Jornal DAA
Jornal Dança, Arte & Ação
Principal
Edição Atual Edições Anteriores Participe Informativo Fale Conosco
     Rio de Janeiro -
Jornal DAA Cartas - 56

CARTAS DOS LEITORES

       Este espaço é reservado para que o leitor possa expressar sua opinião sobre os mais diversos assuntos relativos à dança.
       Envie cartas, dicas, sugestões para nossas matérias, críticas e o que mais você desejar.
       Participe!
       Rua Carmela Dutra, 82 - Tijuca - CEP 20520-080 - RJ
       O DAA se reserva o direito de, atendendo à exigências de espaço e/ou melhor compreensão, editar as cartas recebidas, mantendo contudo, o sentido original.


Em 1979 a convite de um amigo, fiz um teste em uma escola de ballet na rua Oitis na Gávea - RJ. Foi quando comecei os primeiros passos - depois de conseguir bolsa na escola de Ballet Dalal Achcar. Tivemos aulas de orientação básica com Desmond Doyle. Lá estavam a ativíssima Maria Luíza Noronha, via Ana Botafogo fazendo aula e outros que nem conhecia (...) Em 1980, foi criada uma Associação Profissional dos Profissionais da Dança. Na época, o prof. de clássico, Luis Carlos Nogueira, nos levou para fazer o teste para ingressarmos na Associação (APPD) que era dirigida pelo prof. Nino Giovanetti. Muitos bailarinos fizeram o teste, eu consegui meu no. da carteira 494, meu primeiro registro na Dança.

Fiquei na escola por 4 anos e tive grandes professores como Dennis Gray de clássico, aulas de jazz com Renato Vieira e outros tantos importantes, mas quem ficou mais tempo foi a saudosa Miss Brenda Doyle que nos passou não só sua técnica de 1ª bailarina do Royal Ballet de Londres, mas sua emoção pela arte. Boas pianistas nos acompanhavam e também se emocionavam com recordações pessoais e de ver tantos meninos compenetrados, suando e enfrentando preconceitos - alguns até escondiam dos pais que faziam aulas.

(...) Fiquei fora do Rio de Janeiro por algum tempo e hoje estou de volta, dou aulas e danço, nunca me separei e amo o que faço: a dança.

Essa reticenciada história é para tentar saber o que aconteceu com a APPD. Nunca mais ouvir falar sobre. Gostaria de informações. Se ainda existe e como me atualizar.

Ricardo Coelho - RJ

 

Caro Ricardo Coelho, é muito bom saber que há pessoas como você, encantadas pela dança. A Sra. Rosana do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro - SPDRJ nos esclareceu que a citada associação foi que deu origem ao SPDRJ (que antes fazia parte do SATED). O Sr. Nino Giovanetti a quem você se refere em sua carta, faz parte do Sindicato até hoje. Assim se você quiser contatá-lo ou ter mais informações do Sindicato o endereço é Av. Presidente Vargas, 583 - B salas 2206/2207 - Centro - RJ - CEP 20071-003, telefones (21) 2224-5913 ou 2531-7541 ou ainda via endereço eletrônico: spdrj@ig.com.br


Olá, tudo bem? Gostaria de saber o que realmente está acontecendo com vocês? Sem ânimo para fazer matérias sobre dança de salão tipo bolero, swing, samba, tango, salsa, forró, etc? Esquecendo o principal: a agenda de bailes de cada ritmo... Estou cada vez mais desanimado para ler este jornal que é voltado para dança... Um grande abraço,

Gustavo Obermüller

Olá Gustavo, somos um jornal que procura dar espaço a todas as modalidades de dança sem exclusividades. Para falar de dança de salão temos duas colunas regulares, assinadas por Flávio Miguel e Luís Florião, além disso escrevemos matérias e notas sobre o assunto, mas nem sempre o espaço é suficiente para divulgar todos acontecimentos do vibrante mundo da dança. Se você busca exclusivamente notícias do salão, poderá considerar que alguns dos textos não são empolgantes, mas se por outro lado, você tiver a curiosidade de conhecer melhor uma comunidade que como você é interessada em dança, englobando também outros estilos, poderá se surpreender com o que há de comum entre todas as danças e mais ainda com o quanto cada estilo pode ser enriquecido com o conhecimento do outro. Quanto a agenda de eventos, a grande quantidade de bailes que existem pelo país, frente ao pequeno espaço de que dispomos, além do fato de sermos bimestrais fez-nos optar por privilegiar outros tipos de matérias. De qualquer maneira, saiba que temos um carinho especial e renovado entusiasmo pela dança de salão e que procuraremos sempre divulgar as novidades dessa modalidade .


