Jornal DAA
Jornal Dança, Arte & Ação
Principal
Edição Atual Edições Anteriores Participe Informativo Fale Conosco
     Rio de Janeiro -
Jornal DAA Cartas - 53

CARTAS DOS LEITORES

       Este espaço é reservado para que o leitor possa expressar sua opinião sobre os mais diversos assuntos relativos à dança.
       Envie cartas, dicas, sugestões para nossas matérias, críticas e o que mais você desejar.
       Participe!
       Rua Carmela Dutra, 82 - Tijuca - CEP 20520-080 - RJ
       O DAA se reserva o direito de, atendendo à exigências de espaço e/ou melhor compreensão, editar as cartas recebidas, mantendo contudo, o sentido original.


... gostaria de agradecer a brilhante reportagem que vocês publicaram sobre nosso trabalho no último jornal. Valeu!!! É bom ter uma reportagem escrita por pessoas que conhecem bem a Mimulus, entendem de dança e são do nosso meio... Todo mundo que tem visto tem adorado a matéria e o jornal como um todo. Parabéns!!!

Jomar Mesquita - BH

Primeiramente, quero parabenizar toda equipe do Jornal Dança Arte & Ação, pelas edições do mesmo: são de excelente qualidade. Em segundo plano quero agradecer o espaço que me foi concedido na "Linha Direta", com a publicação da minha correspondência relativa ao término do Curso de Dança na Universidade Tuiuti do Paraná.
Meu esposo (Airton) e eu parabenizamos também a qualidade das matérias do Luís Florião; excelentes.

Gracinha Araujo – Curitiba, Paraná

Eliana Caminada: Parabéns pelo excelente trabalho na mídia. Agradecemos a divulgação de nosso projeto de maneira clara e informativa.

Richard Cragun

Leitor que sou desde há certo tempo desta publicação que se esmera em favor da arte e da cultura, venho parabenizar os confrades, desejando-lhes crescente êxito jornalístico em todo o Brasil. Também procuro contribuir, como radialista, para a cultura popular, produzindo e apresentando, todas as sextas-feiras, na Rádio Bandeirantes do Rio, o programa "Vamos ouvir a banda". Nele, revivemos, preservamos e incentivamos a tradição das bandas de música.

Zair Cançado – Rio de Janeiro

Agradecemos os elogios e incentivo ao nosso trabalho. Desejamos a todos muito sucesso em suas atividades e ficamos felizes por compartilhar de tantas iniciativas que apostam na cultura e fortalecem a arte.

 

Olá! queria saber se vocês poderiam me ajudar em um trabalho na faculdade sobre dança arte x dança escola,
tenho que elaborar uma resenha crítica sobre os assuntos abordados. De antemão fico agradecido.

Luiz Fernando Ferreira Dias

Não temos muitas referências sobre este assunto especificamente, mas você pode obter informação sobre o processo de educação através da dança no livro : "Dança Educativa Moderna" de Rudolf Laban, Ícone Editora e também pode pesquisar no "Dança - Experiência de Vida" de María Fux, da Summus Editorial que aborda a dança como processo de crescimento e aprendizagem.

Moro numa cidade do interior do ES onde não tem dança de salão. Como faço para adquirir um vídeo com essa dança?

Elenice - ES

Para adquirir os vídeos que deseja, você pode contatar a Capezio (especializada na venda de produtos destinados à dança) que oferece vídeos de dança de salão produzidos pelos mais conceituados professores desta modalidade. O endereço eletrônico é lojacapezio@hotmail.com, a página é www.capezio.com.br e a central telefônica (11) 272-9677. Esperamos tê-la ajudado.

Marina, li o último número do DAA e sua matéria me chamou a atenção. Sou aluna de História e gostaria de saber se você poderia me enviar bibliografia sobre a História da Dança de Salão no Brasil e/ou no Rio de Janeiro, pois tenho vontade de desenvolver monografia dentro desse assunto, grata.

