Jornal DAA
Jornal Dança, Arte & Ação
Principal
Edição Atual Edições Anteriores Participe Informativo Fale Conosco
     Rio de Janeiro -
Jornal DAA - Materias - 62

MATÉRIAS


BRASIL A DOIS – A MOBILIZAÇÃO CONTINUA

Campanha de divulgação da dança de salão tem continuidade em nova fase. Iniciado em setembro de 2003, o Brasil a Dois promoveu uma semana nacional de difusão da arte dos salões, na qual escolas de todo país deram asas à imaginação e inventaram formas criativas de mostrar ao público esse tipo de dança, como ele é praticado atualmente, livre das estereotipias e pré-conceitos que muitas vezes cerceiam seu progresso.

Esta semana deverá ser repetida bienalmente, mas durante os intervalos, outras ações serão propostas com o mesmo fim. Para junho está prevista uma campanha visual com a distribuição de material promocional e afixação de faixas em locais estratégicos.

Todo este trabalho, além de aportar, de forma unida e organizada, a divulgação institucional da dança de salão e assim aproximar a sociedade, disseminar o conhecimento e angariar respeito por esta arte tão autêntica e prazerosa, pretende ainda fomentar a união dos profissionais e o apoio à Associação Nacional de Dança de Salão - Andanças.

A direção do projeto fornece a arte dos impressos e conecta as escolas de forma nacional, cada participante é responsável apenas por seu material de divulgação, mas a tendência é que a compra seja consorciada, como está acontecendo no Rio de Janeiro, de forma a abaixar os custos e facilitar a participação de mais e mais profissionais.

Luís Florião idealizador do Brasil a Dois declara: "Se a propaganda é a alma do negócio, por que nós, profissionais da dança, não investimos em nosso produto? Por que temos tão pouca visibilidade? Rapidamente temos a resposta: nossa realidade não permite, os custos são impeditivos e só nos resta fazer pequenas e modestas investidas em mercados restritos.

É uma verdade. Mas uma verdade que não levou em conta lançar mão da criatividade e aproveitar o peso e o poder da parceria, da associação. É essa lacuna que o Brasil a Dois pretende preencher propondo ações permanentes que terão como base a união de todos na obtenção do objetivo comum – a divulgação da dança a dois. Assim teremos boas perspectivas de mercado e desenvolvimento econômico financeiro para nossos empreendimentos, escolas, etc. É importante ainda frisar que, dependendo do produto ou serviço, o volume ou quantidade são determinantes do preço, desta forma a aquisição conjunta barateará o custo para todos."

Os grupos interessados em unir-se a essa iniciativa devem procurar mais informações junto à direção do Brasil a Dois pelo endereço eletrônico (almad@dancecom.com.br), ou nos telefones (21) 2565 7330, 2284 0011.


CENA CARIOCA

Pluralidade. Flexibilidade. Criatividade. Liberdade - Movimento. Essa é a cara do Cena Rio, o novo espaço da arte antenada na cidade do Rio de Janeiro, um ponto de encontro do sentimento traduzindo-se em literatura, música, escultura, pintura, teatro, vídeo, dança e no que mais a imaginação mandar. Sob a direção de Regina Miranda, o novo espaço cultural abre-se ao público espelhando o clima da metrópole, em seus cantos a arte oferece-se de forma inusitada e o visitante pode escolher entre uma performance multimídia, uma sessão de pintura, uma vernissage, uma tarde de autógrafos, ou um papo cabeça.

A casa, recém-inaugurada deixa de ser de uso exclusivo da companhia da coreógrafa Regina Miranda e seus Atores Bailarinos e após completa reforma divide-se em espaços versáteis com sala intimista para shows, dependências equipadas para sessões de massagem ou repasse da técnica Bartenieff / Pilates. Um salão serve a diversos fins como lançamentos literários, reuniões de estudo, performances ou exposições.

Até o fim do mês de abril, a pedida é conferir o trabalho fotográfico de Bruno  Veiga e Vinicius Mello e as esculturas de Mara Martins, na exposição "Marcas do Corpo". Previsto para iniciar em maio, o projeto "Novela no Palco" estréia com a minissérie "Da Mesma Alma", escrita pelos roteiristas paulistas do Grupo Fedra contando com a direção conjunta do diretor de TV, Roberto Talma e de Regina Miranda. A peça terá participação especial de Tonico Pereira e Edilson Botelho como protagonistas, juntamente com Marina Salomon e Marina Martins, componentes da Cia. Regina Miranda e Atores Bailarinos que funcionará como elenco fixo de todo o projeto.

