BORDERÔ



Divulgado na coluna de Arnaldo César de O DIA o pedido do fechamento do Conselho Regional de Eduçacão Física. Baseado em denúncia feita pelo advogado Ricardo Marques de Abreu o Ministério Público determinou a devolução de todas as anuidades pagas pelos quase 7000 inscritos. Devem ainda ser canceladas as inscrições dos professores de artes marciais, dança e ioga. A maior irregularidade apontada é a existência de um curso de nivelamento para a concessão do registro profissional para quem não cursou a faculdade de Educação Física: o curso no Rio era feito pela Sprint Assessoria, empresa que tem como sócios proprietários o presidente do Conselho Ernani Contursi e sua ex-secretária. O colunista afirma ainda que, a exemplo do Rio, outros estados criaram nos mesmos moldes seus cursos de nivelamento.


Sem engarrafamento. Sob o patrocínio do RioArte acontece no Rio, de 14 a 16 de junho, o "Dança em Trânsito", que tem como proposta colocar a arquitetura da cidade como cenário humanizado através da dança contemporânea. Parte integrante do “III Circuito Carioca de Dança”, o evento insere o Rio de Janeiro no circuito internacional e faz intercâmbio com as cidades participantes do projeto Ciudades que Danzam: Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Dro Trento, Bolonha e Ravenna (Itália), Buenos Aires (Argentina), Marselha, Barcelona, Santiago de Compostella e Getafe (Espanha), Havana (Cuba), Bogotá e Bucaramanga (Colombia). O idealizador e coordenador do “Ciudades que Danzan” Juan Eduardo López, será o responsável pela indicação das companhias estrangeiras que participarão do evento do RioArte, já as cias e artistas nacionais, que obrigatoriamente devem ser profissionais, serão selecionados pela curadoria do Circuito Carioca de Dança e do Dança em Trânsito. Os pontos da cidade escolhidos para as apresentações foram no centro a Praça XV, na zona norte a Praça Saens Peña e na zona sul a Lagoa Rodrigo de Freitas.


Entre 14 e 30 de junho tem lugar em Portugal o Festival Internacional de Dança Contemporânea - Danças na Cidade. Trabalhando com o conceito de diversidade cultural, o festival traz, entre outros, artistas da Indonésia, dos Estados Unidos, de Madagáscar e ainda o brasileiro Grupo de Rua de Niterói que mostrará dois recentes sucessos: “Eu e o meu Coreógrafo no 63” e “Do popping ao pop e vice-versa”. Há também doze novas coreografias de artistas portugueses e lusófonos em sistema de co-produção e/ou intercâmbios com o Danças na Cidade que compõem o projeto "Dançar o que é nosso"; o 3o Encontro Anual da DBM, com a participação de mais de 80 idealizadores e organizadores ligados à dança de países do mediterrâneo e a 1a reunião com vistas a criação de uma rede Euro-Africana. Paralelamente o festival monta o “Partituras e Paisagens”, com espetáculos de dança, vídeos, filmes e conferências, e ainda o concurso "Encontros Imediatos" com os 16 projetos selecionados que serão apresentados em diversos espaços da cidade. O Danças na Cidade acontece no Centro Cultural de Belém, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian - CAM/Acarte, A Capital, Teatro Taborda, Teatro da Comuna e Teatro da Trindade.


Letras e Sapatilhas - "Os Passos de Juliana Yanakieva" acaba de ser lançado pela Niterói Livros. De autoria de Roberto Pereira, o livro é fundamentado na autobiografia de Yanakieva e em ampla pesquisa, contando a carreira, vida e obra da bailarina russa que tem entre muitas outras realizações, a fundação do Corpo de Baile de Niterói. Esta não é a primeira incursão de Roberto no mundo da literatura. Ele que é mestre em Filosofia, curador do Festival Panorama RioArte de Dança, professor de História da Dança da UniverCidade e da Faculdade Angel Vianna é o autor de "Tatiana Leskova - Nacionalidade Bailarina" lançado pela Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Funarte no ano passado. Criada pela prefeitura, através da Fundação de Arte de Niterói, com o objetivo de preservar e resgatar a memória da cidade, a "Niterói Livros" reedita e lança livros que serão distribuídos em escolas e salas de leitura da cidade, bibliotecas públicas do país e vendidos ao público a preço de custo. A Niterói Livros e Roberto Pereira brindam a dança com a história desta dançarina clássica, que trabalhou em TV, em antigas chanchadas da Atlântida e até no teatro de revista. Para outras informações, acesse o endereço: www.niteroi-artes.gov.br.