Prezados editores, estou escrevendo uma tese de doutorado cujo tema é envelhecimento feminino e o campo que escolhi para fazer a pesquisa foi o baile de dança de salão. Na fase atual do meu trabalho, preciso redigir um capítulo que faça uma descrição dos passos do bolero, do soltinho, do forró e do samba. Mesmo sabendo que não podemos ter uma visão única sobre o que são essas danças, é necessário apresentar ao leitor da tese uma pequena visão sobre o que são essas danças de par enlaçado.

Não consegui até agora encontrar uma bibliografia ou um pesquisador da dança que pudesse me auxiliar nessa empreitada. Como no último número do jornal Dança, Arte & Ação, encontrei uma pequena descrição do forró, gostaria de saber se vocês têm mais informações que possam me ajudar.

Andrea Moraes


Prezada Andrea, não conhecemos bibliografia que dê descrição dos passos que usamos nas várias modalidades (ritmos) de dança de salão no Brasil. Nosso colunista Luís Florião se colocou a disposição para lhe dar mais informações sobre as danças. Se isso fôr de seu interesse, você pode contatá-lo através do endereço eletrônico ou telefones da redação.

O surgimento de "novos" festivais de dança no país e digo "novos" no mais estimulante e renovador sentimento que a palavra pode conter, merece a atenção da classe. Falo de dois novíssimos festivais que acreditam na identidade diferenciada e apostam no seu papel e responsabilidade como fomentadores do mercado da dança nacional. São eles o Festdança Curitiba, realizado em novembro e o Festival Internacional da Nova Dança (antigo Zona Z ) que acontecerá em Brasília, em fevereiro de 2003.

O II Festdança de Curitiba teve como convidados: Ogawa Butoh Center (João Roberto de Souza - SP), a Cia Jovem de Ballet (Mariza Estrella - RJ), A.S.Q. Cia de dança (Luciana Lara - DF), Cia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (Vasco Wellenkamp - Lisboa) e a Cia de dança Heartbeat (Octávio Nassur - RS). O festival, com direção geral de Cloris de Souza Ferreira e coordenação artística de Paulo Letier, além de homenagear Dalal Achcar, promoveu a mostra coreográfica Carlos Trincheiras e o Concurso Shabelewski que selecionou bailarinos profissionais para bolsas e/ou estágios nas cias nacionais e estrangeiras convidadas. Na página www.araucariaproducoes.com.br todos os detalhes e resenha do evento.

O Festival Internacional de Nova Dança é um projeto de comunicação, intercâmbio, formação de opinião e de aperfeiçoamento para dançarinos, coreógrafos, diretores e profissionais de dança. De 03 a 09 de fevereiro de 2003 o projeto terá workshop, espetáculos, ensaio aberto, performance, encontro de criadores e coreógrafos, mostra de vídeo e debates. A direção geral é do bailarino e coreógrafo Giovane Aguiar e os convidados deste ano são Bill Young and Dancers, Companhia Wlap e Balangandança. Para mais informações: www.usinaclub.com.br

Iniciativas como estas só aumentam e qualificam o mercado de dança, criando oportunidades para o desenvolvimento de nossa arte, além de abrir perspectivas de trabalho para os profissionais brasileiros.

Aproveito para parabenizar e desejar vida longa ao jornal de vocês (nosso jornal)! Obrigada pela atenção, um abraço grande,

Luciana Lara - coreógrafa e diretora da A.S.Q. Cia de dança de Brasília - DF

 

Em sua sugestão de pauta, a coreógrafa Luciana Lara nos fala com bastante detalhes sobre dois festivais, informação que compartilhamos com nossos leitores, numa espécie de Linha Direta. Agradecemos à missivista por sua colaboração e somamos estes dois eventos ao arquivo do Jornal.


Jornal Dança, Arte & Ação
Rua Carmela Dutra, nº 82 - Tijuca - Rio de Janeiro -  RJ - CEP.: 20520-080
TeleFax: 21 2568-7823 / 2565-7330

http://www.dancecom.com.br/daa    E-mail: daa@dancecom.com.br


Agenda da Danca de Salao Brasileira