A coreógrafa e diretora artística do Cena Rio, Regina Miranda vê o espaço como uma extensão de seu lar e abre as portas para a cultura carioca:

 " Como artista, gosto de conviver diariamente com todas as artes. Talvez seja um hábito familiar: a casa dos meus pais sempre foi uma espécie de centro cultural informal e eu venho continuando a tradição. A confluência de artistas diversos trabalhando num mesmo espaço é algo muito estimulante para mim. De repente, tomei coragem e sai derrubando paredes e ficou esse espaço lindo que já esta funcionando como uma colméia. Mesmo antes de sua inauguração oficial o CENA RIO já vem atraindo diariamente artistas e público, que entram, se encontram e ficam conversando e fazendo planos. E os nossos alunos, porque o espaço também funciona com aulas, estão tendo a oportunidade de conviver com o fazer artístico e não somente ver o produto pronto. Acho riquíssimo para todos. Eu mesma sentia falta no Rio de um espaço como esse: charmoso, aonde se pode ir para encontrar artistas e trabalhos de arte contemporânea de qualidade, que é ao mesmo tempo, um espaço informal aonde se estuda, encontramos amigos e pessoas com o mesmo tipo de interesse e onde se é recebido pessoalmente, como em uma casa aberta."

O Cena Rio fica na rua Alice, 75 – Laranjeiras.


Informe Publicitário

ANDANÇAS – Perto da Instalação

Panorama

Embora seja desejo de grande parte dos dançarinos que a Dança de Salão se profissionalize mais, com melhores condições de trabalho, mais eventos de qualidade e ações de divulgação, acesso mais fácil ao aprimoramento profissional, maior reconhecimento etc., a classe ainda não havia reunido as condições para criar um órgão que pudesse lutar por seus interesses.

Até que a Andanças – Associação Nacional de Dança de Salão – germinou em 2001 na 1a Semana da Dança da Mimulus em Belo Horizonte. Muitos se mostraram interessados, mas a primeira ação efetiva só veio a acontecer em fevereiro de 2003, novamente na Semana da Dança, quando Baby Mesquita, diretora da Mimulus, aponta para a urgência e a grande necessidade da classe, propondo a instalação imediata de uma associação nacional. Apesar da real necessidade de organização ficou decido que antes de efetivá-la seria preciso divulgar o máximo possível – dando espaço a todos os interessados para participar de sua elaboração. Foi redigida a carta de Minas, documentando a determinação de criar-se a desejada associação no prazo de seis meses ou no máximo um ano a partir daquela data.

Desde então iniciou-se a divulgação. Além de Luís Florião, participaram outros mobilizadores como João Carlos Corrêa (DF), Rodinei Barbora (GO), Sandro Tomás (RN) e Cristiano Cepa (SP), foram obtidas perto de quinhentas assinaturas de apoio ao ideal associativo, vindas de 18 estados. Os veículos específicos mais participativos como o Jornal Dance (SP), a Revista da Dança – Infok (RJ) e a Agenda da Dança de Salão noticiaram. Foram disponibilizadas as malas eletrônicas da Agenda e do Jornal Dança, Arte & Ação e houve ainda diversos profissionais que se comprometeram em replicar a notícia, através de seus próprios cadastros. Foram distribuídos 20.000 panfletos em bailes, escolas de dança e eventos como o II Baila Floripa, duas edições da Semana da Dança Mimulus, duas edições do curso para professores do Centro de Dança Jaime Arôxa, duas edições do Salão Rio Dança, alcançando profissionais de todo Brasil.

O sítio (www.dancecom.com.br/cbds) e uma lista foram criados para difundir a informação e servir como pólo de discussão nacional. Foi redigido um novo estatuto, contendo as sugestões recebidas, que foi escolhido em plebiscito. Da mesma forma foi apontado o nome Andanças como a sigla da Associação, que ganhou um conselho consultivo formado por personalidades de importância e representatividade no trabalho pela dança de salão, são elas: Baby Mesquita, Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa, Luís Florião, Marco Antonio Perna, Milton Saldanha, Rachel Mesquita e Rita Jordão.