Rio em chapinhas - De 23 a 26 de maio o Rio de Janeiro assiste o Tap Encontro 2002, evento produzido por Cláudio Figueira e que traz convidados muito especiais, grandes nomes do sapateado mundial, como Barbara Duffy, ex-integrante da "American Tap Dance Orchestra", Michelle Durrance que atua junto a Companhia de Savion Glover e ainda o respeitado Gene Medler e sua companhia, a North Carolina Youth Tap Ensemble. Mais detalhes sobre o festival no endereço: www.claudiofigueira.com.br.


Dança Consciente - Com as coreografias "Verbum”, "Black Suzanne", "Power" e "Some Songs" chega em turnê ao Brasil, em maio, a consagrada Bill T. Jones/Arnie Zane Company. Com vinte anos, famosa por seu vasto repertório sempre abordando questões sociais, a companhia composta por 10 bailarinos liderados por Jones desenvolve um trabalho onde a dança, a linguagem teatral e o engajamento político-social sobem ao palco em plena harmonia e desafiam o espectador. Apoiada pelo Ministério da Cultura, Embratel e KPMG, a Bill T. Jones/Arnie Zane Company se apresenta no Teatro do SESI de Porto Alegre no dia 03, no Teatro Nacional de Brasília no dia 05, no Teatro Alfa em São Paulo nos dias 07, 08 e 09 e encerra o circuito, dançando no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12. Informações e venda de ingressos: POA - (51) 3215 6123 (obs.: no dia do espetáculo, vendas apenas no teatro), DF (61) 2325 6256, SP (11) 3031-2098, SP (11) 3331-5937; RJ (21) 2205-6672. Para Rio e São Paulo os ingressos podem ser também adquiridos através do Diners: 0800-78-4440.


A Funarte divulgou o resultado da seleção para ocupação do Teatro Cacilda Becker no período de 02 de maio a 22 de dezembro de 2002. Foram aceitos: Humas Cia de Dança; Cia da Cidade de Niterói; Cia Rubens Barbot; Grupo Espacio; Cia Brasileira de Ballet; Cia Nós da Dança; Angel Vianna; Cia de Dança Cristina Salmistraro; Focus Cia de Dança; Companhia Franco Brasileira de Dança; Cia Khoros; Nitidan – Grupo de Dança; Cia Moderna de Dança; Cia de Dança Ana Unger; Ballet de Londrina; Steven Harper; Balé de Câmara de Montes Claros; Grupo das Escaravelhas; Esther Weitzman Cia de Dança; Valéria Moreira/Cia Artemanha; André Vidal e Priscila Teixeira; Dani Lima; Grupo Raga; Tanz Haus Cia de Dança; Arquitetura do Movimento; Patrícia de Azevedo Noronha; Companhia de Danças Carlos Laerte; Companhia Movimento e Luz; Grupo Ribalta; Alma Flamenca; Graciela Figueroa; Centro de Artes Márcia Lacombe; Divino Drama Dança.


Até o dia 26 de maio está de novo em cartaz "Rua Alice 75 - Quartos de Aluguel" com a Cia Regina Miranda e Atores Bailarinos. O espetáculo traz uma conjunção de dança, literatura e teatro em uma instalação que percorre, aproveita e explora os espaços do casarão da rua Alice propondo uma releitura da vida dos moradores das casas de cômodos. O público se desloca, acompanhando a coreografia da obra. As sessões acontecem aos domingos às 20:00h na Rua Alice, 75 - Laranjeiras e tem capacidade para apenas 30 espectadores. Venda antecipada no local com ingressos a R$ 20,00. Estudantes têm desconto de 50%. Reservas e informações: 2558-2657 ou claban@vento.com.br.


