Histórico 1996-2000

boaslog.jpg (8961 bytes)
Número zero   set/1996
Boas108.gif (7903 bytes)
Números
  1998/1999


Profissionais envolvidos
1ª -3ª versão
Alba Lopes
fotógrafa (1ª e 2ª)
Ali Celestino
designer (6ª)
Ana Léa Rego
jornalista (1ª)
Carmem Lucia Jockem
revisora
Denise Queiroz
jornalista(1ª)
Andrea P.
web master(1ª)
Maria Lucia Martins
jornalista (1ª - 4ª)
Sonia Aguiar (3ª)
jornalista

 

  A experiência do Projeto Boas
Revista Boas, o primeiro site de noticias positivas
da Internet brasileira

Tudo começou com a indignação de constatar que as notícias positivas ou estavam ausentes da mídia, ou diminutas, por vezes escondidas em um pé de matéria.  Seria apenas no Brasil? Ou era geral a tendência de explorar o fato de que os humanos, como os animais, reagem mais forte e rápido aos " perigos" do que aos relatos que podem fazê-los agir positivamente ? Vasculhamos, por três meses, jornais e sites do mundo.  Era geral, mas bem mais forte aqui, entre nós.
Tivemos a sorte de ter o apoio do provedor, Visualnet, e da empresa Lux Jornal.
E a pesquisa prosseguiu. A revista Boas passou a ser bem light, cheia de cores e gracinhas. O que queríamos era fazer com que o conteúdo chegasse de maneira contrastante com o modelo Internet da época e da mídia. Desamarramos os textos, as imagens, reduzimos as tabelas e frames. Abrindo o espaço, para as mentes mais abertas.
Durante o tempo em que estivemos on line recebemos muitos e-mails. Passamos então a questionar o que era uma notícia positiva, conceito que vai muito além do
" jogo do contente" (lembram da Poliana?) . O que querem os leitores: boas notícias, ou informações que possam incluí-los na sua comunidade como atores?
O site passou por três reformulações, a última virou demo para conteúdo.   Desenvolvemos uma cara super carioca. Mas, profissionais autonômos, enfrentamos todas as crises, da economia e da Internet. Veio a " meia trava" . 
Hora de inação,  em que a tenção permanece e a paciência aguarda pelo tempo, lugar e pessoas.  E o   momento chegou, agora, em 2001.
Estamos compartilhando nosso trabalho, para criar um outro produto, junto com todas aquelas pessoas  que sentem a mesma  indignacão e alimentam a vontade de contribuir  para uma mudança de paradigma. Nossa intencão é, também,  estar perto dos profissionais da mídia, que recebem a maior carga de notícias negativas, acentuadas pela hipercomunicacao.

Maria Lucia Martins
Coordenadora  do projeto Boas - Revista Boas
malumare@aol.com
Projeto Boas
www.dancadesalao/boas



 
    

 

 

 

mande.jpg (3450 bytes)

anuncie1.gif (2061 bytes)