O Brasil a Dois - evento de abrangência nacional deu apoio à Andanças e mostrou a força do trabalho unido, com escolas participantes em 13 estados. Através desse projeto foi possível divulgar a associação em jornais específicos, num programa da TVE nacional com Carlinhos de Jesus, noutro da TV Minas, em uma emissora de TV de Goiás e outras mídias.

Em resultado, grande número de pessoas já se declaram interessadas em ser sócios fundadores e delegados em seus estados.

Os novos Rumos

A Conselheira Baby Mesquita sugeriu que o prazo para que chapas nacionais se formassem fosse alargado, idéia que o conselho consultivo acolheu por consenso. Os candidatos à diretoria provisória, apoiaram e decidiram não oficializar candidatura, entendendo que o fato de serem chapa única poderia ser prejudicial ao processo democrático. Ficou definido, então, que haverá nova fase de trabalhos antes das primeiras eleições.

Agora os mobilizadores devem incentivar a formação de chapas, agregação de associados e a realização de grupos de trabalho. O objetivo é ampliar ainda mais a divulgação e traçar estratégias de atuação.

A responsável pela organização dos grupos de trabalho é a conselheira Rita Jordão e todos podem e devem participar. Serão eleitores todos os associados. Os interessados deverão montar chapas, candidatar-se e conquistar o posto.

Momento Único

"Estamos chegando num ponto onde mesmo os que tinham medo, alienação ou outro motivo qualquer para ignorar a associação, começam a abandonar sua letargia. As pessoas param de esperar em casa pelas informações.

Os aliados deverão aparecer em maior número e mais atuantes. É claro que junto a isso, haverá também ataques. Devemos estar preparados para tentativas de desmerecer nosso trabalho, de enfraquecer a dança ou de nos indispor uns com os outros: maledicências e reações extremadas são comuns quando se vislumbram mudanças desse porte.

Peço que informem-se e mantenham-se participativos. É grande a responsabilidade com o futuro da nossa carreira: não deixemos em segundo plano o direito e o dever de fazer a nossa arte crescer e ser valorizada como profissão.

O momento é único, uma conjuntura astral improvável, mas real. A partir do que fizermos ou deixarmos de fazer agora, definiremos que destino queremos para nós."

Luís Florião – Professor de dança de salão

Mobilizador CBDS


NOVIDADES EM JOINVILLE

O Festival de Dança de Joinville anuncia novidades para a sua 22ª edição, que acontecerá de 21 a 31 de julho: o prazo para inscrições ficou maior e agora vai até 30 de abril; a avaliação dos jurados não será mais resumida a uma nota escrita e os concorrentes terão oportunidade de entender melhor a posição dos julgadores em encontros previstos com este objetivo.

A fim de incentivar a permanência dos vencedores para a noite de encerramento, estes terão direito a alojamento e vales refeições que lhes minimizem os custos. O prêmio de "melhor coreografia" passa a ser dedicado ao "coreógrafo revelação" e valerá ao escolhido uma viagem de uma semana para a América Latina, Europa ou Estados Unidos, para participar de festival em sua área de atuação.

Uma idéia que deu certo, a Mostra de Dança Contemporânea sobe ao palco do Teatro Juarez Machado de 22 a 25 de julho. Aberta somente a companhias profissionais, além de constituir-se em excelente vitrine oferece cachê no valor de R$ 2.500 e hospedagem para os grupos selecionados. De 27 a 30 de julho, o mesmo espaço também abrigará o 5º Festival Meia Ponta, com programação, formato e horários pensados exclusivamente para as crianças.

As variadas opções de cursos, oficinas, palestras, shows e diversas atrações paralelas do festival atraem a cada ano mais e mais pessoas para a acolhedora Joinville. Informações completas sobre a programação, inscrições e premiações encontram-se na página (www.festivaldedanca.com.br).



Jornal Dança, Arte & Ação
Rua Carmela Dutra, nº 82 - Tijuca - Rio de Janeiro -  RJ - CEP.: 20520-080
TeleFax: 21 2568-7823 / 2565-7330

http://www.dancecom.com.br/daa    E-mail: daa@dancecom.com.br


Agenda da Danca de Salao Brasileira