dancadesalao.com
   Início  |  Loja  |  Cadastro da Agenda  |  Artigos  |  Contato 
Índice

Agenda da dança de Salão Brasileira


  Pesquisa

Busca nas páginas da Agenda usando o Google :

Google

A pesquisa abaixo é realizada na base antiga de dados da Agenda. Para a base nova utilize a pesquisa pelo google, acima.

 

  Parceiros


O PERFIL DO ALUNO E A MELHOR FORMA DE APRENDER - Stella Aguiar

DANÇA DE SALÃO

O PERFIL DO ALUNO E A MELHOR FORMA DE APRENDER

Por Stella Aguiar

Os objetivos, tempo disponível e necessidades das pessoas em relação à dança de salão são bastante variadas. Não raramente ouvimos frases como "Vou casar na semana que vem e preciso aprender a dançar valsa" ou "Moro em uma cidade de interior que não tem nenhuma academia de dança e quero muito aprender a dançar. O que faço?" A idéia desta matéria é levantar prós e contras das várias formas de aprender Dança de Salão e relacioná-las aos variados perfis de alunos.

AULA PARTICULAR - Podemos dividi-las em 03 tipos.

  • Para aprender depressa:

É algo com que se deve tomar cuidado. Na dança precisamos de tempo para absorção de técnicas básicas de comando, para desenvolvimento do conceito de parceria e para o próprio treino, portanto deve-se estimar um mínimo 3 horas/aula por ritmo para conseguir um bom aprendizado. Neste caso, o treino fora do horário da aula é fundamental, pois a aula deve se restringir ao ensino de novos passos e conceitos. Este perfil de ensino é adequado para Valsas de Debutantes e Casamentos, urgências do tipo "vou viajar e queria ter idéia (nota do autor: uma pequena idéia) da dança local"

  • Aulas para "tomar coragem" e aulas de reforço

É comum algumas pessoas terem muita resistência a iniciar um curso regular por se acharem duras e desajeitadas. Uma ou duas aulas particulares será suficiente para que ela perceba que dançar não é nenhum "bicho de sete cabeças" e, que dentro do limite de cada um, não tem quem não possa aprender a dançar.

Viagens, trabalho, filhos... tudo é motivo para faltar nas aulas de dança. Estas faltas costumam deixar o aluno inseguro por achar que não irá conseguir acompanhar o grupo. Nada de desistir do curso! Algumas aulas particulares de reforço liquidarão o problema e evitarão que o aluno possa atrapalhar o andamento do grupo.

  • Para especialização

Para aprender mais e com melhor qualidade técnica, ter cuidadosamente limpos os detalhes de postura, condução, fluência na dança, aprender passos aéreos e outros de maior grau de dificuldade, nada melhor do que uma sequência de aulas particulares. O investimento é maior, mas o resultado também. Como a quantidade de material aprendido nestas aulas é muito grande, sugiro sempre anotar no fim da aula tudo o que foi aprendido e quais são os detalhes a melhorar. E muito treino nas pistas de dança! Professores em formação podem procurar aulas para, além de aprender novos passos, desenvolverem outras didáticas de ensino.

CURSOS RÁPIDOS - WORKSHOPS E MÓDULOS

Ritmos da moda como o Forró Universitário e Samba Rock não costumam fazer parte dos cursos regulares de Dança de Salão. Para ensiná-los, as academias costumam planejar cursos rápidos, que dão uma boa noção básica da dança. Como a quantidade de material a ser aprendida é grande e o tempo é curto, normalmente a qualidade obtida nos passos não é perfeita, mas o treino fora sala de aula resolverá o problema. Aqui também é recomendável fazer anotações sobre o aprendido para que o material não se perca em poucos meses. Uma boa dica é, após o curso e algumas horas de treino em casa, marcar 01 ou 02 aulas particulares para limpar possíveis erros e aprender um pouquinho mais. Depois é só praticar.

