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Critica "Bandoneon e Bolero" - by Marco Antonio Perna

Bandoneon e Bolero

 

Marco Antonio Perna

Abaixo segue minha crítica sobre o espetáculo "Bandoneon e Bolero" de João Carlos Ramos, em 27 de fevereiro de 2000.
Por ser uma mensagem de email não tem acentuação e foi escrita rapidamente para a postagem em nossa lista de discussão, sem revisão.


27/02/2000 -0300, you wrote:

 Oi, Pessoal!

 Acabei de assitir o espetaculo Bandoneon e Bolero do Joao Carlos Ramos.
 Darei a seguir minha critica construtiva, pois se nao gostasse do Joao e 
 de muitos dos dancarinos do show e nao quisesse que eles melhorassem sempre, 
 simplesmente me calaria ou diria que foi maravilhoso e ponto. Alias, tem 
 muita gente que nao gosta mas elogia e da'  tapinhas nas costas e por tras 
 so'  malha...

 Bem, em primeiro lugar achei o espetaculo muito bom, porem nao empolgou, nem 
 a parte de danca contemporanea como leigo, nem a parte de tango e bolero, como 
 atuante do meio. Ai'  vao me dizer que eu adorei o Mistura e Manda que o Joao 
 fez 4 anos atras porque eu gosto de samba apenas e nao empolguei com o atual 
 porque nao sou tao apaixonado por tango e bolero. Bem, acho que nao e' verdade, 
 ja'  vi espetaculos de tango e de bolero de cair o queixo. Acho mais facil o 
 Joao nao ter encontrado o ponto da "massa"  nos espetaculos que nao tem o samba 
 como tema. Nao deve ser facil encontrar.

 Os dancarinos e bailarinos estavam maravilhosos, o Paulo Mazzoni e parceira em 
 especial, visto que sao realmente muito bons bailarinos de contemporanea. E na 
 parte de dancarinos de salao, posso dizer que parecia que iam entrar todos os 
 dancarinos que conheco, tamanha a quantidade de gente que se apresentou. Alias, 
 essa talvez seja uma faceta interessante do trabalho atual do Joao. Assim como 
 alguns coreografos famosos de contemporanea, o Joao esta'  aceitando em sua Cia. 
 dancarinos das mais diversas formacoes, tanto de ballet e contemporanea, tanto 
 do meio da DS, com dancarinos formados pelo Jimmy, Jaime, Russo etc. Isso 
 provavelmente permitira'  viagens coreograficas futuras, aproveitando o potencial 
 de cada um. Um exemplo que dou e'  do Isnard Manso dancando samba no Mistura e 
 Manda do Joao, ao lado de uma maioria de dancarinos com formacao em samba na 
 linha do Joao. Destoava gritantemente, nao que ele dancasse mal, muito pelo 
 contrario, mas era uma forma muito diferente de dancar, pois a formacao dele e'  
 jaime. Seria a mesma coisa que pegar um dancarino do Joao e colocar dancando 
 samba na cia do jaime, ia ser gritante a diferenca tambem.
 No futuro o Joao pode aproveitar essas diferencas e tirar partido.

 Agora, haviam me dito que o Isnard estava entrosado na Cia. do Joao. O que posso 
 dizer e'  que num espetaculo de tango e bolero ele teria mais facilidade que os 
 outros da cia do joao. Mas no caso, devido a variedade de dancarinos houve uma 
 diluicao das formacoes de cada um e ficou um bom resultado. O Joao pode aproveitar 
 em proximos espetaculos a formacao de cada um para melhorar sempre seu show. Nao 
 tenho visto ele dancando samba junto com os dancarinos do Joao para saber se mudou 
 algo.

 Uma visao pessoal que tenho do trabalho do Joao e'  que ele nao se importa muito com 
 musicalidade, como dancar na melodia, como os dancarinos do jaime. Mas isso e' opiniao 
 pessoal minha, na danca contemporanea pode-se ter liberdade artistica para fazer o que 
 quiser. Eu so'  acho melhor com musicalidade...

 ............................................

 O Teatro Cacilda Becker e'  sofrivel, um calor medonho e um som pessimo, mas isso nao 
 desculpa e qualidade tecnica dos tangos tocados no espetaculo todo. Todos tinham chiados 
 e clics, e isso eu mesmo poderia ter melhorado um pouco no computador, e tem laboratorios 
 baratos que melhorariam muito o som. E nao adianta dizer que o som do vinil ou LP e'  
 melhor, porque aqueles discos usados no show passados para CD ou MD ou K7 eram de uma 
 epoca que nao se usava vinil e o charme do vinil nao esta nos chiados e clics. Na pratica 
 o que ocorre com o vinil e'  que nos nos acostumamos a escutar de uma forma e temos 
 dificuldade de escutar de outra. Exemplo e'  que muita gente nao gosta de gravacoes ao 
 vivo porque e'  diferente da gravacao do disco. No caso do vinil ocorre que muitos de nos
  nos acostumamos com muita coisa feita com eles e gostamos mais porque estamos acostumados.
 Conclusao, achei falha grave os chiados e clics, ainda mais que eles tiveram assessoria de 
 DJs de DS, que pelo visto nao entendem nada do assunto.

 A coreografia de tango, mostrando encontros e desencontros, alem de homosexualismo dancante, 
 foi uma boa ideia, poderia ter sido melhor trabalhada. A coreografia foi muito agitada, 
 mostrando forca e competencia dos bailarinos, mas perdeu em graca, elegancia, sensualidade, 
 musicalidade etc. Talvez por isso nao tenha empolgado.  E nao foi por causa da linguagem 
 que nao foi nem tango de salao, nem tango show, e sim um tango bailado na forma contemporanea, 
 pois assisti na peca de teatro Melodrama, uns anos atras, uma coreografia de tango feita pelos 
 atores (que nao dancam nada, nem tango salao, nem show) que foi maravilhosa e empolgou muito.

 Alguns dancarinos de salao, que sei que sao maravilhosos no salao com qualquer dama e que me 
 afirmam  que sao bons professores, devem fazer um trabalho serio de postura, pois os ombros 
 curvados estavam gritantes em uns (um) poucos.

 A coreografia de Bolero ao som do  Bolero de Ravel nao convenceu. O Joao sempre dizia que bolero 
 e' junto e sensual e que o que alguns professores ensinavam nao era bolero, mas sim "balada" e 
 que colocavam muitos passos de tango. Bom, o que eu vi foi justamente  o contrario do que ele 
 sempre falou e nao gostei do resultado.

 Resumindo, foi um bom espetaculo, que nao empolgou, mas com bailarinos maravilhosos, alem de 
 bons dancarinos de salao. Pode-se dizer tambem que parecia que nao ia acabar nunca em certos 
 momentos. Mas o trabalho do Joao e' denso, consistente e serio, acho que so'  falta acertar a 
 mao como ele fez em Mistura e Manda e nos anteriores, fora o do ano retrasado que saiu da forma 
 tambem.
 Basta comparar com a plateia aplaudindo em pe'  no Mistura e Manda, pedindo bis e a plateia aplaudindo
 sentada sem pedir bis no "bandoneon".

 Que o Joao continue sempre crescendo com seu trabalho, pois muitas vezes passamos por fases 
 transitorias que sao apenas um estagio para o paraiso....

 [ ]s
 Perna



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