Ione Mª do Carmo

Cara Ione, na verdade a bibliografia que consultei sobre as danças de salão é muito pequena. Para estudar as danças no Rio de Janeiro do século XIX, me concentrei nos textos literários de Machado de Assis, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Luis Guimarães Júnior, em textos teatrais da época e coisas assim. Esta bibliografia está publicada no volume da minha dissertação de mestrado que se encontra na biblioteca da Uni-Rio: SILVA, Marina Martins da. Dança ao pé da letra. defendida em maio de 2001. A biblioteca da Uni-Rio merece uma visita pois tem muita coisa sobre teatro e dança. Boa sorte,

Marina Martins

Complementando a informação dada por Marina Martins relacionamos o livro Samba de Gafieira - a História da dança de salão Brasileira de Marco Antonio Perna - que além de contar a história da dança de salão traz uma extensa referência bibliográfica que o autor precisou "garimpar" para suprir essa falta de literatura específica. Para adquiri-lo você pode visitar a página do autor: www.dancadesalao.com

 

Olá! Me chamo Tatiane, tenho 14 anos e tenho um sonho, que é participar de um grupo de dança famoso e ser dançarina de um grupo musical famoso como KLB, etc; mas para que isso aconteça sei que em primeiro lugar é necessário que eu encontre uma excelente escola de dança. Esse tipo de dança é uma mistura de jazz e moderno, por isso gostaria que se possível me enviassem os nomes das melhores e mais famosas escolas de São Paulo - SP, para que eu possa iniciar meu sonho. Desde já aguardo suas respostas e parabéns por serem uma empresa de tamanha competência e respeito. Grata.

Tatiane Santana da Silva

Esperamos que você consiga realizar seu grande sonho. O mundo da dança é muito amplo e variado, delicioso em suas muitas modalidades. Você é nova e deve pesquisar bastante, para ver o que realmente lhe agrada, o jazz, a dança de rua ou outras modalidades, para isso é importante que antes de se decidir, você visite várias escolas, veja como são os professores, o ambiente, o método de trabalho e assista às aulas (se for possível até participe delas). Assim sua escolha será mais acertada. Por e-mail encaminhamos algumas sugestões.

 

Preciso realizar um seminário de dança contemporânea e não consigo encontrar matérias que falem da história desta modalidade. Se em seus arquivos constar alguma coisa a respeito solicito, se possível, que me enviem ou indiquem aonde eu poderei encontrar. Certo de vossa atenção, agradeço antecipadamente. Um abraço,

Wagner de Almeida.

Você pode encontrar uma boa referência no livro "Cartografia da Dança - Criadores-Intérpretes Brasileiros" do Itaú Cultural. O livro não é comercializado e você deve tentar contato com o Instituto Cultural Itaú, tel. (11) 3268-1700, instituto@itaucultural.org.br para saber como obtê-lo ou onde poderá ter acesso ao mesmo. Outra referência é o livro História da Dança - Evolução Cultural da Eliana Caminada editora Sprint. O livro é voltado para a dança clássica, porém traz um capítulo sobre dança contemporânea. De Cássia Navas e Linneu Dias há um livro, "Dança Moderna" que fala da dança moderna em S. Paulo e que pode ser também uma boa opção. Você pode encontrar ainda mais dados para o seu trabalho na dissertação de Mestrado: "Modelo de Comunicação: A dança contemporânea carioca dos anos 90" de autoria do curador Leonel Brum, disponível na Biblioteca da PUC de São Paulo. Esperamos ter sido de alguma ajuda e desejamos sucesso ao seu trabalho.

 

Tenho que fazer uma redação sobre pessoas que mudam sua vida profissional para meu curso de francês e uma vez, no ano passado, li uma reportagem sobre Jaime Arôxa muito interessante. Vocês poderiam me indicar como fazer para obter esta reportagem? Muito obrigada,

Sandra Giraudon

Prezada Sandra, uma reportagem muito interessante que fala especificamente sobre a mudança de rumos profissionais na vida de Jaime Arôxa foi publicada no Jornal Dance, de São Paulo. Repasso para você o endereço eletrônico: jordance@wm.com.br - o nome do responsável é Milton Saldanha. Desejamos sucesso em seu trabalho.


Jornal Dança, Arte & Ação
Rua Carmela Dutra, nº 82 - Tijuca - Rio de Janeiro -  RJ - CEP.: 20520-080
TeleFax: 21 2568-7823 / 2565-7330

http://www.dancecom.com.br/daa    E-mail: daa@dancecom.com.br


Agenda da Danca de Salao Brasileira