Cursos regulares

Se você não tem pressa, nada melhor do que um curso regular, normalmente dividido em semestres. Dedicando em torno de 2 anos ao aprendizado da dança já se pode ter uma ampla visão do que ela pode oferecer. Nestes cursos tem-se o acompanhamento e correção do professor, a oportunidade de dançar com parceiros diferentes, treino suficiente para desenvolver uma boa qualidade dos passos, um ambiente divertido e a oportunidade de fazer amigos - característica básica da Dança de Salão.

 

Cursos Específicos

Se o aluno já tem uma visão geral da dança e opta por um ritmo favorito ou, se apesar de não saber dançar outros ritmos, ele quer aprender apenas um, estes cursos são bastante eficientes e facilmente encontrados nas academias. Com ele pode-se ir bem a fundo no conceito da dança e aprender passos mais sofisticados, em um grupo de pessoas com interesses semelhantes. Mesmo assim, por não ser um curso intensivo, pede uma dedicação mínima de 01 ano.

VÍDEOS DE AULAS

Se você nunca fez aula de dança, não conhece conceitos básicos de postura e condução, não substitua o professor pelo vídeo. Estes são interessantes para matar a curiosidade e dar o gostinho de aprender a dançar, mas a falta da correção do professor pode ser muito prejudicial, gerando vícios difíceis de serem tirados posteriormente. Por outro lado, o vídeo é muito bom para ajudar o aluno a lembrar dos passos aprendidos na aula e algum detalhe didático que possa ficar esquecido. Tenho alunos que fazem seus próprios vídeos, gravando os passos aprendidos quando chegam em casa.

Para alunos mais avançados, que querem aprender passos diferentes, existe muito material didático em vídeo, mas é importante lembrar que existem pessoas (as menos visuais), que tem bastante dificuldade de aprender pelo vídeo. O processo de aprendizado é lento e é fundamental voltar a fita uma dezena de vezes, para que possam ser apreendidos os menores detalhes. Nas academias de dança e pela internet você terá acesso a vários tipos de vídeo de aulas e shows de Dança de Salão.

Sair para Dançar

É uma grande escola, uma imensa fonte de ensinamentos, que deve ser praticada muito e por todos. Estar na pista de dança, treinar a condução com vários parceiros, saber se mover no salão é uma grande experiência. Muitas pessoas aprendem a dançar somente nas pistas, sem nunca ter entrado em uma academia. Ë um processo mais lento mas plenamente possível. Para isto é muito importante dançar com várias pessoas para não "se acostumar" com o parceiro, sem esquecer de respeitar as regras básicas de educação na pista de dança - ver matéria "Etiqueta no Salão" - e saber que sempre existirão pessoas que dançarão melhor ou pior e que merecem todo o respeito e incentivo. Lembre: Não vale dar tábua!!

Se você quer aprender ou desenvolver sua dança, identifique-se com os perfis acima, escolha seu tipo de aula e "mãos a obra" ou melhor "pés a obra".

 



Agenda da Dança de Salão Brasileira
Copyright © 1997 Marco Antonio Perna



Os melhores Vídeos Didáticos você compra aqui.

 Cadastre seu email

Digite seu email para se inscrever
e tecle [enter].
Você será cadastrado na lista de divulgação da Agenda que fica no yahoo.com.br e que você poderá se descadastrar quando quiser.
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandaremos somente avisos e notícias esporádicas.

Se voce quiser cadastro profissional e constar em nossa página clique aqui e cadastre-se.

Ofertas de emprego para dançarinos e professores e seleção de bolsistas Clique aqui para ver e inserir gratuitamente.


Siga nosso TWITTER.



Clique no livro para ver a página dele no facebook


Clique no livro para ver a página dele no facebook



Clique na imagem para ver a página deste site no facebook


Siga-nos


Saude e Beleza Express
















free counters
Contagem desde 02/04/2010.