O Flamenco em oração - Estréia dia 3 de maio e fica até junho no Teatro Ipanema, o espetáculo "Seta de Fogo". O projeto de Ciro Barcelos, que o dirige, e de Carmen del Rio, que o coreografa e dança, traz as poesias de Santa Tereza adaptadas e musicadas como trilha sonora e coloca ainda ao palco a atriz Roseane Milani, a cantora Tiza Harbas, o percussionista Sérgio Otero e os violonistas Allan Harbas e Agustín Carbonell "El Bola" (guitarrista espanhol convidado) para através da dança e da música flamenca transmitir a essência da vida e obra de Santa Teresa de Avila. "Seta de Fogo" será apresentado de quinta a domingo, mais informações: (21) 2523 9794.


Não perca: dia 10 de maio às 19:30h no Teatro Odylo Costa Filho na UERJ o X Gala UERJ de Dança - Caminhos na contemporaneidade. Com ingressos ao preço popular de R$ 4,00, nesta edição o Gala faz uma homenagem ao dia internacional da dança e à Dalal Achcar com o Troféu Terpsícore. Sob a direção geral de Dino Carrera o programa traz 9 apresentações: os acrobáticos de solo "Fuga" e "Tecidos" da Escola Nacional de Circo, o Lundu, Maxixe e Capoeira apresentados em "Os sons dançados do Brasil" do Grupo de Dança Calouste Gulbenkian, os contemporâneos "Espera" e "Mão" da Cia de Dança Carlota Portella/Vacilou Dançou, os clássicos "A Voz da Imagem", "Suíte Masquerade" e "Sextett" pela Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro e ainda o pas des deux "Dom Quixote" com Thiago Soares (solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e Maia Dumchenko (solista do Ballet de Kirov de São Petesburgo). O teatro fica na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã e outros dados podem ser obtidos pelos telefones: (21) 2587 7481 ou 2587 7116.


Atenção para o prazo: terminam dia 15 de maio as inscrições para o Programa Virtuose de bolsas no Brasil e no exterior, período 2002-2003, patrocinado pelo Ministério da Cultura - MINC. Destinado aos profissionais que atuam em produção artística e cultural e que queiram se especializar ou reciclar nas áreas de artes cênicas e plásticas, audiovisual, ciência da informação, literatura, música e patrimônio histórico e cultural, o Virtuose oferece além do curso, passagem aérea de ida e volta, taxas escolares e ajuda mensal. Os cursos e instituições tanto nacionais quanto internacionais são de escolha do candidato e os critérios de seleção são: o currículo do profissional, o gabarito do curso e instituição escolhida e ainda o projeto de formação e/ou aperfeiçoamento apresentado. O edital do programa e o formulário de inscrição podem ser obtidos no endereço eletrônico: www.minc.gov.br

“Tiempo de Danza” é o novo livro de Valério Cesio lançado em sessão de autógrafos, dia 29 de abril, no "X Encuentro Internacional de Danza entre Fronteras" no México. Tendo como co-autor o jornalista e escritor Gabriel Trujillo, cerca de 150 fotografias do premiado Arturo Kasillas e prólogo de Carmen Bojorquez, “Tiempo de Danza” faz uma análise crítica da estética de grupos e companhias latino e norte-americanas de dança contemporânea, em interessante avaliação das propostas e performances artísticas apresentadas. O livro publicado pela Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (UABC), inicialmente será lançado no México e na Califórnia, não tendo ainda data para chegar às prateleiras brasileiras. Valerio Cesio que é curador argentino, correspondente internacional do Jornal Dança, Arte & Ação e crítico de dança de diversas publicações especializadas da América Latina e Europa, coordenou, ainda no entre Fronteras, seminário entre escritores, jornalistas e estudantes de comunicação tendo a dança como tema central.


O Sindicato dos Profissionais da dança do Estado do Rio de Janeiro - SPDRJ anuncia as datas das provas (prática e teórica) para os interessados em obter o registro profissional. As inscrições devem ser feitas na sede da instituição, à Rua Alvaro Alvim, 48/ 403 - Centro, custam R$ 50,00 e só podem ser pagas em espécie. Veja o calendário: dia 11 de maio - sábado para as modalidades Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Jazz (2 turmas), Sapateado e Dança do Ventre. No sábado seguinte, 18 de maio, é a vez da Dança de Rua, Lamba Dance, Dança Espanhola, Dança de Salão e Dança Show. Mais detalhes pelos tels. 2262 5636 ou 2262 5583