversariante, o "Alvaro's Dance".
Flávio Miguel é dançarino,
professor e percussionista
 


Tela Anterior
Tela Anterior