dancadesalao.com
   Início  |  Loja  |  Fotos  |  Artigos  |  Contato 







Clique na imagem para ver a página deste site no facebook


Siga-nos













A Dona da Saia

A Dona da Saia

A Dona da Saia dos tempos atuais mudou de figura. Hoje ela vai aos bailes vestida de calça comprida, macacão e jeans. Os tempos modernos exigem da mulher atitude, e a Dança de Salão atual também pede atitude da mulher. Foi-se o tempo que a mulher não precisava fazer aulas de dança, já que o homem a conduzia bravamente, ou quase a carregava nos braços.

Hoje existem técnicas específicas para a mulher dançar bem, riqueza de movimentos, pernas ágeis e fortes. Braços que falam com delicadeza. Quadris que se colocam adequadamente de acordo com o ritmo. No samba, a ginga; no tango, a precisão; na salsa o balanço; no bolero, a graciosidade. A dama que ficava submetida totalmente à condução machista do cavalheiro, hoje tem voz e impõe respeito. A linguagem da condução do cavalheiro se codifica mais em "intenção" para a dama. Isto quer dizer, que a condução se tornou um pouco mais sutil, e em alguns ritmos como o tango e a salsa, esta intenção é muito evidente. E desta forma, a mulher realmente tem que ter muita atitude para responder ao cavalheiro que certamente é o condutor da Dança a dois.

A mulher hoje dança mais, faz floreios e enfeita seus movimentos com graça e sutileza e mesmo quando não está de saia , é a dona da saia. Mulher, dona da saia, que dança com harmonia, extraindo de cada movimento o prazer de dançar, se permitindo sentir a música e transmitindo a alegria de dançar.

Simone Vieira

 



Agenda da Dança de Salão Brasileira - dancadesalao.com.br
Copyright © 1997 Marco Antonio Perna